Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia .
    A minha questão é onde se pode investir as mais-valias para poupar no imposto?
    Pode ser num terreno? Pode ser uma habitação género residencial num parque?
    Obrigada
  2.  # 2

    Só pode ser usado para comprar habitação própria. Num terreno pode mas tem de construir lá uma casa no prazo legal. (julgo de 3 anos)
  3.  # 3

    Bom dia,

    Sim é mesmo isso Carvai. Acabei de passar por um processo semelhante. Investi num terreno, estou a construir e o prazo é de 3 anos. Tudo terá de ser devidamente esclarecido no IRS em Modelo próprio!

    Cumprimentos.
    • FFAD
    • 11 novembro 2022

     # 4

    Não, na compra de nova habitação é 3 anos, terreno e respectiva construção são 5 anos.
  4.  # 5

    Aproveitando o tópico, ser que alguém me ajuda a fazer estás contas.

    Vendi imóvel em 2021 e declarei reinvestimento total das mais valias.

    Tenho agora 3 anos para reinvestir.

    Não conseguindo reaplicar a totalidade das mais valias, quando terei que pagar a diferença?

    No IRS DE 2023 para pagar até agosto de 2024?
    No IRS de 2024 para pagar até agosto de 2025?


    Obrigado
  5.  # 6

    Colocado por: AnnysBom dia .
    A minha questão é onde se pode investir as mais-valias para poupar no imposto?
    Pode ser num terreno? Pode ser uma habitação género residencial num parque?
    Obrigada

    Precisa de ler a lei e regulamentos!

    Não é apenas o dinheiro do lucro que se tem de aplicar. É todo o dinheiro da venda do imóvel, tirando as despesas
  6.  # 7

    Edit: Não era pra mim.. 🥹
  7.  # 8

    Colocado por: Bragas VAproveitando o tópico, ser que alguém me ajuda a fazer estás contas.

    Vendi imóvel em 2021 e declarei reinvestimento total das mais valias.

    Tenho agora 3 anos para reinvestir.

    Não conseguindo reaplicar a totalidade das mais valias, quando terei que pagar a diferença?

    No IRS DE 2023 para pagar até agosto de 2024?
    No IRS de 2024 para pagar até agosto de 2025?


    Obrigado


    Se vendeu 2021, será no IRS do próximo ano que irá declarar esses rendimentos e dizer se os pretende reinvestir. Nesse caso, não pagará imposto durante os próximos 3 anos. Só em 2025 tem de fazer contas a ver se tem de pagar algo ao estado ou não.
  8.  # 9

    Colocado por: frpin

    Se vendeu 2021, será no IRS do próximo ano que irá declarar esses rendimentos e dizer se os pretende reinvestir. Nesse caso, não pagará imposto durante os próximos 3 anos. Só em 2025 tem de fazer contas a ver se tem de pagar algo ao estado ou não.


    Nao…

    Vendi em 2021, por isso, no IRS de 2021, que foi submetido em 2022 já declarei os rendimentos…
  9.  # 10

    Sim é isso. Próximo ano = ano seguinte= 2022.
    Se no IRS que entregou assinalou a opção de pretender reinvestir as mais valias, até 2025 não tem de fazer mais nada. Nesse ano terá de verificar se reinvestiu tudo, senão fazer as contas para pagar o respetivo imposto sobre o que não conseguiu reinvestir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  10.  # 11

    Ou seja, ao fazer o IRS de 2024? Ou 2025?

    O ano de 2021 conta?
  11.  # 12

    É em 2025, quando fizer o IRS referente a 2024.
    Prazo limite de reinvestimento até 31/12/2024.
  12.  # 13

    Ou seja.. tenho 2,5 anos para arranjar 20 mil euros para pagar aos vigaristas..
  13.  # 14

    Colocado por: frpinÉ em 2025, quando fizer o IRS referente a 2024.
    Prazo limite de reinvestimento até 31/12/2024.


    Não é 36 meses a partir da data da venda/realização? Penso que não tem de ser até ao fim do ano...
  14.  # 15

    Sim.. no meu caso é parecido.. tenho até novembro de 2024..
  15.  # 16

    tentando dar o meu contributo sobre este tema, e até porque pode servir para ajudar alguém que esteja a passar pela mesma situação, deixo um video que fiz sobre a minha experiência com as mais-valias deste ano.

    espero que seja útil

    MAIS-VALIAS - Engenheiro de Obras Feitas
  16.  # 17

    Só uma dúvida
    Depois de pagar as mais valias e tudo o mais o que acontece ao dinheiro que sobrou??? (se sobrar algum)
    • RCF
    • 22 novembro 2022

     # 18

    Colocado por: Joana GarciaSó uma dúvida
    Depois de pagar as mais valias e tudo o mais o que acontece ao dinheiro que sobrou??? (se sobrar algum)

    Faz dele o que bem entender...
  17.  # 19

    Ahh bom, também tinha essa ideia
    Já me estava a assustar, não me admirava nada que ainda quisessem tributar esse valor.
  18.  # 20

    Fiquei com uma dúvida depois de ter visto todo o video...

    Então as mais valias só são aceites pelas finanças caso :

    1- se trate de as aplicar nas obras de um imóvel que já era nosso antes da venda do suposto imovel que gerou mais valias

    2- Na aquisição de um novo imóvel

    Não se pode usar as mais valias para construção? É que eu gerei mais valias na venda do meu antigo apartamento e o plano seria investir todas as mais valias na construção de uma moradia. Isto não serve?
 
0.0219 seg. NEW