Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: mafs4960só para exemplificar o que falei anteriormente a nível do isolamento... depois vai levar um corte de rebarbadora a coincidir com o isolamento (corte térmico), onde irá a caixilharia... e levará uma placa de alumínio entre a caixilharia e a calha das brisas (calha especial).
    algum conselho a seguir?
      IMG20230119140915 (1).jpg

    Isso não vai levar estores pois não?
  2.  # 2

    Colocado por: paulos
    Isso não vai levar estores pois não?
    vai levar brisas solares
    Concordam com este comentário: paulos
  3.  # 3

    Olá a todos,

    Gostaria de obter a vossa opinião para a seguinte descrição:

    Fornecimento e assentamento de alvenaria dupla de tijolo do tipo "PRECERAM", ou equivalente, constituído por um plano de tijolo tradicional 30x20x11 na face interior , incluindo isolamento térmico e acústico tipo XPS, ou equivalente, com esp. de 4cm e um plano de tijolo térmico e acústico 30x19x19, incluindo argamassa de cimento e areia, travamentos, remates, cortes e todos os trabalhos e acessórios necessários e complementares.

    Agradecida
  4.  # 4

    Colocado por: fm2023isolamento térmico e acústico tipo XPS, ou equivalente, com esp. de 4cm

    Meta, pelo menos 6cm de isolamento.

    De qualquer forma, o que interessa, nessa solução de parede dupla, é como está prevista (ou não) a correção das portes térmicas nos pilares e vigas nas paredes exteriores.

    Já agoram isso é só o levantar as paredes. E reboco/gesso quem faz?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fm2023
  5.  # 5

    Colocado por: fm2023Gostaria de obter a vossa opinião para a seguinte descrição:

    Isso é assim porquê? o que quer que lhe digam!? isso é parede para que tipo de dificio, em que zona do país...
    MAS MAIS IMPORTANTE:
    Não tem projetos a respeitar, o que lá está especificado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fm2023
  6.  # 6

    A zona é Loures, moradia unifamiliar, projeto aprovado.
    Isto é parte de um capitulo do projeto de execução, o que despertou a atenção foi XPS 4cm.
    Achei pouco, em comparação com os comentarios do forum, de 6 ou 8cm.

    Agradecida
  7.  # 7

    Veja o que está contemplado no projecto térmico..
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fm2023
  8.  # 8

    Colocado por: fm2023
    Fornecimento e assentamento de alvenaria dupla de tijolo do tipo "PRECERAM", ou equivalente, constituído por um plano de tijolo tradicional 30x20x11 na face interior , incluindo isolamento térmico e acústico tipo XPS, ou equivalente, com esp. de 4cm e um plano de tijolo térmico e acústico 30x19x19


    Eu não quis tijolo de 11 da Preceram na minha obra... Foi logo o primeiro camião para trás. Vinham todos tortos e vidrados... Meti Cerâmica do Alto e não me arrependo.
    Concordam com este comentário: tbn22
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fm2023
  9.  # 9

    Se tem tijolo na face interior e depois o isolamento, não faz sentido estar a colocar tijolo térmico na face xxterior; na minha opinião é aliás contra-producente. Vai ter uma massa de acumulação de calor considerável, sem proteção, e o isolamento não vai fazer milagres a impedir a migração dese calor para dentro, no verão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fm2023
  10.  # 10

    Colocado por: nunogouveiaSe tem tijolo na face interior e depois o isolamento, não faz sentido estar a colocar tijolo térmico na face xxterior; na minha opinião é aliás contra-producente. Vai ter uma massa de acumulação de calor considerável, sem proteção, e o isolamento não vai fazer milagres a impedir a migração dese calor para dentro, no verão.
  11.  # 11

    Bom dia Nuno,

    Então na sua opinião o tijolo térmico faria sentido na face interior?
  12.  # 12

    Colocado por: fm2023tijolo térmico faria sentido na face interior?

