Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Peço desculpa não era painéis solares que queria dizer mas sim fotovoltaicos
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro7Vou-lhe ser muito honesto, pretendo ter na minha moradia, forno elétrico, placa elétrica, micro ondas, máquina lavar e secar, frigorífico e arca congeladora e tbem furo artesiano, vou fazer pré instalação de ac para mais tarde colocar, recuperador a lenha , painéis solares com termo acumuador de 300 litros, pelo que o meu eletricista diz 6.9 não chegam. Para já são capazes de xegar enquanto não tiver ac mas mesmo assim torceu um pouco o nariz

    Aposto q chega, 6,9 era o que tinha, o eletricista disse q podia baixar para a potência abaixo, 5,7 ou lá o que é... Acabei por o fazer pois na EDP tb me tinham dito o mesmo... Em obra tb tive os 10,35 trifásico
  3.  # 3

    Aparece sistematicamente por aqui. Os painéis solares térmicos são dispendiosos, e tem também um custo anual muito elevado de manutenção. Além de que não pode aproveitar para outra coisa que não aquecer água (por exemplo, no verão quase é só desperdício).

    Uns fotovoltaicos são mais fáceis de extrair retorno do investimento, pois usa para "tudo" o que seja elétrico (durante o dia, claro), incluindo aquecer água quente, com bomba de calor ou termoacumulador (este último, só em última opção,pois funciona através de resistências elétricas bastante ineficientes, quando comparado com uma bomba de calor).
    Concordam com este comentário: Troino
  4.  # 4

    E qual o investimento de fotovoltaicos
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro7E qual o investimento de fotovoltaicos


    Depende do seu perfil de consumo, claro. Mas, dificilmente, precisa de mais de 2kw. E, mesmo assim, ainda desperdiça bastante no pico do Verão.

    Se fizer uma instalação comedida, tem real retorno do investimento mais rápido, se for para perto dos 2kw, provavelmente tem uma produção mais "apreciável" no inverno.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Eu colocar sempre vou colocar agora sei se consigo para já primeiro quero a casa pronta, depois depende do orçamento disponivel. Eu já aqui tinha dito que 6.9 de eletricidade e painéis fotovoltaicos me xegariam e ainda sobra.
 
0.0222 seg. NEW