Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    ando à procura de uma placa de indução para substituir a que tenho e deparei-me com um grande problema, o tamanho...
    Comprei uma, vieram hoje instalar e já tive de ir devolver porque, aparentemente, o buraco que tenho na pedra é demasiado grande (quando comprei não consegui medir, comprei com base na que tenho atualmente e deu asneira :/ )

    o corte que tenho na pedra é de 49,4 cm X 58cm
    As placas que encontrei referem (quase) todas que o tamanho de te ser máximo 49,2cm X 56cm para uma placa de +-59/60 cm


    Encontrei esta da primeira imagem, de 65cm, mas fico sem saber qual a medida do corte com base nestas imagens.
    a segunda imagem era da placa que tinha comprado e não deu.
    Será que me podem ajudar?

    Haverá alguma forma de reduzir o buraco sem ter de trocar a bancada toda?
      placa 65cm.png
      placa 60.png
  2.  # 2

    Colocado por: cenouraHaverá alguma forma de reduzir o buraco sem ter de trocar a bancada toda?


    Não será mais fácil comprar uma placa maior e cortar a pedra?
    Até é preferível, pois 4 "bicos" numa placa de 60 é inútil (isto para mim claro) a maior parte das vezes, a não ser que se coloque ao mesmo tempo 4 tachinhos ou canecas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cenoura
  3.  # 3

    Colocado por: DuarteMpois 4 "bicos" numa placa de 60 é inútil

    è inutil.
    Concordo,
    mas se forem flexzones, já dá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cenoura
  4.  # 4

    Colocado por: cenouramas fico sem saber qual a medida do corte com base nestas imagens

    O buraco deverá ter largura de 56cm com 2mm de tolerancia +; Profundidade entre os 48 e os 49,2 cm. As arestas ter raio max. de 10mm.
    Presumo que seja aplicação de sobrepor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cenoura
  5.  # 5

    Colocado por: DuarteM

    Não será mais fácil comprar uma placa maior e cortar a pedra?
    Até é preferível, pois 4 "bicos" numa placa de 60 é inútil (isto para mim claro) a maior parte das vezes, a não ser que se coloque ao mesmo tempo 4 tachinhos ou canecas.


    A placa que ando a ver tem flexizone nos 2 lados, não é a típica de 4 "bicos". A outra opção tem flexizone num lado e apenas um bico do outro.
    Quanto ao cortar a pedra,já pensámos nisso, mas só mesmo se não encontrar outra opção. O Pó de cortar pedra não é algo que me deixe entusiasmada :)
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    O buraco deverá ter largura de 56cm com 2mm de tolerancia +; Profundidade entre os 48 e os 49,2 cm. As arestas ter raio max. de 10mm.
    Presumo que seja aplicação de sobrepor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cenoura


    Foi o que percebi do desenho, mas ainda pensei que fosse erro.
    Sendo assim, uma placa de 59cm ou uma de 65cm precisam exatamente do mesmo "buraco" o que para mim não faz grande sentido.
    Mas pronto, já vi que não vai ser fácil encontrar uma solução prática sem corte de pedra :/

    Obrigada a todos pela ajuda
  7.  # 7

    Tive o inverso deste problema, o buraco era mais pequeno, 0,5cm nas laterais e por isso já não entrava a placa.
    Cortar a pedra foi a hipótese inicial mas depois de ir à pedreira e ver o pó que aquilo faz só de encostar a lamina, desisti!
    Acabei por mandar fazer uma moldura em pedra igual, a placa ficou mais alta mas resolveu o problema sem pó infinito pela casa toda e fiz a festa por 25€.
    No seu caso, se encontrar pedra igual, provavelmente dará para colar umas tiras de cada lado do buraco e ficar escondido pelo rebordo da placa não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cenoura
  8.  # 8

    Pode sempre minimizar a sujidade do Po, basta que façam, o corte através de via humida. nem que seja com um ajudante e espirrar agua por um gargalo de garrafa de plastico diante do disco de corte...
    Também em complemento forre o movel com plastico de protecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cenoura
  9.  # 9

    Colocado por: cenoura

    Foi o que percebi do desenho, mas ainda pensei que fosse erro.
    Sendo assim, uma placa de 59cm ou uma de 65cm precisam exatamente do mesmo "buraco" o que para mim não faz grande sentido.
    Mas pronto, já vi que não vai ser fácil encontrar uma solução prática sem corte de pedra :/

    Obrigada a todos pela ajuda


    60 e 65 necessitam do mesmo buraco, porque o espaçamento dos queimadores é igual, a de 65cm só tem mais 2.5cm de aba de vidro de cada lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cenoura
  10.  # 10

    Se o cenoura, não se importar, vou utilizar este tópico, para não estar a criar um novo tópico.
    Caso se importe, diga que eu apago.

