Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei um apartamento em 2004 que foi construído à balda. Na altura não percebia muito de apartamentos e acabei por comprar este apartamento.

    De lá para cá, descobri que o apartamento era péssimo em termos de isolamento térmico.

    Por exemplo: as janelas eram todas de correr, de vidro duplo, com caixa de alumínio. No inverno as janelas suam e logo apareceu mofo na caixa da janela e nas paredes que dão para a rua.

    Quando era -2 graus lá fora, ficava 8º dentro de casa.

    Coloquei então um isolamento improvisado, com umas espumas nos vãos da janela e consegui subir a temperatura da casa de 8 para 17 graus.

    Na sala também existe uma lareira, que eu nunca usei que penso também serve para escapar o calor da casa.

    As minhas perguntas são:

    1) eu queria trocar essas janelas por umas de abrir e fechar, pois considero de correr uma porcaria. Que tipo de janelas de abrir e fechar devo instalar? PVC? Plástico?
    2) vidro duplo ou triplo?
    3) algum tipo de vidro ou material para a janela em especial?
    4) vidro com gás no interior entre uma folha e outra?
    5) alguma recomendação de marca?
    6) Devo remover a lareira?

    Que tipo de ganhos devo esperar depois duma troca de janelas como esta?
  2.  # 2

    Quanto às janelas coloquei PVC Cortizo série 70 de vidro duplo com argon.

    Quanto à espuma improvisada tenho muitas dúvidas que tenha sido a razão de uma melhoria tão grande na temperatura. Ainda acredito em 2 ou 3 graus, agora 9ºC?
  3.  # 3

    Obrigado.

    Sim, foram 9 graus porque não existia praticamente qualquer isolamento antes.

    Quanto de melhoria posso esperar com essa janela Cortizo que menciona?
  4.  # 4

    Se já tem 17o quando estão -2 na rua, não espere mais melhorias das janelas, isso é muito bom !
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, davidsousa
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoSe já tem 17o quando estão -2 na rua, não espere mais melhorias das janelas, isso é muito bom !


    Bom demais... preciso de saber esse segredo
  6.  # 6

    Por acaso... se puder enviar uma ou duas fotos de como melhorou esses vãos agradecia! Tb tenho o mesmo problema num apartamento que estou a morar temporariamente.
  7.  # 7

    Eu meti tubos como esses nos maiores vãos em todas as janelas de correr e outros mais finos nos menores.

    Existe um inconveniente que é ter de tirar quando quiser abrir as janelas, mas para janelas que tinham isolamento térmico próximo de zero, isso resultou muito. Colocar os tubos mais finos não adiantou muito.
      2338724.jpeg
    • divv
    • 17 dezembro 2022

     # 8

    Colocado por: baseMarcianaI put tubes like these in the biggest gaps in all the sliding windows and thinner ones in the smaller ones.

    There is an inconvenience, which is having to remove them when you want to open the windows, but for windows that had close to zero thermal insulation, this worked a lot.Making the tubes thinner didn't do much good.
      2338724.jpeg


    Posso perguntar onde comprou estes tubos? Obrigada.
  8.  # 9

    Numa loja de ferragem.

    Exemplo:

    https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/isolamento/isolamento-acustico/tubo-isolante-polietileno-nu-16x6-2m-19792486.html

    Esses tubos vêm em vários diâmetros. Meça a sua janela antes e compre o dobro do diâmetro. Exemplo: se o intervalo a preencher for de 1cm, compra de 2 cm.

    Esses tubos são vendidos em varas de 2m a 0,99€ na leroy.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: divv
  9.  # 10

    Honestamente, se já conseguiu essa melhoria toda com as alterações nas janelas, creio que vai estar a deitar dinheiro fora ao trocá-las... A não ser que tenha outro propósito que não o isolamento, claro.

    Tenha atenção ao resto das janelas do prédio (sei de casos de janelas novas que tiveram que ser trocadas por serem muito diferentes das existentes), e à (necessária) ventilação da casa. Mas qualquer técnico lhe referirá estes aspectos, creio.
  10.  # 11

    Aproveitando o título e para não duplicar, apresento um caso mais extremo, em que a temperatura não é o principal problema, essencialmente porque o frio não é muito, mas a humidade e o mofo são:

    Aluguei uma casa em Abril numa região onde chove bastante. A casa está "metida" numa encosta virada a Norte, de imediato deu para perceber que as lojas (arrumos, lavandaria) do piso térreo (semi-cave, já que está abaixo do nível da rua) seriam bastante húmidas e, chegado o Verão, móveis e roupa que ai coloquei já estavam cobertos de mofo... Esperava contudo que o piso superior (quartos, sala e cozinha) escapassem.

