Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas é GN ou Butano? Se for de bilha não tem de se preocupar com inspeção na questão da instalação o chato é que eles não lhe passam o certificado de conformidade mas deixam o esquentador instalado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jprn
  2.  # 22

Há sistemas que pode instalar que desligam o exaustor se o esquentador tiver a funcionar passando assim a inspecção. Mas é caro mais de 300 euros.

Isto já me trocou as voltas todas a poucos dias de me mudar para a casa e sem ter maneira de tomar banho.

Tome banho de água fria, pode ser que lhe faça bem. A mim fez :)
    • Jprn
    • 14 novembro 2022

# 23

Colocado por: Ajnt1985Mas é GN ou Butano? Se for de bilha não tem de se preocupar com inspeção na questão da instalação o chato é que eles não lhe passam o certificado de conformidade mas deixam o esquentador instalado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jprn

GN
    • Jprn
    • 14 novembro 2022

# 24

Colocado por: AlexSHá sistemas que pode instalar que desligam o exaustor se o esquentador tiver a funcionar passando assim a inspecção. Mas é caro mais de 300 euros.

Tome banho de água fria, pode ser que lhe faça bem. A mim fez :)

Para isso faço uma puxada de uma tomada e meto termoacumulador. Que é o que acho que vou fazer..

Eu de vez em quando tomo de água fria mas é só quando já estou meio “quente”
  3.  # 25

Colocado por: Jprn

GN

Sendo assim esqueça o que eu escrevi e coloque tudo como deve ser pq se instalar um esq atm o mais provável é quando tiver um vistoria do GN eles cortam lhe o gás.

Se tiver espaço o termoacumulador acaba por ser uma boa escolha.
    • Jprn
    • 14 novembro 2022

# 26

Colocado por: Ajnt1985

Sendo assim esqueça o que eu escrevi e coloque tudo como deve ser pq se instalar um esq atm o mais provável é quando tiver um vistoria do GN eles cortam lhe o gás.

Se tiver espaço o termoacumulador acaba por ser uma boa escolha.

Sim tenho espaço mais do que suficiente no armário do esquentador. Cabe um bezerro la.

A questão é que a tomada mais próxima fica a 1,5m e eu não sei se posso ligar o termoacumulador a uma puxada.
  4.  # 27

Sim tenho o doc da inspeção.

Tenho gás ligado (desligado na válvula por não ter nada la)

As fotos são essas que tenho que entretanto retirei exaustor e esquentador parece me que dentro da parede vão dar ao mesmo sítio comum

Tem o gás ligado e no seu nome?
    • Jprn
    • 14 novembro 2022

# 28

Colocado por: Ovelheiro

Tem o gás ligado e no seu nome?

Sim.
  5.  # 29

Sim.

Então meta o exaustor e o esquentador, daqui a 5 anos preocupa-se.
    • ClioII
    • 15 novembro 2022 editado

# 30

Pode ir buscar a eletricidade para o termoacumulador à tomada do exaustor sem problema algum. O exaustor pouca corrente puxa, o termoacumulador é menino para lhe puxar uns 10A. O que pode acontecer é que a tomada do exaustor já venha puxada de outro lado qualquer, sendo o fogão um sítio muito típico (e desaconselhável). Se tiver fogão elétrico acautele essa possibilidade.
    • Jprn
    • 15 novembro 2022 editado

# 31

Colocado por: ClioIIPode ir buscar a eletricidade para o termoacumulador à tomada do exaustor sem problema algum. O exaustor pouca corrente puxa, o termoacumulador é menino para lhe puxar uns 10A. O que pode acontecer é que a tomada do exaustor já venha puxada de outro lado qualquer, sendo o fogão um sítio muito típico (e desaconselhável). Se tiver fogão elétrico acautele essa possibilidade.

Eu já reparei e a tomada do fogão é diferente da tomada do exaustor.
    A tomada do exaustor está ligada ao quadro com fios de 2,5mm e a um disjuntor de 16A enquanto que a do fogão são 4mm a um disjuntor de 20a
  6.  # 32

Então OK.
  7.  # 33

recuperando este topico

tive um caso semelhante, comprei um esquentador atmosferico e o instalador da worten recusou-se a instalar, apenas recomendou um ventilado.
    ora sempre tive um atmosferico e não houve problemas então fico na duvida se é mesmo interdito em apartamentos instalar atmosfericos em face de alguma legislação recente
    e por outro lado sendo um predio antigo será que um ventilado não irá criar problemas na conduta geral ás outras frações?
    obrigado por qualquer esclarecimento.
  8.  # 34

up
  9.  # 35

Não há nenhuma interdição, o problema é que com conduta única por fração, com exaustor e esquentador ligados na mesma conduta com forquilha, ligando o exaustor dá quase sempre problema de retorno no atmosférico e as seguranças atuam.

Por isso aconselham os ventilados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  10.  # 36

bem penso que não dá sempre problema mas sim acaba por dar problema pois a conduta vai ficando meio entupida.
    digo isto porque há vários anos tenho um atmosférico com o exaustor ligado á mesma coluna mas mais abaixo e nunca tive problemas ai numa dúzia de anos seguramente.
    enfim no meu caso penso que o sensor está fanado e está sempre a bloquear a ignição.
    depois se resolver darei o feedback
  11.  # 37

Colocado por: VarejoteNão há nenhuma interdição, o problema é que com conduta única por fração, com exaustor e esquentador ligados na mesma conduta com forquilha, ligando o exaustor dá quase sempre problema de retorno no atmosférico e as seguranças atuam.

Por isso aconselham os ventilados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marco1

Aí é que está enganado, não pode ter o esquentador e o exaustor ligado por forquilha, a não ser com equipamento que iniba que o exaustor trabalhe quando liga o esquentador se não, não passa na inspeção de gás.
    Aconselham os ventilados porque provavelmente nem têm medidor de CO para ver se ficou OK e assim não têm que ir lá outra vez quando desliga por excesso de CO ou porque não passa na inspeção de gás.
  12.  # 38

Colocado por: Ovelheiro

Aí é que está enganado, não pode ter o esquentador e o exaustor ligado por forquilha, a não ser com equipamento que iniba que o exaustor trabalhe quando liga o esquentador se não, não passa na inspeção de gás.
    Aconselham os ventilados porque provavelmente nem têm medidor de CO para ver se ficou OK e assim não têm que ir lá outra vez quando desliga por excesso de CO ou porque não passa na inspeção de gás.

Desconheço onde refere isso na legislação, uma vez que foram construídos milhares de prédios dessa forma.

Acredito que na legislação em vigor seja proibido.

Isso é como afirmar que todas as instalações elétricas têm de ter "terra", milhares de instalações não têm terra, porque a legislação em vigor na altura da construção não o referia.

0.0232 seg. NEW