    Então é assim estou em uma situação que não sei se deva comprar uma placa de 60cm( Buraco 56cm) ou uma de 70cm(buraco de 68cm).
    Pelo que tenho visto as de 60cm, são mais ou menos medidas standards coisa que já a de 70cm não se se é.
    Alguém me sabe se as placas de 70cm são standard? Pois não quero estar a arriscar hoje numa placa de 70cm e depois quando tiver de trocar ter de trocar a pedra da bancada por não arranjar uma placa com a mesma dimensão
  11.  # 11

    Colocado por: bluthunder82Então é assim estou em uma situação que não sei se deva comprar uma placa de 60cm( Buraco 56cm) ou uma de 70cm(buraco de 68cm).
    Pelo que tenho visto as de 60cm, são mais ou menos medidas standards coisa que já a de 70cm não se se é.
    Alguém me sabe se as placas de 70cm são standard? Pois não quero estar a arriscar hoje numa placa de 70cm e depois quando tiver de trocar ter de trocar a pedra da bancada por não arranjar uma placa com a mesma dimensão


    A sua questão n sei responder, mas é preferível uma placa de 70 ou maior a uma de 60. Mesmo com flexzone incomoda-me as panelas estarem todas apertadinhas, muitas vezes nem dá para 2 de tamanho grande.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    Também penso como o NTORION, por isso é que estava a ponderar a de 68/70cm.
    A questão prende-se se o tamanho da placa é um tamanho comercial ou não. A ver se alguém consegue ajudar com este tema.
  13.  # 13

    60/65 têm o mesmo tamanho real, 65 só tem mais aba de vidro.

    70cm há poucas, exaustores de 70cm ainda menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  14.  # 14

    Colocado por: Varejote70cm há poucas, exaustores de 70cm ainda menos.

    Não precisa ser igual o extrator de 60cm chega e sobeja.

    Compre o que mais lhe preencher os requisitos. Sabemos lá qual será o dia de amanhã.
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não precisa ser igual o extrator de 60cm chega e sobeja.

    Compre o que mais lhe preencher os requisitos. Sabemos lá qual será o dia de amanhã.


    A nível de exaustor não há problema até porque já está previsto um exaustor maior, já na placa não queremos estar a pensar só no presente e estar a cometer um enorme erro. É certo que ninguém sabe como vai ser o futuro e o que é hoje pode não ser amanhã. Pelo sim pelo não estava a tentar perceber se o tamanho de 70cm é standard.
  16.  # 16

    Colocado por: bluthunder82estava a tentar perceber se o tamanho de 70cm é standard.

    è um dos Standard.. actuais... Tem varios grupos de fabricantes que o usam.
    • AMVP
    • 11 novembro 2022

     # 17

    Eu ca tenho uma placa de 60 e as panelas tem espaco para la estarem todinhas, o unico que ocupa mais espaco e um grelhador.
  17.  # 18

    Em 20 anos de placas vitroceramicas, de festas natalícias, talvez tenha usado (tentado usar) 2x os 4 focos em simultâneo.
    Com a opção flexizona , é mais fácil gerir e usar panelas/ tachos/ frigideiras de diâmetros maiores. Pelo que arrisco dizer que os de 60cm, chega perfeitamente. e não iá utilizar mais do que 3 focos em simultâneo.
    A cozinha tam´bem se faz com gestão dos cozinhados, tempos e encadeamento das acções dos pratos a confeccionar. eu chego a utiliza r a mesma frigideira ou tacho, para execução de 2 pratos em simultâneo. há que gerir isso. Há coisas que se fazem primeiro, outras podem repousar/ descansar, outras no final, para empratar directo.

    No caso de grandes paneladas, para uma mega caldeirada, ou uma mega feijoada, arranjem uns tachos de aluminio e um monolume a gas ;)
    Concordam com este comentário: carlota74
  18.  # 19

    Não posso concordar mais. 60cm chega. Para além de que a maior parte das vezes nem toda a refeição é feita na placa , pois completa-se com o uso do forno , de um grelhador a carvão , com um robot de cozinha , etc...
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas
    è um dos Standard.. actuais... Tem varios grupos de fabricantes que o usam.


    Das que andei de 70cm, todas elas menos a que pretendo adquirir precisam de um recorte de 56cm ao contrário que a que quero precisa de 68cm. Por isso acho que o melhor mesmo é optar por a de 60cm e pronto.

    Obrigado Pedro
 
0.0213 seg. NEW