Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

2.  # 2

exemplo de como estava post 1002 https://forumdacasa.com/discussion/78207/51/construcao-de-moradia-terrea-2/
    Concordam com este comentário: ARAS79, Iko
  3.  # 3

Colocado por: Bigmouseverifique é se o eletricista não perde a vontade de cavar e coloca os eletrodos de terra e condutores de cobre não isolados a uma profundidade inferior a 80cm
    vou fazer eu isso pelo que fica garantido
  4.  # 4

Colocado por: Bigmouseexemplo no post 1476https://forumdacasa.com/discussion/78207/74/construcao-de-moradia-terrea-2/
    aquilo tem vários cabos a ligar os vários eletrodos ou um cabo para cada, não percebi bem pelas fotos
  5.  # 5

Deve fazer ambas as coisas, uma não invalida a outra
  6.  # 6

Basta ser um cabo nu 35 a interligar os piquets de terra.

Eu tenho assim para aproveitar o que tinha aqui em casa. Não me ia servir para mais nada.

Se a resistividade do local for boa, pode até bastar um piquet de terra.

Colocado por: tiagodiafaquilo tem vários cabos a ligar os vários eletrodos ou um cabo para cada, não percebi bem pelas fotos
  7.  # 7

Vou fazer umas alterações na instalação elétrica da minha casa, sendo que uma delas é o aterramento.
    O que é mais comum usar, varetas de cobre de 1.5m ou de 2m? Qual é a influência do comprimento da vareta no desempenho da instalação?
  8.  # 8

Colocado por: NortenhoVou fazer umas alterações na instalação elétrica da minha casa, sendo que uma delas é o aterramento.
    O que é mais comum usar, varetas de cobre de 1.5m ou de 2m? Qual é a influência do comprimento da vareta no desempenho da instalação?
    quanto maior melhor, coloque a 2x a altura umas das outras vai colocando ate atingir o objetivo
  9.  # 9

Colocado por: tiagodiafquanto maior melhor, coloque a 2x a altura umas das outras vai colocando ate atingir o objetivo

A 2x umas das outras? Como assim? É comum fazer-se o aterramento com várias varetas? Pensei que era enterrar uma vareta e já estava feito :) .
  10.  # 10

Colocado por: NortenhoA 2x umas das outras? Como assim? É comum fazer-se o aterramento com várias varetas? Pensei que era enterrar uma vareta e já estava feito :) .

Depende do tipo e qualidade dos solos.

A ideia principal da terra de protecção é: se uma peça de uma máquina ficar (por avaria) sob tensão, a corrente deve escoar-se para a terra pelo fio de terra da foram mais fácil possível. Caso contrário, pode escoar-se pelo corpo de alguém que toque no aparelho defeituoso, com risco de vida da pessoa.

Solos muito ricos e muito húmidos tipicamente escoam melhor a corrente, uma vareta pode ser o suficiente. Outros solos há (por exemplo, arenosos) em que é necessário instalar várias varetas e/ou chapas até que uma boa condução para a terra seja conseguida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho, sognim
  11.  # 11

Colocado por: NortenhoA 2x umas das outras? Como assim?
    se for de 1.5m o eletrodo, colocar a 3m uns dos outros.

Dou exemplo da minha casa, vamos fazer um anel de terre em toda a volta da casa, vai ser enterrado o cabo (cerca de 80/90 metros) e nas zonas de curva vai levar um eletrodo, depois vamos medido, vamos adicionando eletrodos até obter os valores de resistência pretendidos.

Colocado por: NortenhoÉ comum fazer-se o aterramento com várias varetas?
    Pode até ser feito sem nenhuma vareta usando só o cabo nu, mas o habitual é leva várias conforme o tipo de solo. (não vale molhar o solo para obter valores, isso é enganar-se a si mesmo) e conforme disse o Clioll é uma questão de segurnça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  12.  # 12

Neste momento tenho apenas uma vareta a fazer o aterramento da minha instalação elétrica, que de certeza que não está ligada à estrutura nem tão pouco a algum anel à volta da casa). Desconheço o comprimento, mas como o "eletro-picheleiro" que o construtor contratou para fazer a obra deixou a vareta praticamente toda enterrada dentro da caixa, a abraçadeira (ligador) está já toda enferrujada e a ponta da vareta também não tem grande aspeto, pelo que pensei em montar uma nova caixa de visita com a vareta montada corretamente a pelo menos um palmo de distância do fundo da caixa (que depois encho com brita).

Fazer um anel à volta da casa está fora de questão, mas pelo que sugerem vou então ponderar adicionar mais uma ou duas varetas espaçadas entre si e esperar que a resistência esteja OK (o solo é muito húmido, pelo que espero que isso ajude).
    Entretanto vou arranjar algum eletricista que possa lá ir medir a resistência da terra para garantir que o que fizer a seguir fica pelo menos igual (e nunca pior).
  13.  # 13

como se mede a resistência da terra? com um multímetro? queria ver os parâmetros de minha casa
  14.  # 14

Não necessário anel nem meio anel, tem de se fazer ensaios quando se coloca a vareta.
    Se não chega pode levar mais uma até obter valor satisfatório.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  15.  # 15

Colocado por: taunuscomo se mede a resistência da terra? com um multímetro? queria ver os parâmetros de minha casa

Megaohmímetro, ou certificador de instalações elétricas com essas funções.
  16.  # 16

Colocado por: taunuscomo se mede a resistência da terra?

Leia aqui:
    https://aqtse.pt/wp-content/uploads/2020/11/Medicao-Resistencia-terra_Manual-Pratico.pdf
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: taunus, tiagodiaf

0.0179 seg. NEW