Colocado por: marco1DRSim, mas é preciso saber a distância precisamente para saber quanto subir a cada ferrinho
como assim? distancia ao longo da curva os ferros a uma medida constante e dá-lhe a cota certa ao fixar o fio
até pode calcular isso em computador, ou seja desenha a curva, divide os pontos da curva (os ferrinhos) estabelece a cota de arranque e a do fim e depois pode ter por exemplo diferença de altura entre cada ferro de 10 , 20 cm o que for consoante o numero de ferros em relação á diferença de cotas do inicio e do fim. É claro que pode ajustar a altura do fio em cada ferro a olho
imagine que irá ter um fio ajustado á inclinação que irá ter o topo do muro.
Colocado por: SrRFaz uma parabola, mas nao percebo tanto stress como lhe disse antes, um artista fazlhe issoA curva do muro é facil, e nao da para ser constante, essa tem de ser galgada pelo caminho
Colocado por: ghost12Todas essas formas que lhe estão a sugerir funcionam e ficará bem, mas não ao milímetro! :)Pois eu tambem gosto pouco de trabalhar a olhometro principalmente num redondo onde nao se consegue ver o muro todo de nenhum ponto para distorcer a olho.
Como tenho pouco ou nada de artista, essas coisas dos olhómetros não são para mim.
O que vai ter no topo do muro? Algum capeamento?
Colocado por: DR1982chapim
Colocado por: ghost12Capeamento
O que é isso?
Colocado por: DR1982Capeamento
Colocado por: DR1982Sim, mas é preciso saber a distância precisamente para saber quanto subir a cada ferrinho
Colocado por: marco1Precisamente pela rua nao ter um rampeado uniforme ao longo de todo o trajeto é que fica difícil, senao era facil, bastava marcar a mesma altura em todos os ferrinhos….
entre o início e o arranque tem uma diferença de cotas suponhamos de 8 m, ora se dividir a linha curva em planta do muro e 8 (pontos/ ferros) vai ter uma diferença de altura entre cada um de um metro, é claro que quanto mais pontos tiver mais certo isso fica.
Este metodo irá dar-lhe uma "subida/inclinação do topo do muro constante. Mas pode não ser a pretendida quer em face do "jardim no interior quer do rampeado da propria rua. portanto pode perfeitamente fixar a altura do fio nos ferros a olha de forma mais ou menos uniforme.
e atenção se quiser estabelecer uma altura constante do muro visto pelo lado da rua isso significa que pelo interior é o que der ou molda o "jardim", se quiser o contrário ainda mais fácil pois é como pretender ter o efeito pelo interior.
até porque duvido que a rua tenha um rampeado completamente uniforme ao longo desse trajeto.
Colocado por: ghost12Todas essas formas que lhe estão a sugerir funcionam e ficará bem, mas não ao milímetro! :)
Colocado por: Pickaxe
O DR é picuinhas e o fórum anda a fazer-lhe mal.
O problema dos milímetros existe em qualquer solução, seja executada pela NASA ou pelo trolha da areosa, o acabamento do betão ou argamassa da face superior tem que ser executada com uma régua, e o acabamento final depende do artista que trabalha com a régua, e não da marcação.
Só agora fui ver que a imagem que o DR colocou no tópico inicial é um muro de pedra, nesse caso ainda é mais picuinhas do que eu estava a pensar, porque a diferença de milímetros não interessa para nada
Colocado por: marco1dá dáEntao eu não estou a ver bem a coisa, mas nao da para espetar os ferros à mesma distância porque quando o redondo fecha mais os ferros têm de ser mais bastos.
espete la um numero razoável de ferros ao longo da curva e dpeois veja a diferença de cotas entre o inicio e o fim do muro e divida isso pelo numero de ferros, por exemplo poderá ter diferença de altura entre cada ferro de 40 cm, prende o fio e tem um topo com uma inclinação regular. mas como já disse devido á não constancia do rampeado da rua, na base o muro quanto toca no passeio não irá ter uma inclinação uniforme. portanto ou uma coisa ou outra ou seja ou a inclinação da base mais ou menos uniforme ou a inclinação do topo uniforme. Parece complicado mas não é. pelo menos como eu estou a ver a coisa.
Colocado por: PickaxeNao é nada ser picuinhas, eu andei a por rede e como nao encontrei solução para a acertar por cima lembrei me que devia haver uma forma qualquer de fazer a coisa sem ser a olho, porque ja tenho visto muros bem certinhos…
O DR é picuinhas e o fórum anda a fazer-lhe mal.
O problema dos milímetros existe em qualquer solução, seja executada pela NASA ou pelo trolha da areosa, o acabamento do betão ou argamassa da face superior tem que ser executada com uma régua, e o acabamento final depende do artista que trabalha com a régua, e não da marcação.
Só agora fui ver que a imagem que o DR colocou no tópico inicial é um muro de pedra, nesse caso ainda é mais picuinhas do que eu estava a pensar, porque a diferença de milímetros não interessa para nada
Colocado por: ghost12O laser não dá porque nao capta as duas extremidades…
Um muro de pedra capeado, se calhar com uma pedra serrada ao milímetro. E é neste capeamento que entra o laser e não no muro em si.
Muito provavelmente o DR vai ter um laser na obra, demora 5 minutos a acertar-lo e tem 1/10 do trabalho com melhores resultados, não percebo eu aqui a complicação.
Colocado por: DR1982O laser não dá porque nao capta as duas extremidades…