    Depois de 10 dias fora no final de Novembro, ou seja, após um período em que a casa não foi aquecida, nem arejada, o cenário era o pior: a parede virada a Norte e parte das paredes laterais nesse quarto exibiam amplas manchas de mofo, que tomou também conta das linhas de caixilhos de todas as portas e janelas. Os móveis que não escaparam, a roupa que estava dentro também não. O tecto da casa de banho, que não tem ventilação - nem uma simples ventax - era (e é) um contínuo de manchas sobre a zona de duche.

    A casa é aquecida por uma salamandra, que funciona umas 8h por dia e aquece bem a maioria da casa, e ainda dois radiadores eléctricos, que só são desligados quando o ambiente aquece demasiado. As janelas são abertar ou entre-abertas regularmente sempre que náo chove, tenho enxugado água de condensação com toalhas. Apesar disto, o mofo voltou a instalar-se nalgumas superfícies, há escorrências no corredor e gotas de condensação dos guarda-fatos. Julgo que já perceberam o cenário...

    A meu ver, a razão de tudo isto é que o empreiteiro que fez a obra se limitou a esconder as paredes de pedra (com ou sem juntas preenchidas por dentro, penso que e irrelevante) com placas do pladur do mais simples (não hidrófugo). Ou seja, estamos metidos numa caixa de gesso, altamente permeável, por trás da qual estão bolsas de humidade e escorrência formadas no interior das paredes de pedra (granito). Para ajudar, a parede do corredor encosta à casa do lado, e sobre ela vertem duas águas...

    Pergunta: uma situação destas vai lá à base de desumidificador?! Nunca usei um mas, da pesquisa que fiz, um equipamento eficaz ainda é bastante caro, ter um por divisão é inviável - e sito é uma casa com uma renda relativamente alta, com obras acabadas de fazer...
  11.  # 12

    Colocado por: baseMarcianaNuma loja de ferragem.

    Exemplo:

    https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/isolamento/isolamento-acustico/tubo-isolante-polietileno-nu-16x6-2m-19792486.html

    Esses tubos vêm em vários diâmetros. Meça a sua janela antes e compre o dobro do diâmetro. Exemplo: se o intervalo a preencher for de 1cm, compra de 2 cm.

    Esses tubos são vendidos em varas de 2m a 0,99€ na leroy.


    Mas onde meteu os tubos na caixilharia? Fiquei curioso pois onde moro atualmente também tenho alguma necessidade de isolar…
  12.  # 13

    Colocado por: baseMarcianaColoquei então um isolamento improvisado, com umas espumas nos vãos da janela e consegui subir a temperatura da casa de 8 para 17 graus.

    A subida de temperatura de facto é muito grande, mas imagino que o cenário sejam umas janelas tipo lixo do género destas, em que se vê a rua, desimpedido.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1719743
    Que também eram assim lá em casa. Troquei tudo por PVC de bater com oscilobatente.

    Colocado por: baseMarcianaExiste um inconveniente que é ter de tirar quando quiser abrir as janelas

    Antes de trocar as minhas janelas ainda andei a procurar soluções desse género. Cheguei a encontrar uns vídeos de malta que colocava tiras de espuma assim, ao longo dos perfis e com bons resultados. Por exemplo:
    https://www.youtube.com/watch?v=gCSzAzql0lQ

    Para mim essas janelas são lixo, não há aí nada a aproveitar.

    Além da janela, se tiver estores com caixa interior pode e deve dar alguma atenção à caixa e fita. Há muitos, muitos tópicos sobre isso, por exemplo:
    https://forumdacasa.com/discussion/75830/la-de-rocha-e-cortica-em-caixa-de-estores/
  13.  # 14

    Colocado por: davidsousaPergunta: uma situação destas vai lá à base de desumidificador?! Nunca usei um mas, da pesquisa que fiz, um equipamento eficaz ainda é bastante caro, ter um por divisão é inviável - e sito é uma casa com uma renda relativamente alta, com obras acabadas de fazer...

    Isso parece ser um problema completamente estrutural que não vai lá a desenrascar com desumificador... É um problema para o senhorio resolver, se a renda é cara acho que o melhor a fazer é procurar outras paragens...
    De qualquer forma sim, para não continuar a dar cabo da roupa e dos móveis, é começar por aí.
 
0.0200 seg. NEW