Colocado por: pvieira91Por norma, os extratores ligam manualmente e em simultâneo com a iluminação. Ora, como se conseguesse garantir a correta ventilação da casa se não há nenhum tipo de previsão quanto ao tempo de funcionamento dos extratores?
Colocado por: sfssEstou no mesmo processo e estou a chegar à conclusão que uma VMC Duplo Fluxo é o melhor investimento a longo prazo!e o cálculo ? E fazer o arranque da VMC ? É facil ?
Custos em grelhas ou caixilharia preparada para fazer admissão de ar, VMC Simples e as perdas térmicas que depois vão existir.
Encontrei um site na web que vende alguns kits VMC Duplo Fluxo a preços que me parece mais interessante, uma pessoa com alguma habilidade faz a instalação em conjunto com as especialidades.
Colocado por: DR1982e o cálculo ? E fazer o arranque da VMC ? É facil ?
Colocado por: rpmmsantosEstou também com este tema para definir...
tenho também no projeto de térmica as tais grelhas, tipo isto:https://www.renson.eu/gd-gb/producten-zoeken/ventilatie/raamverluchtingen/roosters-op-het-raam/invisivent-air/invisivent-air-light
Mas não me faz muito sentido investir em caixilharia com corte térmico, vidros XPTo e ETICs para depois abrir grelhas nas janelas.
Colocado por: sfssparece muito bom valor.
Não percebi muito bem a pergunta, neste momento tenho os engenheiros de projeto a olhar para as características da VMC.
Pelo que analisei, no meu caso tenho de renovar cerca de 210m3 ar por hora a VMC que estou a ver faz estes valores 220m3 por hora.
Tem filtros para admissão e extração de ar e faz uma permutação do ar que está a ser renovado para "aquecer" o ar novo.
O valor que estou a falar com VMC + Tubagem é cerca de 1200€, depois tem aqui algum trabalho manual que vou ser eu mesmo que vou fazer.
Colocado por: pvieira91
Também tinha essa dúvida, parecia-me um paradoxo. Investir em isolamento tão bom e depois ventilar a casa com ar frio. Contudo, do que vou vendo, os caudais são reduzidos por isso não é suposto ter grande impacto na térmica da casa.
Tenho um orçamento, já com alguns meses, de 5k + IVA para vmc duplo fluxo. Gostava de instalar isso, mas, nesta fase, o $$$ começa a falar mais alto.
Se quiser deixar uma pre-instalação o que tinha de fazer? Será que era suficiente fazer uns buracos nas paredes acima do teto falso para deixar passar as tubagens no futuro?
Colocado por: rpmmsantos
o problema é que vai (vamos) ter de instalar uma solução concreta que cumpra a taxa de renovação... sem isso não há certificado energético, e sem este não há licença de habitação
Colocado por: sfssPelo que analisei, no meu caso tenho de renovar cerca de 210m3 ar por hora a VMC que estou a ver faz estes valores 220m3 por hora.
Colocado por: fernandoFerreira
ATENÇÃO, que possivelmente esse caudal é o caudal máximo da máquina em descarga livre.
tem de pedir aos projetistas que calculem as perdas de carga da instalação, depois há 1 grafico para cada máquina, onde vê se essa máquina dá ou não.
Colocado por: sfssO máximo da máquina é 225m3 e tive agora a ver o projeto os 50% que tenho de renovar são 203m3.
Colocado por: fernandoFerreira
pois. se o maximo são 225, essa maquina não dá
Colocado por: pvieira91Na teoria, este sistema, low-cost, parece-me que vai simular uma VMC simples.
Colocado por: zed
Existem extractores de duas velocidades que estão sempre ligados em velocidade baixa e activam a velocidade superior no caso de ser usado o botão ou de detectarem maior humidade. Veja, por exemplo, a marca Vent Axia.