Iniciar sessão ou registar-se
    • RSP
    • 12 dezembro 2022

     # 41

    Isto mesmo. Obrigado.
  1.  # 42

    Colocado por: sfss

    Não percebi muito bem a pergunta, neste momento tenho os engenheiros de projeto a olhar para as características da VMC.
    Pelo que analisei, no meu caso tenho de renovar cerca de 210m3 ar por hora a VMC que estou a ver faz estes valores 220m3 por hora.

    Tem filtros para admissão e extração de ar e faz uma permutação do ar que está a ser renovado para "aquecer" o ar novo.

    O valor que estou a falar com VMC + Tubagem é cerca de 1200€, depois tem aqui algum trabalho manual que vou ser eu mesmo que vou fazer.
  2.  # 43

    VMC Duplo fluxo é o unico equipamento que lhe dá equilibrio e é o mais efeciente.
    O sistema low-cost não é de todo interesante, uma vez que o prço da caixilharia é abismal e depois vamos la colocar uma grelha e desfazemos o "brilho" do aluminio com vidro duplo etc...tudo o que for entrada de ar natural sem controlo, não é de todo benéfico e desfaz o conforto térmico que se pretende.

    Defendo a ideia que passar tubagem para o VMC com flexivel, tambem não é uma boa solução, por questoes acústicas e perdas de carga. No mercado existe a tubagem rigida anti estatico e anti bacteriano e é sem duvida a plicação mais fiável.

    Em termos de valores, existe no mercado, vlores de vmc low cost mas não representam em termos acusticos ou percentagem de recuperação, mas são baratos...se pretender algo medio - alto, já é possível obter um equipamento com percentagem de recuperação até 83% , o que faz nao ter perdas de temperatura e daí não gastar muito no aqueciemnto que adoptar, da mesma forma que no verão, se o sistema tiver "free cooling" tambem controla a entrada do ar a noite de forma a mater a casa fresca e volta ra poupar, caso tenha ar condicionado ou piso radiante hidraulico.
  3.  # 44

    Colocado por: Enigma06VMC Duplo fluxo é o unico equipamento que lhe dá equilibrio e é o mais efeciente.
    O sistema low-cost não é de todo interesante, uma vez que o prço da caixilharia é abismal e depois vamos la colocar uma grelha e desfazemos o "brilho" do aluminio com vidro duplo etc...tudo o que for entrada de ar natural sem controlo, não é de todo benéfico e desfaz o conforto térmico que se pretende.

    Defendo a ideia que passar tubagem para o VMC com flexivel, tambem não é uma boa solução, por questoes acústicas e perdas de carga. No mercado existe a tubagem rigida anti estatico e anti bacteriano e é sem duvida a plicação mais fiável.

    Em termos de valores, existe no mercado, vlores de vmc low cost mas não representam em termos acusticos ou percentagem de recuperação, mas são baratos...se pretender algo medio - alto, já é possível obter um equipamento com percentagem de recuperação até 83% , o que faz nao ter perdas de temperatura e daí não gastar muito no aqueciemnto que adoptar, da mesma forma que no verão, se o sistema tiver "free cooling" tambem controla a entrada do ar a noite de forma a mater a casa fresca e volta ra poupar, caso tenha ar condicionado ou piso radiante hidraulico.


    Julgo que um sistema com extratores e grelhas autoreguláveis garante caudais controlados. É o mesmo de uma VMC simples.
    Extração controlada e grelhas para admissão de ar. O que determina os caudais de admissão devem ser iguais aos caudais de extração que são controlados.
  4.  # 45

    btw os S&P Silent Dual 100 que encomendei do site https://ventilatory.net/ (Rep Checa) chegaram no dia 10. Parece tudo impecável. Portanto, podem comprar nesse site que é de confiança. Encomendei a 127€, agora já está a 134€. Mesmo assim é mais de 20% mais barato do que o que se vê por aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  5.  # 46

    Em conversa com um Eng Civil foi-me dito que não preciso de grelhas de admissão de ar. Tendo caixilharia com permeabilidade ao ar classe 3 não preciso de me preocupar com grelhas. Acho que ele está profundamente errado, mas quis validar aqui para ter a certeza.
    Então se alguém instalar uma VMC simples - que só faz extração - não precisa de colocar grelhas para admissão??
  6.  # 47

    A partir do momento que tem caixilharias permeáveis ao ar exterior, e um extrator mecânico a funcionar permanentemente, existe renovação de ar constante.

