Iniciar sessão ou registar-se
    • mgr72
    • 1 dezembro 2022 editado

     # 1

    Boa tarde

    Gostaria de esclarecer as seguintes duvidas se alguém melhor informado que eu me puder ajudar.
    O objetivo é ter uma melhor ideia sobre qual o procedimento correto/legal no fechamento de poços.

    1. Um poço antigo com 10 a 20 metros de profundidade pode ser fechado pelo dono do terreno sem qualquer tipo de burocracias adicionais?
    2. O enchimento do poço pode ser feito com brita ou entulho de obra por exemplo (pedra/tijolo/cimento)? Ou tem que ser com terra? Ou outro material?
    3. Ter ou não agua o poço é relevante para estas questões? Se sim, em que sentido?
    4. Da mesma forma, a profundidade do poço é relevante para estas questões ?
    5. Se o poço não for usado existe alguma obrigação de o fechar?
    6. Não sendo fechado existe obrigação de o deixar acessível de alguma forma ou pode ser completamente tapado com cimento na superfície?

    Procurei no fórum a resposta a estas perguntas mas não encontrei.
    Desde já obrigado pela atenção e pelo excelente serviço prestado neste fórum.
  1.  # 2

    1. Não vejo porque não.
    2. Entulho de obras é proibido, pode fazer com rachão, por exemplo
    3. nÃO
    4. NÃO
    5. O POÇO DEVE TER O SEU ACESSO LIMITADO, POR RAZÕES DE SEGURNAÇA. ( PESSOAS E ANIMAIS)
    6. pODE SER TAPADO. PREVER UM ALÇAPÃO PARA ACEDER UM DIA, NUNCA SE SABE O DIA DE AMANHÃ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, mgr72
  2.  # 3

    Hoje em dia há cada palavra… fechamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarinaM
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas1. Não vejo porque não.
    2. Entulho de obras é proibido, pode fazer com rachão, por exemplo
    3. nÃO
    4. NÃO
    5. O POÇO DEVE TER O SEU ACESSO LIMITADO, POR RAZÕES DE SEGURNAÇA. ( PESSOAS E ANIMAIS)
    6. pODE SER TAPADO. sE CALAHR UMA LÇAPÃO PARA ACEDER UM DIA, NUNCA SE SABE O DIA DE AMANHÃ
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mgr72

    Muito obrigado pelos esclarecimentos Pedro Barradas :) .


    Colocado por: Bragas VHoje em dia há cada palavra… fechamento?

    Não tinha encontrado o botão de edição depois de submeter, mas fui revalidar e encontrei.
    Obrigado pelo reparo, está corrigido.
  4.  # 5

    Colocado por: mgr72
    Muito obrigado pelos esclarecimentos Pedro Barradas :) .



    Não tinha encontrado o botão de edição depois de submeter, mas fui revalidar e encontrei.
    Obrigado pelo reparo, está corrigido.


    Desculpe, mas se nós não cuidarmos do português de Portugal.. daqui a nada desaparece..
    Concordam com este comentário: mgr72
  5.  # 6

    Na minha zona fechar um poço é enchê-lo com o que houver mais à mão. Sem perguntas a não ser "quanto custa" ao homem da retroescavadora.

    Agora se o poço é bom (tem muita água todo o ano e alguma no pico da seca) isso não é asneira? Uma tampa de betão com abertura custa 100 euros e é segurança eterna!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mgr72, Dias12
  6.  # 7

    Colocado por: Casa da HortaAgora se o poço é bom (tem muita água todo o ano e alguma no pico da seca) isso não é asneira? Uma tampa de betão com abertura custa 100 euros e é segurança eterna!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    No meu caso creio que nao seria, nao tem agua no verão e também nao me parece ter no inverno.
    De qualquer forma busco apenas maior entendimento sobre o tema por agora, ainda nao decidi o que vou fazer.
  7.  # 8

    Tenha atenção que se objetivo for implantar uma construção sobre esse poço, mesmo aterrado isso deve ser tido em conta.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mgr72
  8.  # 9

    Para não criar um post vou postar neste.

    Tenho lá um poço que tem uma profundidade absurda. Ainda não calculei porque me tenho esquecido, mas nunca tinha visto um poço tão profundo. Dá calafrios aquela meerda! Pelo menos a mim que tenho medo de alturas. Não faço ideia como escavaram aquele buraco tão grande.

    Anyway, não sei o que fazer. O poço tem água, mas não sei se deva fechar ou não. Já vi por este post que é ilegal encher de entulho (encher... para encher tinha de mandar a casa ao chão e só ficava meio lol). Mas tenho lá umas paredes para mandar a baixo, já pensei mandar o entulho lá para dentro.

    É má ideia?
  9.  # 10

    Colocado por: SalvadorP

    Mas tenho lá umas paredes para mandar a baixo, já pensei mandar o entulho lá para dentro.

    É má ideia?


    Colocado por: Pedro Barradas
    2. Entulho de obras é proibido, pode fazer com rachão, por exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgemlflorencio,mgr72



    Mas se o poço tem água tendo as devidas precauções não vejo porque não aproveitar, a meu ver é sempre uma mais valia.

    Não precisa de andar sempre a olhar para o fundo do poço 😅😅
  10.  # 11

    Não estou muito preocupado com a legalidade. Mas agora estava a pensar porque seria ilegal e ocorreu-me que possa ser por causa de potencial contaminação dos lençóis subterrâneos e isso é razão suficiente para mim.
  11.  # 12

    Não tem terreno com árvores, relva, para posterior rega?

    Fecha o poço e anda a regar com água da companhia?
  12.  # 13

    .
  13.  # 14

    Colocado por: VarejoteNão tem terreno com árvores, relva, para posterior rega?

    Fecha o poço e anda a regar com água da companhia?


    Eu: "Queria mangueira"
    Vendedor: "Quantos metros?"
    Eu: "Quantos metros até ao centro da terra? Metade disso deve chegar!"

    A conversa vai ser tipo isso.
    Mas a sério, não sei. Secalhar aquilo tem pouca água. Ainda tinha de comprar uma bomba. Não sei se vale a pena. Relva não tenho. Vou ter bastantes árvores com gota a gota.

    Eu imagino que tenha pouca água, porque não acredito que possa ser muito mais fundo que aquilo. Porém estamos no "final do verão". É normal que suba.
  14.  # 15

    Dizes que o poço é muito fundo, mas nem sequer mediste. Lol
  15.  # 16

    Bastantes árvores é maneira de dizer. Relativo ao tamanho de terreno, 500m2.
  16.  # 17

    Tens de medir a profundidade do poço, esvaziar o poço e ver quanto tempo demora a recuperar o nível de água.
  17.  # 18

    Colocado por: VarejoteDizez que o poço não fundo, mas nem sequer mediste. Lol


    Oh carago mas olhei lá para baixo. E mandei uma pedra, fui almoçar e quando voltei ouvi-a a cair na água!

    Mentira. Mas demorou como o caraças a chegar à água. Mesmo surpreendentemente muito. Vou medir, mas tenho-me esquecido.
  18.  # 19

    Se calhar nem 10m de profundidade tem.
  19.  # 20

    Colocado por: VarejoteTens de medir a profundidade do poço, esvaziar o poço e ver quanto tempo demora a recuperar o nível de água.


    Não vou comprar uma bomba só para medir o nivel de agua do poço. Posso é meter a go-pro na ponta de uma corda e baixar até ela bater no fundo.
 
0.0187 seg. NEW