Colocado por: jorgealvesqualquer sistema de PRH apresenta uns gráficos onde tem definidas as potencias fornecidas e as potencias absorvidas por unidade de superfície,
na marca que habitualmente trabalho a potencia absorvida para um espaçamento de 10 ronda os 35w\m2, com base nisto e para 173M2 dará uma potencia nominal de 6.12Kw adicionando o coeficiente de simultaneidade de 80% precisa de 4.6Kw nominais á temperatura minima do local, assumindo que estaríamos numa zona climática I1 onde as temperaturas exteriores nunca baixam dos 5ºC poder-se-ia usar a maquina de 6Kw que mesmo assim estaria com alguma folga.
fazendo o mesmo calculo para uma instalação convencional que precisa de 50w\m2 daria 6.9Kw, dai a minha recomendação 8Kw.
é tudo uma questão de fazer as contas sabendo que se a maquina faz AQS convém considerar esse fator
capoto, caixilharia e estanqueidade entra nos cálculos da energia consumida e não na potencia requerida do sistema.
Colocado por: FilipeJAAO facto da bomba de calor ir ficar longe da central onde ficará o depósito de inércia, poderá haver alguma "perda de rendimento" que possa justificar o aumento de potência em KW da bomba de calor, ou não tem nada a ver?a potência não será afetada mas sim o consumo energetico se o isolamento das tubagens não for adequado.
Obrigado
Colocado por: jorgealvesMas para que é que gastou dinheiro nisso, a bomba de calor tem circulador incorporado
Colocado por: FilipeJAAtendo a BC grupo hidráulico e levado o sistema um depósito de inércia e recuperador de calor a lenha com caldeira?nesse cenario já pode ser preciso ou na mesma ser dispensavél dependendo de como é feita a interligação do recuperador com o deposito de inercia e com a bomba de calor.
Colocado por: jorgealvesnesse cenario já pode ser preciso ou na mesma ser dispensavél dependendo de como é feita a interligação do recuperador com o deposito de inercia e com a bomba de calor.
Colocado por: FilipeJAAOk. E sobre a questão inicial, sabe se esta bomba é suficiente para fazer o radiante todo da casa?o circulador é mais do que suficiente tendo ainda bastante margem de manobra.
Colocado por: FilipeJAAEstes números 25/6, 25/7,5 e 25/8 que vem nas referencias das bombas tem a ver com o caudal da bomba?
Colocado por: jorgealveso circulador é mais do que suficiente tendo ainda bastante margem de manobra.
mas não tem um instalador a conjugar todos os elementos necessários e obrigatórios?
é que meter um recuperador na equação não é assim tão trivial como isso.
Colocado por: martins7Bom dia. Vou estou a pensar instalar uma bomba de calor para aquecimento e arrefecimento piso radiante + aqs. 52m2 zona centro
Tenho um orçamento mitsubishi 6kw
SUZ-SWM60VA2
Tenho outro Samsung EHS R290 5kw
Ambos na casa dos 15000 euros.
Alguém me sabe ajudar se há outras
marcas mais em conta e se estes
valores são correctos. Obrigado
cumprimento. Paulo Martins
Colocado por: Davidlopesa BC e mantém os 60 graus, e o piso radiante tem uma válvula misturadora na entrada regulada a 35 grausisso nao esta a funcionar de maneira muito eficiente
Colocado por: DavidlopesSerá que vai ser económico?qual è mais econômico? Conduzir a 150kms/h ou a 50kms/h?
Colocado por: jorgealvesqual è mais econômico? Conduzir a 150kms/h ou a 50kms/h?
É exatamente o que se passa no seu sistema, a bomba faz 60°C (onde é altamente ineficiente) e depois reduz para o PRH.
Mais eficiente, fiável e duradouro seria fazer somente o que o piso precisa e ter comutação para dar apoio ao depósito AQS quando fosse necessário.