    Se por exemplo a VMC em extração, tira 200 m3 de ar, então tem obrigatoriamente de entrar 200 m3 de ar novo pelas diversas janelas (incluindo até o exaustor da cozinha caso não seja estanque). As janelas mais próximas contribuirão mais que as mais afastadas, mas de um modo global há movimentação do ar das janelas até aos extractores.

    A casa fica em depressão com a VMC nesse modo de extração e vai ter de equilibrar com ar novo pelas entradas disponíveis. Como não é possivel criar vácuo no interior da casa, ela vai corrigir as diferenças de pressão e admitir ar novo pelas diversas frechas e aberturas disponíveis.

    Portanto sim, com essa configuração em concreto, é possivel garantir renovação de ar (os tais 200 m3 por exemplo).
    Concordam com este comentário: Iko
  7.  # 48

    Colocado por: pvieira91Em conversa com um Eng Civil foi-me dito que não preciso de grelhas de admissão de ar. Tendo caixilharia com permeabilidade ao ar classe 3 não preciso de me preocupar com grelhas. Acho que ele está profundamente errado, mas quis validar aqui para ter a certeza.
    Então se alguém instalar uma VMC simples - que só faz extração - não precisa de colocar grelhas para admissão??


    claro que precisa. senão por onde entra o ar que a maquina tira?
  8.  # 49

    Colocado por: NostradamusA partir do momento que tem caixilharias permeáveis ao ar exterior, e um extrator mecânico a funcionarpermanentemente, existe renovação de ar constante.

    Se por exemplo a VMC em extração, tira 200 m3 de ar, então tem obrigatoriamente de entrar 200 m3 de ar novo pelas diversas janelas (incluindo até o exaustor da cozinha caso não seja estanque). As janelas mais próximas contribuirão mais que as mais afastadas, mas de um modo global há movimentação do ar das janelas até aos extractores.

    A casa fica em depressão com a VMC nesse modo de extração e vai ter de equilibrar com ar novo pelas entradas disponíveis. Como não é possivel criar vácuo no interior da casa, ela vai corrigir as diferenças de pressão e admitir ar novo pelas diversas frechas e aberturas disponíveis.

    Portanto sim, com essa configuração em concreto, é possivel garantir renovação de ar (os tais 200 m3 por exemplo).


    Mas a permeabilidade ao ar da caixilharia só permite a entrada de caudais muito reduzidos, não?
    Imagino que seja algo quase desprezível, portanto, insuficiente para garantir a o volume de admissão necessário.
  9.  # 50

    Colocado por: pvieira91Mas a permeabilidade ao ar da caixilharia só permite a entrada de caudais muito reduzidos, não?


    Imagine, tem 10 janelas, são em média 20m3 por janela/hora ou 33cl por minuto, isso é uma bufita de ar. Os mais sensíveis dos ossos talvez notem, mas é na pratica uma lata de coca cola por minuto de volume de ar renovado por janela. Não é nenhum tufão.

    A própria permeabilidade classe 3, sem auxilio de ventilação forçada, já garante alguns m3/h/m² devido às diferenças de pressão criadas causadas pelo vento nas diferentes fachadas no exterior, e interior/exterior.

    Colocado por: pvieira91Imagino que seja algo quase desprezível, portanto, insuficiente para garantir a o volume de admissão necessário.


    Como eu lhe disse anteriormente, a sua casa não vai criar vácuo. Se a VMC em modo extrator tirar 200 m3, a casa por algum lado tem de compensar e deixar entrar 200m3 para corrigir a pressão interior e igualizar-la com ao exterior. Janelas de correr, lareira, exaustor, todo as frechas e orifícios contribuem.

    press


    Se tivesse janelas oscilo-batentes, devido à estanquidade delas, já não podia ser feito assim, principalmente a nível dos quartos onde não conseguia renovar o ar nessas divisões.

    Isto é como fazer ovos, cada chefe faz à sua maneira. Não existe uma receita ideal a seguir.
  10.  # 51

    Mas assim nem temos controlo de entrada de ar. Não é suposto a entrada de ar advir das zonas secas?
  11.  # 52

    Colocado por: pvieira91Mas assim nem temos controlo de entrada de ar. Não é suposto a entrada de ar advir das zonas secas?

    exacto.
    tem de levar grelhas de admissão de ar
    está previsto na legislação
  12.  # 53

    Colocado por: Nostradamus

    Isto é como fazer ovos, cada chefe faz à sua maneira. Não existe uma receita ideal a seguir.


    Pode explicar melhor? 😂😂
 
0.0214 seg. NEW