    Não.

    O tijolo térmico não é para sistemas de parede dupla.

    Ele tem vantagem mecânica na fixação das buchas do etics. Mas a parte "térmica" é quase irrelevante... o que realmente interessa são os cm de espessura do isolamento térmico do etics.
  13.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodriguesO tijolo térmico não é para sistemas de parede dupla.


    Claro que é. E pode e deve ser utilizado no pano interior.
  14.  # 14

    Agora é que fiquei confusa!

    Irá ser reboco tradicional, tem ou não alguma vantagem o tijolo térmico e acústico 30x19x19?
  15.  # 15

    vamos por partes. A construção tradicional (pesada) tem muita inércia térmica (a casa demora a aquecer, e demora a arrefecer). Sendo assim, há que controlar os ganhos solares; daí o ideal é, sendo possível, termos os vãos a sul com palas de sombreamewnto: não se perde a vista para o exterior, ganha-se sol no inverno e retira-se o sol no verão. (isto não é possível nos outros quadrantes).
    Se a casa tiver os ganhos solares minimamnte controlados, a inércia térmica é fantástica (eu moro aqui, e não gasto em aquecimento: https://nsgarq.wixsite.com/casa100), e nesse caso sim, tem todo o interesse em ter tijolos térmicos, e betão, e pedra, por dentro do isolamento.
    Já por fora, não vejo qualquer interesse em ter muita matéria. Diria que quanto menos, melhor (salvaguardando a questão da resistência mecânica)
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Pedro Barradas
  16.  # 16

    Tem sempre vantagens térmicas se optar pelo interior.

    Sobre a solução apresentada, é complicado opinar porque existem outros factores, como os pilares, posição das janelas na parede, assim como a caixa de estore. Tudo compromete a composição da parede. Mas assim por alto, os 4 cm de XPS apresentados é coisa curta. No mínimo uns 6 - mais uma vez, se for compativel com a composição da parede.
    Se calhar terá de optar por 8 cm por uma questão de alinhamentos.

    Seria um pouco como ir a um fórum de cozinha e perguntar "meti 1 colher de sopa de sal no tacho, é suficiente?". Não sabemos se é uma sobremesa, uma entrada, uma sopa de 5L ou 20L...

    Reboco tradicional no interior? Não faça isso... No mínimo reboco estanhado (pessoalmente gosto muito).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fm2023
  17.  # 17

    Colocado por: fm2023Agora é que fiquei confusa!

    Mas não tem suporte técnico por parte dos autores dos projectos?
    Não tem um fiscal de Obra nomeado que a ajude a tirar essas duvidas a limpo?

    Sinceramente a mim, faz-me confusão este tipo de questões, com a obra a decorrer.

    Refere um Projecto de execução!? tem mesmo um projecto de execução? com XPS 40mm!? Como lhe disse veja no termico. No pre-certificado energetico tem lá a descrição das paredes, das coberturas das pontes termicas.
    eu nem metia tijolo termico nenhum. era ambos os panos em tijolo normal. qual é a espessura total prevista de parede? 35cm?
    Numa construção nova em ambiente urbano, na AM Lisboa, para mim faz sentido tijolo ceramico 25 ou termico 24, ou bloco termico 25 e ETICS 60mm por ali fora.
    • fm2023
    • 14 abril 2023 editado

     # 18

    Colocado por: Pedro Barradas
    Sinceramente a mim, faz-me confusão este tipo de questões, com a obra a decorrer.


    A obra ainda não está a decorrer, estamos em fase de negociação com o empreiteiro.
  18.  # 19

    Não invente. use os projectos, ou querendo melhorias, não tendo o suporte da equipa de projecto. Contrate alguém que ajude a fazer as melhores escolhas, dentro das exigências e condicionantes de projecto/ requisitos tecnicos a cumprir.
 
0.0194 seg. NEW