Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Esta casa pertence e um familiar meu e este está a vendê-la neste momento.
    A casa é anterior a 1951, pelo que é “legal”.
    Surgiu a questão do futuro comprador, quando pedir empréstimo, terá que inevitavelmente haver um processo de avaliação da casa por parte de um avaliador.

    Como funciona esse processo para uma casa deste género? Como decorre o processo de avaliação para uma casa tão antiga como esta? “Valerá” alguma coisa?
  2.  # 2

    asd2
    asd1
    asd
  3.  # 3

    vale nem que seja pelo terreno e pelo direito de construir pelo menos a área de construção da ruina.

    agora pela construção em si isso vale pouco.
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantosvale nem que seja pelo terreno e pelo direito de construir pelo menos a área de construção da ruina.

    agora pela construção em si isso vale pouco.


    Qual seria a avaliação por exemplo para um crédito habitação?
    Nunca seria 0 certo? Apesar de ser ruína, a casa pode ser reconstruída e está legal.
  5.  # 5

    Tem a declaração camarária atestando que o imóvel é anterior a 1951?

    Colocado por: Could247Qual seria a avaliação por exemplo para um crédito habitação?
    Nunca seria 0 certo? Apesar de ser ruína, a casa pode ser reconstruída e está legal.
  6.  # 6

    Colocado por: ADROatelierTem a declaração camarária atestando que o imóvel é anterior a 1951?



    Sim tenho
  7.  # 7

    Eles avaliam isso por vários prismas, por isso terá sempre valor. O terreno tem valor (dependendo da área e da zona), a contrução em si também (se calhar pouco)... Depois avaliam pela perspectiva de mercado, e se calhar será essa a que dará um maior valor.
  8.  # 8

    é ir na câmara municipal e pedir um PIP.
    Se der para construção em altura , a avaliação é logo outra e multiplica várias vezes o valor tributário.
    Parece ainda por cima estar devoluta , mais facilmente se vende ( do que se tivesse inquilinos antigos e vitalícios ).
    Se não tiver apressado na venda, fale com uma ou duas imobliárias que fazem uma "avaliação de mercado". Se tiver perto de um polo de universidades por exemplo, de repente aparece um fundo de investimento para edificar 03 pisos e criar T0 e alugar a estudantes por 400€ ( como tenho visto no porto).
  9.  # 9

    Muito bom, é um documento importante.
    Relativamente à sua pergunta, claro que tem sempre valor.
    O processo de avaliação é semelhante: o comprador contacta o banco, o avaliador desloca-se ao local e é feita a avaliação.
    Dado o actual estado de conservação do imóvel, poderá aumentar o valor esperado se, por exemplo, houver um Pedido de Informação Prévia ou mesmo Projecto de Arquitectura.

    Colocado por: Could247

    Sim tenho
  10.  # 10

    ou simplesmente avaliar pela capacidade construtiva do terreno que até parece boa face á envolvente
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    •  
      rdc81
    • 21 dezembro 2022

     # 11

    O valor do imóvel será obtido comparando-o com outros imóveis similares e em estado similar na zona. Esse será sempre o valor que prevalece na avaliação bancária.

    O banco irá emprestar ao comprador segundo aquilo que ele lá for construir. Se o PDM permitir a construção de um edifício multifamiliar e o comprador quiser pedir empréstimo para isso, tem de apresentar ao banco um projecto aprovado pela câmara e não um PIP. Nesse cenário, o avaliador irá fazer a comparação com outros edifícios muiltifamiliares da zona. Se o comprador só quiser construir uma moradia, também precisará de apresentar o projecto, mas o banco não lhe vai emprestar o valor que custa construir um prédio de vários andares!

    Se não apresentar projecto, o avaliador irá comparar o imóvel em questão com outros similares da zona, ou seja: ruínas com áreas de construção e terrenos similares.

    Fonte: sou avaliador imobiliário registado na CMVM e faço avaliações para a banca há anos.
  11.  # 12

    boa rdc81

    isso é ser taxativo, agora imagine que tem essa ruina da foto numa zona da cidade em que o solo está em alta, acha que a avaliação será pela ruina em comparação com outras ruinas da zona?
    enfim.
  12.  # 13

    Colocado por: rdc81Fonte: sou avaliador imobiliário registado na CMVM e faço avaliações para a banca há anos.

    Não percebo como é que um avaliador imobiliário que só conhece o método comparativo ainda não foi despedido.
  13.  # 14

    O terreno valerá o VAL do projeto a desenvolver. É o que isso vale. Agora para Crédito habitação será dificil pois não existem condições de habitabilidade e o banco não empresta.
  14.  # 15

    e se não houver projeto?
    enfim não insisto mais.
  15.  # 16

    Colocado por: marco1e se não houver projeto?
    enfim não insisto mais.


    Analisa-se o potencial construtivo (máxima e melhor utilização), estima-se os custos e proveitos, calcula-se um DCF com o tempo esperado para investimento e retorno, e dai sairá uma VAL.

    Haverá um projeto a desenvolver, um terreno vale o que nele se pode construir, expurgado de custos, e taxas de retorno consideradas aceitavas para o tipo de projeto, zona em que se inseres e perfil tipo de investidor que costuma encarar esse tipo de asset.
  16.  # 17

    Ou o Marco fazia as contas como, no limbo? terá sempre de haver um imóvel que se irá construir, digo eu.

    Outro ponto para Crédito hipotecário puro este tipo de imóveis por norma não obtêm crédito, e crédito à construção para desenvolvimente implica por norma ser proprietário do terreno.
  17.  # 18

    MS

    não ensine a missa ao padre

    alias já concordou comigo, capacidade construtiva, e para isso não é preciso projeto basta ler o pdm da camara para essa zona.
  18.  # 19

    Colocado por: marco1MS

    não ensine a missa ao padre

    alias já concordou comigo, capacidade construtiva, e para isso não é preciso projeto basta ler o pdm da camara para essa zona.


    Creio que também não me vai querer ensinar a fazer avaliações, e se ler a minha frase valerá o VAL do projeto a desenvolver, Projeto hipotético a construir, não referi em momento algum projeto aprovado, plantas apresentadas ou qq outra forma.

    Agora haver sempre um projeto a desenvolver e o terreno vale o VAL desse projeto.

    Já agora se um dia precisar de alguma ajuda na área cá estaremos. ;)

    E eu se um dia precisar de algum feedback espero que também esteja ao dispôr, o pior das avaliações ainda são os avaliadores que acham que sabem tudo, eu aprendo todos os dias.

    Abraço e boas festas.
  19.  # 20

    MS

    não quis ser desagradável no entanto, logo de inicio referi que num caso destes em que está lá uma ruina sem condições de habitabilidade é claro que para uma transação a avaliação terá que ser feita não pela ruina mas apenas pela capacidade construtiva do terreno.
    é claro tambem que se o proprietário apresentar para financiamento um projeto isso tramita para outro patamar, mas estamos a falar apenas da avaliação do que lá está, da situação atual.
    bom Natal
 
0.0183 seg. NEW