Colocado por: MS_11Vareta de cobre enterrada!
Colocado por: samueldBoas,
Sabem dizer se é permitido ligar a linha de terra à estrutura(pilar) da casa?
O eletricista diz que é permitido e que assim é que fica bem, mas em 2009 trabalhei como ajudante e penso que era obrigatório ligar a vareta de cobre(enterrada a uns metros de profundidade)
Colocado por: Bigmousequal o tipo de terreno? areia, argila,...
Colocado por: BigmouseMas a estrutura já se encontra executada? ou será em outra estrutura?
Colocado por: samueld
A estrutura ja está feita. Ele fez isto (na seguinte imagem) e eu questionei o eletricista. Ele disse que assim é que estava bem e dava bons valores.
Colocado por: Bigmouseeu para ligar a estrutura só com soldadoras aluminotérmicas e feitas varias ligações destintas.
Para mim, a melhor solução para moradias, é na altura do aterramento instalar um condutor de cobre nu de 50mm2 junto a estrutura do anel de forma a fazer um anel, e ligar as duas pontas no ligador amovivel.
Colocado por: Bigmousedevia ter usado estes acessórios e soldado à estrutura. esse tipo de ligações deve ser feita da altura da execução da estrutura, não nesta fase da obra.
os valores até poderão se manter bons, mas no futuro... depois já ninguém lhe resolve os problemas sem mais investimento...
olhe eu passado um ano tive de refazer a minha ligação à terra.
https://forumdacasa.com/discussion/78207/74/construcao-de-moradia-terrea-2/
Colocado por: samueldEntão o melhor é mesmo pedir ao eletricista para por a vareta enterrada e fazer la a ligação?
Colocado por: ARAS79Qual o valor máximo e/ou ideal de terra para uma
Habitação (casa)?
Colocado por: tiagodiafcolocar uma fila de alumínio en torno das fundaçõ
Colocado por: BigmouseDentro do betão das fundacoes ou na terra?Ainda é uma coisa que tenho de esclarecer, mas acredito que seja dentro do ensoleiramento que é onde tenho a malha de ferro.
Colocado por: Bigmouseainda não falei com ele sobre isso, mas acredito que se é assim que se deve fazer ele o fará
E o que o seu electricista disse sobre a execução do proposto?
Colocado por: BigmouseO projecto refere algum valor de terra a atingir?tenho de ir consultar, depois se tiver indico