Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: N Miguel OliveiraNa minha opinião, reúna com um Arquitecto, leve todos os documentos que tiver e bastantes fotografias, ou combine com ele no local, e averigue junto dele, se aquilo que fez é passível de ser legalizado ou não.

Agora que sei que é arquiteto, o Miguel presta esse serviço?
  2.  # 2

Colocado por: thisemptyQuanto ao resto eu já sei que garagem e o sótão não se destinam a áreas habitáveis para quartos e cozinhas. Se não soubesse não tinha vindo perguntar se são de opinião que tente legalizar ou que fique quietinho.

E já lhe responderam uma data de vezes mas você insiste em sacar daqui um sim ou não.

Vá com alguém que tenha a paciência e tempo (e que provavelmente cobrará por isso) para ler as leis e conheça o funcionamento e interpretação do seu municipio sobre as áreas. Alguém que veja se os documentos que tem correspondem à casa que comprou com rigor, e que meça as obras que fez e faça a sua interpretação se aquilo exige licença ou não. Mas sobretudo, que depois de estudar o seu caso lhe diga que aquilo que você fez é passivel de ser legalizado.

Depois de saber isso tudo. Venha aqui pedir um Sim ou Não. E cada um, mais rufia ou aprumadinho lhe diz o que acha. Neste momento, é dificil opinar pois não se sabe nada que jeito tenha do que fez ou deixou de fazer, se comprou bem, como estão os papeis na câmara, etc.

Já agora, ainda lhe deixo mais uma dica. As câmaras geralmente não querem saber do que dizem as cadernetas prediais das finanças. É um documento que vale zero, ou quase. O que mais importa é a certidão permanente da conservatória.

Aqui, sem prestar mais informação só anda a perder o seu tempo, e da malta que ainda tem paciência para responder :) pois baseamo-nos em meras suposições.

Se não tem vontade de mexer em papeis, pois não mexa. Esteja quietinho. Depois vê-se :/
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thisempty
  3.  # 3

Colocado por: N Miguel OliveiraComo o caso da cozinha por exemplo da garagem. A casa pertence a algum loteamento? Está descrita a função do piso inferior? E o sótão? Já tinha escadas de acesso? A área habitável como é que é a mesma, sendo que agora tem mais 4 quartos? Etc etc... Não precisa de responder, tem é que informar-se do que fez, antes de meter papeis alguns. Por vezes o melhor é estar quieto. Um documento fundamental é o projecto original da casa. Se é de 74 já deve ter.

Na planta e caderneta predial a garagem aparece exatamente como garagem. A cozinha e WC que lá estavam já eram ilegais, portanto.
    Sim, a casa pertence a loteamento, é zona urbanizada, com tudo certinho (se é que é a isso que se refere. Se não for desculpe a ignorância).
    O sótão já tinha escadas de acesso, mas era um sótão em bruto, e na caderneta predial não aparece como área útil, deduzo que fosse ilegal torná-lo em área habitável.
    Eu eliminei as escadas exteriores de acesso e construí umas escadas interiores para o sótão.
    Eu não disse que a área habitável agora era a mesma de antes. Existe algum equívoco.

Não lhe respondi nada disto antes, pq o Miguel disse que não era pra responder.
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Vá com alguém que tenha a paciência e tempo (e que provavelmente cobrará por isso) para ler as leis e conheça o funcionamento e interpretação do seu municipio sobre as áreas. Alguém que veja se os documentos que tem correspondem à casa que comprou com rigor, e que meça as obras que fez e faça a sua interpretação se aquilo exige licença ou não. Mas sobretudo, que depois de estudar o seu caso lhe diga que aquilo que você fez é passivel de ser legalizado.

Certo. O Miguel faz isso? Ou sabe-me indicar alguém que faça?
  5.  # 5

Colocado por: thisemptyAgora que sei que é arquiteto, o Miguel presta esse serviço?

Não para a sua zona.
  6.  # 6

Colocado por: thisemptyNão lhe respondi nada disto antes, pq o Miguel disse que não era pra responder.

Está dificil.
    Informações às pinguinhas não dá. Leve os documentos e fotos a um Arquitecto ou Advogado. Há alguns arquitectos neste fórum da sua zona, como o marco1 por exemplo. Tem o Google também. É um procedimento simples.
  7.  # 7

Está dificil.
    Informações às pinguinhas não dá. Leve os documentos e fotos a um Arquitecto ou Advogado. Há alguns arquitectos neste fórum da sua zona, como o marco1 por exemplo.

