Colocado por: Bigmouseverifique é se o eletricista não perde a vontade de cavar e coloca os eletrodos de terra e condutores de cobre não isolados a uma profundidade inferior a 80cmvou fazer eu isso pelo que fica garantido
Colocado por: Bigmouseexemplo no post 1476https://forumdacasa.com/discussion/78207/74/construcao-de-moradia-terrea-2/aquilo tem vários cabos a ligar os vários eletrodos ou um cabo para cada, não percebi bem pelas fotos
Colocado por: tiagodiafaquilo tem vários cabos a ligar os vários eletrodos ou um cabo para cada, não percebi bem pelas fotos
Colocado por: NortenhoVou fazer umas alterações na instalação elétrica da minha casa, sendo que uma delas é o aterramento.quanto maior melhor, coloque a 2x a altura umas das outras vai colocando ate atingir o objetivo
O que é mais comum usar, varetas de cobre de 1.5m ou de 2m? Qual é a influência do comprimento da vareta no desempenho da instalação?
Colocado por: tiagodiafquanto maior melhor, coloque a 2x a altura umas das outras vai colocando ate atingir o objetivo
Colocado por: NortenhoA 2x umas das outras? Como assim? É comum fazer-se o aterramento com várias varetas? Pensei que era enterrar uma vareta e já estava feito :) .
Colocado por: NortenhoA 2x umas das outras? Como assim?se for de 1.5m o eletrodo, colocar a 3m uns dos outros.
Colocado por: NortenhoÉ comum fazer-se o aterramento com várias varetas?Pode até ser feito sem nenhuma vareta usando só o cabo nu, mas o habitual é leva várias conforme o tipo de solo. (não vale molhar o solo para obter valores, isso é enganar-se a si mesmo) e conforme disse o Clioll é uma questão de segurnça.
Colocado por: taunuscomo se mede a resistência da terra? com um multímetro? queria ver os parâmetros de minha casa
Colocado por: taunuscomo se mede a resistência da terra?