Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 27 abril 2010 editado

# 41

Gostaria de saber se este produto será apropriado para dar acabamento em ardósia aplicada numa parede exterior (Ardósia multicolor 40x60).
    A ideia é dar um acabamento do tipo efeito molhado.
    Cumprimentos
      Pronto-verso.JPG
    • Mac
    • 29 abril 2010

# 42

Outra dúvida que tenho sobre a ardósia:
    sabendo que o coeficiente de dilatação linear térmica é de 8,6 x 10-6 per ºC
    Pretendo mandar executar uma fachada ventilada com peças de 60 x 40 cm, junta aberta
    Pedia ajuda para calcular a junta mínima que permita as dilatações normais. Quero que deixem a junta necessária, não mais que isso.
    A fachada nao tem protecção solar e está virada a sul.
    Obrigado
  1.  # 43

Boas

A variação de comprimento por variação das condições atmosféricas é insignificante. Para uma variação de temperatura de 30º C a variação de comprimento na dimensão maior (60 cm) é de 0,00155 mm.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac
    • Mac
    • 29 abril 2010

# 44

Obrigado
    Tinha a ideia errada de que dilatavam imenso.
    Cumps
    • Mac
    • 21 maio 2010

# 45

Já tenho um cheirinho a ardósia na chaminé
      DSCN0548.jpg
  2.  # 46

Metade dos telhados das casas que conheço em França têm cobertura em xisto preto Português. O nosso bom e pequeno país tem servido de "magasin" para aqueles filhos da mãe. E aínda mandam bocas do tipo "aqueles só comem bacalhau!".
    Desculpem lá... foi só um desabafo!
  3.  # 47

Colocado por: Margarida MiguelA Casa em Penafiel é esta
      Arkinetia_Francisco_Portugal_e_Gomes_Pavilh_o_de_refugio_em_Santiago_Penafiel_qqqBREID0000000527-IMG001_r436[1].jpg

O projecto está realmente fantastico!
    Parabens
  4.  # 48

Colocado por: zantomio

O projecto está realmente fantastico!
    Parabens

deixo um obrigado pelo Francisco
  5.  # 49

fica mais em conta que o xisto? é melhor usar cimento cola tipo welber ou uma forma mecanica para suportar a pedra ardósia?
    • Mac
    • 6 abril 2012

# 50

Colocado por: pjaulfica mais em conta que o xisto? é melhor usar cimento cola tipo welber ou uma forma mecanica para suportar a pedra ardósia?

Se for no exterior e as circunstâncias o permitirem fica melhor a fixação mecânica.
  6.  # 51

Colocado por: Mac
    Se for no exterior e as circunstâncias o permitirem fica melhor a fixação mecânica.

Mas fica mais em conta que o cimento colo? têm ideia?
    • pjf
    • 8 abril 2012

# 52

boas
    depois de muito procurar nao consigo encontrar este tipo de material ,se alguem me der uma dica onde posso comprar agradecia.

obrigado
    • pjf
    • 8 abril 2012

# 53

foto
      IMG_1409-001.JPG
  7.  # 54

Bom dia,

Estive a ver ardósia para pavimento exterior e alertaram-me para os seguintes problemas:
    1. A dilatação da pedra;
    2. A facilidade da pedra ficar riscada;
    3. A colagem da pedra.

Em relação ao ponto 1, está esclarecido no Post 61 e 62 deste tópico.
    No ponto 2, nunca me apercebi deste inconveniente. Passando por exemplo uma chave levemente na pedra, esta fica riscada. Dependendo da força, obviamente a profundidade do risco é maior e mais difícil é de eliminar. E claro, este problema só é mais significativo em pavimento, visto estar sujeito ao tráfego pedonal (eventuais areias/sujidades no calçado). Isto acontece com quem tem pavimentos em ardósia? Ou existe algum produto que disfarce e atenue um eventual riscado na pedra?
    Em relação ao ponto 3, a pedra nacional parece que nem toda vem calibrada (rectificada na face inferior) o que facilitaria a nivelação do ladrilho. Pelo contrário, parece que a ardósia brasileira tem a possibilidade de vir rectificada na face inferior e com rasgos que facilita a colagem (faz mais presa na colagem). As pedras que colocaram estavam calibradas?

Gostaria de saber se as pessoas que tem o pavimento em ardósia, sentiram ou estão a sentir estas dificuldades e como as resolveram.

Obrigado desde já,
    Electrão
  8.  # 55

Colocado por: TROLHA...
    tudo risca!

Isso quer dizer que acha que a ardósia não é, nem mais nem menos, propícia a riscar que as restantes pedras?
    Poderei presumir que a sua experiência diz que, os Donos de Obra estão satisfeitos com o pavimento em ardósia e que não "sofrem" deste sintoma? Ou simplesmente os Donos de Obra andam de chinelos ou de meias em cima do pavimento, acautelando-se?

Obrigado,
    Electrão
  9.  # 56

nada disso!...use cola boa e ardósia pode estar tão lisa como o vidro!!

e não precisam de estar calibradas...pelo menos para mim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Uma boa cola é uma das mencionadas no tópico abaixo, ou tem preferência por outra? colagem dupla ou normal?

https://forumdacasa.com/discussion/16249/3/urgente-colar-ardosia/

http://pt.technokolla.biz/prodotto.php?id=CA20
    http://products.kerakoll.com/catalogo_dett.asp?idp=5389
    http://www.weber.com.pt/colagem-e-betumacao-de-ceramica/o-guia-weber/produtos/exteriores/webercol-flex-xl.html

Obrigado
  10.  # 57

11.  # 58

Pessoal, em relação à cola TENHAM MUITO, MAS MESMO MUITOOOO CUIDADO.
    Lamento ser estraga prazeres mas tenho ardósia na minha casa, construída hà 7 anos e hoje ando às voltas para limpar as manchas da baba que verte das juntas e me deixa a parede e de aspecto horrível....
    Alguém terá sugestões?
    Cumprimentos
    FMP
  12.  # 59

a marca que escolher pede-lhes informação e apoio técnico.
    Concordam com este comentário:electrao

então não tem preferência?

Outra questão: por exemplo numa varanda, o focinho (o contorno exterior), faz com ardósia da mesma espessura do ladrilho ou faz com espessura superior? E neste caso, rectificada ou natural?

Cumps
  13.  # 60

Colocado por: fpintoPessoal, em relação à cola TENHAM MUITO, MAS MESMO MUITOOOO CUIDADO.
    Lamento ser estraga prazeres mas tenho ardósia na minha casa, construída hà 7 anos e hoje ando às voltas para limpar as manchas da baba que verte das juntas e me deixa a parede e de aspecto horrível....
    Alguém terá sugestões?
    Cumprimentos
    FMP

Colocado por: fpintoPessoal, em relação à cola TENHAM MUITO, MAS MESMO MUITOOOO CUIDADO.
    Alguém terá sugestões?
    Cumprimentos
    FMP

A pedra está aplicada sobre o quê?
    Qual o sistema de impermeabilizacao?

0.0343 seg. NEW