Está difícil como? Informações às pinguinhas? Não percebi agora.
    Pronto, e o que eu já perguntei várias vezes é se conhecem um Arquitecto. Pelos vistos respondem que tenho que ir a um, mas nem se acusam.
    Vou googlar então.
  8.  # 8

Há alguns arquitectos neste fórum da sua zona, como o marco1 por exemplo. Tem o Google também. É um procedimento simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:thisempty

O marco1 respondeu-me isto, não deve ser da minha zona:
    "isso não conta
    em relação a gabinete não tenho nenhuma referencia para essa zona, terá que fazer pesquisa na net ou tentar por aqui."
  9.  # 9

Colocado por: thisemptyEstá difícil como? Informações às pinguinhas? Não percebi agora.
    Pronto, e o que eu já perguntei várias vezes é se conhecem um Arquitecto. Pelos vistos respondem que tenho que ir a um, mas nem se acusam.
    Vou googlar então.

Não, você começou por tentar perceber se precisa de meter papeis ou melhor estar quieto. Arquitectos é o que mais há neste país. Google - sua zona - enter - contacto - ligar - combina reunião... tá feito. Não é rocket science.

Agora ponha-se no lugar de quem o lê. "Ora este artista começa com candongas, gasta uma pipa de massa em obras mas não tem 1h para ir à câmara perguntar se o que planeia fazer é legal ou não. Agora que está feito, tenta adivinhar se fez bem ou mal... pois começa a ver os inconvenientes do papel não refletir a realidade. Vira-se contra quem perde tempo a tentar ajudá-lo. Ainda por cima, para um Arquitecto este é um serviço sem nenhum tipo de interesse creativo ou entusiasmo profissional. É um processo chato, enfadonho. Juntando a isto, a atitude do cliente que discute para ter razão..."

Vá a um gabinete, com factos, documentos e fotos, medidas, etc... responta ao que lhe perguntarem e deixe-o trabalhar. A ladaínha do que os vizinhos fazem ou do que você acha que está correcto ou não só criam confusão e perda de concentração no que interessa, que é: pode ou não ser legalizável. Ele já lhe dirá.
    Muito provavelmente está-se a criar uma tempestade num copo de água sem razão alguma.
  10.  # 10

Colocado por: thisemptyO marco1 respondeu-me isto, não deve ser da minha zona:
    "isso não conta
    em relação a gabinete não tenho nenhuma referencia para essa zona, terá que fazer pesquisa na net ou tentar por aqui."

Pronto. Ora aí estava uma das muitas boas respostas que teve.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  11.  # 11

Colocado por: thisemptyNesse print que postou não li nada. Nem vc.

Humm... no print não consegui ler qual é o Decreto aplicável, e ainda por cima, está a afirmar que eu não li o conteudo do Decreto em apreço.

Boa sorte com essas leituras que faz.

Comece por ler, atentamente, o Decreto, e depois, se for pessoa com nobreza para isso, escreva aqui a sua (re)interpretação do conceito de área de construção, e, já agora, se (na sua "melhor" opinião) as obras que realizou terão alterado esse índice (face ao que está registado na certidão de registo predial).
  12.  # 12

Colocado por: ricardo.rodrigues

Humm... no print não consegui ler qual é o Decreto aplicável, e ainda por cima, está a afirmar que eu não li o conteudo do Decreto em apreço.

Boa sorte com essas leituras que faz.

Comece por ler, atentamente, o Decreto, e depois, se for pessoa com nobreza para isso, escreva aqui a sua (re)interpretação do conceito de área de construção, e, já agora, se (na sua "melhor" opinião) as obras que realizou terão alterado esse índice (face ao que está registado na certidão de registo predial).

Eu não disse que vc não leu o decreto, eu disse que no print que vc tirou não fala lá nada disso. Não printou o decreto todo, pois não?
    Depois ainda faz ironias com as minhas leituras e dá lições de nobreza. Esta gente ofende-se com tudo. Queria à força que eu lesse algo que não está lá. Enfim.
    • Iko
    • 19 dezembro 2022 editado

# 13

Eu não sou arquitecto mas sei que os arquitectos que aqui falaram (e não só arquitectos), tem razão.

