Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu na minha moradia tinha uma lareira aberta com grandes dimensões onde resolvi instalar um recuperador com 90 cm da marca Mekka que julgo ser fabricada pela Metlor, o modelo Eco 90. Este vem equipado com um ventilador tangencial de 300x40 mm. A potencia deste não é divulgada.

    Acontece que depois de acendida com bastante lenha, nao se sente qualquer brisa de ar a sair do recuperador. O ventilador dispara e começa a funcionar mas o fluxo de ar é quase imperceptível.

    Peço a vossa ajuda para tentar entender se o recuperador é que é fraco, ou será isto um mal funcionamento do recuperador.

    Eu contactei a Metlor que me afirmou que se o ventilador está a funcionar então é mesmo assim, mas custa-me a crer que tenham construido um recuperador tão grande com um ventilador que claramente não cumpre os mínimos no desempenho.

    Se a máquina estiver mesmo a funcionar normalmente, haverá maneira de melhorar o desempenho do ventilador? Por parte da Metlor, afirmaram me que nao têm ventiladores mais potentes.

    Desde já agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    O ventilador só consegue extrair ar quente se em algum lado houver entrada de ar fresco. Se não houver entrada de ar fresco, não há corrente de ar.

    Como está a instalação?

    Nota: não estou a falar de entrada de ar fresco para dentro da câmara de combustão, isso é outro assunto. Estou a falar de ar ambiente que deve percorrer o corpo do recuperador pelo lado de fora e ser extraído pelo ventilador.
  3.  # 3

    Esse ar de aquecimento, entra por baixo do próprio recuperador, sai por cima do recuperador, pode estar numa sala estanque que circula na mesma, recirculação.
  4.  # 4

    quem fez a montagem??
    isso pode estar alguma coisa mal na montagem

    consegue colocar fotos??
    • SrR
    • 20 outubro 2022

     # 5

    Veja la se não retiraram as boquilhas de distribuição por cima do recuperador e deixaram isso assim dentro da hotte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Durruti78
  5.  # 6

    A Montagem foi feita por um técnico da loja embora ele também ache que saí muito pouco ar por cima.

    O circuito de ar está todo desimpedido, eu acho que é mesmo o ventilador que nao tem tiragem suficiente.

    É completamente ridiculo contruirem um recuperador deste tamanho, com um ventilador tão fraco.


    Podem ver as imagem se ajudar.
      IMG_20221021_105149.jpg
      IMG_20221021_105141.jpg
      IMG_20221021_105158.jpg
  6.  # 7

    Ver por fora em cima, se as rampas redondas não foram removidas e grande parte do ar quente ir para a hotte.
    • SrR
    • 21 outubro 2022

     # 8

    Tire fotos dentro da hotte
  7.  # 9

    Colocado por: VarejoteVer por fora em cima, se as rampas redondas não foram removidas e grande parte do ar quente ir para a hotte.
  8.  # 10

    As rampas nao foram removidas. Tem so a saida de fumo normal ligada ao tubo qie sobe.pela chaminé.
 
0.0088 seg. NEW