Iniciar sessão ou registar-se
    • Art
    • 25 janeiro 2010

     # 1

    Boa noite.
    Mais uma dúvida (é o que deve acontecer a todos os que iniciam uma construção).
    Para pedir a baixada de luz para obras vou ter que comprar um quadro de obras que me vai custar nada mais nada menos que 610€?!?! Para depois encostar a um canto? Não entendo...
    A juntar a esse valor o serviço do electricista com o restante material e ainda o que diz respeito à EDP que é a baixada e respectivo poste, vai com certeza atingir um valor fantástico!
    Só queria que alguém me confirmasse se realmente é com estes valores que tenho que "jogar" ou se estou a ser levado por não perceber nada.
    Obrigado.
    • eu
    • 25 janeiro 2010 editado

     # 2

    Normalmente os electricistas já têm quadros de obras, que usam nas obras que lhes são adjudicadas.

    Digamos que a instalação do quadro de obras faz parte da empreitada. No fim da obra, o electricista leva o quadro para outra obra.

    De qualquer das formas, uma quadro de obras totalmente equipado nunca custaria 610 euros, no máximo dos máximos, 150 euros...
    • Mac
    • 25 janeiro 2010

     # 3

    Mas deve ser, suponho, o empreiteiro a colocar o quadro de obras. Normalmente eles têm alguns e vão mudando de obra.
    Se tiver você de comprar pode sempre tentar comprar usado. está um á venda por 50€
    http://coimbracity.olx.pt/quadro-eletrico-iid-68081164
  1.  # 4

    Art
    Essa é uma dúvida que nem sequer deveria existir.
    Para se construir uma obra é necessário que haja um empreiteiro responsavel.
    Esse empreieteiro sabe que precisa de electricidade.
    A sua responsabilidade é apenas de fazer o contrato e pagar a continha ao fim do mês se outra coisa não estiver defenida.
    Afinal que raio de empreieteiro é o seu

    : )))
    • eu
    • 25 janeiro 2010

     # 5

    Colocado por: Mac
    Se tiver você de comprar pode sempre tentar comprar usado. está um á venda por 50€
    http://coimbracity.olx.pt/quadro-eletrico-iid-68081164


    Não comprem aquilo! Não respeita o nível de protecção IP requerido e a EDP provavelmente recusará a ligação.
  2.  # 6

    Qualquer quadro de obras mesmo que seja da responsabilidade do dono de obra tem que cumprir a legislação e tem que haver um termo de responsabilidade passado por um electricista inscrito na DGE se não a EDP não faz a ligação.
    Para além da EDP a ACT também tem por habito fiscalizar os QE e não é a 1ª obra que eles obrigam a parar até que sejam corrigidas anomalias nos QE.
    Uma instalação electrica com problemas costuma ser tão grave como um andaime de 10m de altura sem qualquer segurança.
    Quando aconteçer um acidente (sim pk o acidente é das coisas mais teimosas que há, se embirrar em acontecer acontece mesmo) voçê quer ficar responsavel pelas consequências?
    • naar
    • 25 janeiro 2010

     # 7

    Concordo com tudo e ainda não conhecia esta frase! :))

    Colocado por: zedasilvaQuando aconteçer um acidente (sim pk o acidente é das coisas mais teimosas que há, se embirrar em acontecer acontece mesmo) voçê quer ficar responsavel pelas consequências?
  3.  # 8

    Ho naar
    Voçê com tantos anos disto ainda não tinha percebido que o acidente é como as mulheres?
    Quando embirram ...

    :))
    • Art
    • 25 janeiro 2010

     # 9

    Pelo que me foi dito, e não foi só uma pessoa, agora um quadro para obras tem obrigatoriamente que ser omolgado e feito numa empresa certificada.
    E já agora zédasilva, o empreiteiro nada tem a haver com a parte eléctrica a não ser que seja uma obra com chave não mão, o que não é o caso. E se ele precisa de electricidade sou eu que a tenho que pagar.
    Tudo isto não se resume apenas a ficar comodamente em casa a ver televisão e esperar pelo final do mês para pagar a tal continha...
    • naar
    • 25 janeiro 2010

     # 10

    Colocado por: ArtPelo que me foi dito, e não foi só uma pessoa, agora um quadro para obras tem obrigatoriamente que ser omolgado e feito numa empresa certificada.
    E já agora zédasilva, o empreiteiro nada tem a haver com a parte eléctrica a não ser que seja uma obra com chave não mão, o que não é o caso. E se ele precisa de electricidade sou eu que a tenho que pagar.
    Tudo isto não se resume apenas a ficar comodamente em casa a ver televisão e esperar pelo final do mês para pagar a tal continha...


    Pois, existe o reverso do cliente/empreiteiro.