Sótãos e caves podem ou não contar como área de construção, se inicialmente a casa em si tinha 120m2 de área habitacional e agora passar a ter 180m2, houve sim um aumento de área de construção, (Não confundir com área de implantação ). É confuso? Talvez, mas é assim que fizeram e deram o nome ás coisas.
    Tenha a humildade de perceber o que os entendidos lhe estão a dizer, eu não sou entendido, mas acho que não estou a dizer besteira nenhuma.
  13.  # 14

Colocado por: thisemptyQueria à força que eu lesse algo que não está lá. Enfim.

E um cafezinho, não?
    Já lhe disseram um dos decretos, Google - DL 5/2019 - enter... depois vai à câmara ver se entendem o mesmo que você.
    O ricardo.rodrigues foi um sacana, meteu ali um print quando devia era ter lido o decreto todo e sublinhado o que importa para o senhor não perder tempo...
  14.  # 15

Colocado por: N Miguel OliveiraO ricardo.rodrigues foi um sacana
    é com cada um que nem lhe digo .. ;)
  15.  # 16

Malandros, pá !
  16.  # 17

Lol
  17.  # 18

Colocado por: thisemptyOlá a todos,
    Há coisa de 6 anos comprei uma moradia de 1974. Entretanto gastei uma pipa de massa a fazer obras de remodelação. O problema é que algumas das obras penso que requerem licença e eu não pedi.

Passo a detalhar:
    A moradia era térrea com 3 assoalhadas e um sótão muito bom. Tinha ainda uma garagem que não servia de garagem e já tinha uma cozinha lá dentro.
    O que eu fiz foi aproveitar o sótão e construir 4 quartos e 1 WC. Na garagem remodelei a cozinha e adicionei 1 WC e construí um telhado. Na parte térrea da moradia eliminei um quarto e aumentei o tamanho da sala e fiz suite do outro quarto, mas sei que para estas mudanças na parte térrea não necessito de licença.
    Ora, tenho pessoas que me dizem para me deixar estar quieto pq se eu quiser legalizar tudo vou gastar muitos milhares de euros. Mas às vezes ponho-me a pensar em vender a casa para ir viver para outro lugar e sei que vou ter problemas. Nomeadamente que imaginando que a casa valha por exemplo 400.000€, no caso do comprador pedir empréstimo ao banco, a avaliação bancária será muito abaixo disso, pq não contempla as obras feitas, já que na planta uma garagem e um sótão não valem como área habitável.
    Claro que posso vender na mesma a alguém que não esteja quase totalmente dependente do empréstimo bancário e que tenha capital próprio para dar 40 ou 50% de entrada, mas claro que não é a mesma coisa que ter a casa avaliada pelo banco pelo real valor dela.

Com tudo isto, o que eu queria saber era quais os passos que eu devo seguir para tentar legalizar isto tudo e ficar tudo certinho. E se é uma boa ideia ou não, já que já ouvi falar que há coisas que não deixam legalizar e mandam demolir e para correr esse risco prefiro estar quietinho.

Muito obrigado,
    João Pereira

Se não pensar em vender brevemente deixe estar isso como está, não invente.
    Se um dia pretender vender tente pedir uma opinião a uma imobiliária do melhor a fazer.
  18.  # 19

E um cafezinho, não?
    Já lhe disseram um dos decretos, Google - DL 5/2019 - enter... depois vai à câmara ver se entendem o mesmo que você.
    O ricardo.rodrigues foi um sacana, meteu ali um print quando devia era ter lido o decreto todo e sublinhado o que importa para o senhor não perder tempo...

Outra vez arroz? Adiante homem. Já deu a sua contribuição. Já lhe agradeci. Há mais tópicos por aí, creio eu.
    Acho que o rapaz não precisa de guarda costas. Apenas referi que no print não vinha lá nada disso. Se o Ricardo se deu ao trabalho de colocar o print deduzi que fosse para eu ler a parte específica que ele me referiu. Se não o print é escusado e não serve para nada, bastava referir o artigo.
    Mas vc não perde uma cmgo, vai lá vai. Tudo serve pa vir mandar mais uma bicada. Nem tou vestido de vermelho.
  19.  # 20

Ehehheeh é isso mesmo. :)
    Concordam com este comentário: thisempty

0.0258 seg. NEW