    De qualquer forma o preço é exagerado, já consultou alguma casa/armazém de material eléctrico?
    • eu
    • 25 janeiro 2010

     # 11

    Já agora, verifique se o quadro tem um diferencial de alta sensibilidade. É obrigatório.
  4.  # 12

    Art
    O empreiteiro tem a ver contudo o que aconteçer na sua obra. Mesmo que ele ou voçê diga que não.
    Não podem haver obras de administração directa em que o dono de obra trata de cada especialidade e ninguem se responsabiliza por nada.
    Voçê pregunta-me:
    -Não? Indico-lhe já meia duzia.
    Pois é verdade que existem mas acredite que que talvez nessa meia duzia que voçê conheçe em 2 ou 3 já houveram problemas com graves consequências (quase sempre monetárias) para o dono de obra.
    È claro que nem voçê nem os vizinhos imaginam pois qd isso aconteçe as pessoas calam-se mto caladinhas pois ninguem gosta que se saiba que afinal me saiu o tiro pela colatra.
    Não pense que defendo a 100% as obras do tipo chave na mão, nem os donos de obras que ficam sentados no sofa á espera que a obra acabe.
    Apenas o quero alertar para algumas das "chatiçes" que aconteçem por essa obras fora.
  5.  # 13

    Colocado por: euJá agora, verifique se o quadro tem um diferencial de alta sensibilidade. É obrigatório.


    ... e fio terra e mais umas quantas mariquiçes com que os senhores da ACT costumam embirrar.
    Algumas delas verdadeiramente estupidas até para mim que tenho obrigação de concordar com elas.
    • eu
    • 25 janeiro 2010

     # 14

    Mas os senhores da ACT percebem alguma coisa de electricidade ? ;)
  6.  # 15

    Claro que percebem!
    Então a maioria até são advogados.
    • naar
    • 25 janeiro 2010

     # 16

    Colocado por: euMas os senhores da ACT percebem alguma coisa de electricidade ? ;)


    Devem perceber pelo menos 2 coisas! Dá choque e dói que se farta!

    Para mim a electricidade é o melhor numa obra! Ou dá ou não dá. Não há meio termo!
    • Art
    • 25 janeiro 2010

     # 17

    Ok. Mas continuo sem saber quanto custa afinal esse magnifico quadro que agora tem que ter tudo e mais alguma coisa senão a EDP não aprova.
    Fazendo uma busca na net também se encontram quadros a esses valores.
    Estou aqui para aprender, consigo e com outros que se disponibilizem a ajudar quem nada percebe.
    O que é pena é que tudo o que for aprendendo de nada me servirá porque não tenciono meter-me noutra..
    Bem que me sirva pelo menos para ajudar que vier atrás
  7.  # 18

    Colocado por: ArtOk. Mas continuo sem saber quanto custa afinal esse magnifico quadro que agora tem que ter tudo e mais alguma coisa senão a EDP não aprova.
    Pode não lhe custar nada, se você passar essa responsabilidade para o empreiteiro-geral, e ele a passar para o subempreiteiro que faz a instalação electrica.
    Como TODOS os empreiteiros/subempreiteiros que você contrata têm que ser certificados, de certeza que o «electricista» tem lá na oficina uns quadros já preparadinhos para emprestar às obras que lhe são adjudicadas.
  8.  # 19

    Art
    Não desanime. Veio ao local ideal para aprender. Umas horas por aqui é melhor que meio ano numa faculdade.
    Aqui aprendemos todos uns com os outros. Em especial com os erros :)))
    Quanto ao quadro aconselho-o a falar com o electricista a quem vai adjudicar a obra pois eles tem já quadros para essas situações e voçê vai sempre precisar do termo de responsabilidade. Se ainda não decidiu qual o electricista fale com o empreiteiro pois eles tem sempre um electricista amigo que desenrrasca isso.
    Vá-se mantendo por aqui e vai ver que quando terminar a sua obra vai estar com "estaleca" para fazer outro, isto das obras é viciante
    : )))
    • naar
    • 25 janeiro 2010

     # 20

    Colocado por: ArtOk. Mas continuo sem saber quanto custa afinal esse magnifico quadro que agora tem que ter tudo e mais alguma coisa senão a EDP não aprova.
    Fazendo uma busca na net também se encontram quadros a esses valores.
    Estou aqui para aprender, consigo e com outros que se disponibilizem a ajudar quem nada percebe.
    O que é pena é que tudo o que for aprendendo de nada me servirá porque não tenciono meter-me noutra..
    Bem que me sirva pelo menos para ajudar que vier atrás


    Esses quadros há-os dos mais varhiados preços porque depende do equipamento que trazem, tipo de tomadas, nº circuitos, etc; o que eu faria:

    Amanhã telefonava para 2/3 armazenistas de material eléctrico e perguntava quanto custa um quadro de obra homologado e básico para uma obra.
 
0.0195 seg. NEW