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  1.  # 1

    Boa noite, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o esquema que apresento em anexo, se possível.

    Numa casita desabitada da aldeia, onde não passa jesus cristo, e que por sinal é bastante fresca no Inverno, decidi fazer o aquecimento central, em circuito fechado, com um termoacumulador, cuba em cobre, 30 litros, 2000w de potência que estava "arrumado".

    As minhas dúvidas são as seguintes:

    No geral o esquema está bem elaborado?
    Na saída de água quente, irei colocar uma válvula de segurança sem retenção com manómetro a 4 bar para medir a pressão geral do circuito, é correcto?
    A entrada de água fria no termoacumulador, é sempre feita na válvula de segurança com retenção 7 bar, que próprio termoacumulador já trás. Posso colocar acima dessa válvula o vaso de expansão e a bomba circuladora do retorno dos radiadores sem colocar em causa a segurança do termoacumulador?

    Porque razão o termoacumulador tem a válvula a 7 bar e o circuito fechado só pode ter 4 bar?

    Obrigada
    • SrR
    • 18 dezembro 2022

     # 2

    Isso n vai funcionar
  2.  # 3

    Colocado por: SrRIsso n vai funcionar


    Em que sentido diz que não funciona, no sentido que não vai aquecer o ambiente ou que o circuito está mal desenhado?

    Obrigada
    • SrR
    • 19 dezembro 2022

     # 4

    Colocado por: rotavaresno sentido que não vai aquecer o ambiente
  3.  # 5

    Um termoacumulador não consegue aquecer água ao ritmo que os radiadores a arrefecem. Não vai fazer calor suficiente e vai consumir muita energia.

    Se é uma casa de aldeia, se tiver essa hipótese e lenha, substitua o termoacumulador por uma bailarina.
  4.  # 6

    Isso dá para aquecer cerca de 25 m2... se for uma construção já com isolamento termico

    e a gastar cerca de 0.40 € por hora
  5.  # 7

    Eu sou da opinião de que funciona. Já fiz algo desse género... Claro que só o aconselho se a utilização for extremamente esporádica, ou por uma questão de "hobby" ao montar o circuito.

    E isto porque, mesmo tendo um termoacumulador parado, em termos de custos de material, horas de trabalho, e consumo energético, mais vale comprar um par de radiadores a óleo e meter cada um em sua divisão (e o termoacumulador ainda rende uns cobres no OLX)...

    Na altura montei o meu circuito aproveitanto os componentes de uma velha caldeira a gasóleo, mas mesmo só nas ferragens de ligação e válvulas específicas foi "uma nota" (dava para meia dúzia de radiadores a óleo, talvez).

    Sobre o seu desenho, tenho impressão que o vaso de expansão deve ficar "antes" da bomba, eu trocaria a posição desse componente.

    Depois, tenha atenção à potencia requerida: cada elemento de radiador tem (se a memória não me falha) capacidade para dissipar 200W. Mas isto em condições extremas: diferença de temperatura de 50ºC e pressão considerável no circuito. Se a diferença de temperatura entre a água e o ambiente não for tão grande, ou se a pressão no circuito for mais baixa (o normal costuma ser 1.5 bar, creio eu), o ritmo de dissipação de calor (potência) baixa consideravelmente (e os radiadores também aquecem menos o ambiente).

    No seu circuito creio que falta também uma válvula reguladora de pressão (ou um manómetro para ver como está a pressão, se quiser manter a opção do passador), e uma misturadora termostática para manter a temperatura mais estável (enquanto o cilindro tiver potência para acompanhar, claro).

    Quantos elementos vai alimentar com essa fonte de calor?
  6.  # 8

    Colocado por: jorgemlflorencioEu sou da opinião de que funciona. Já fiz algo desse género... Claro que só o aconselho se a utilização for extremamente esporádica, ou por uma questão de "hobby" ao montar o circuito.

    E isto porque, mesmo tendo um termoacumulador parado, em termos de custos de material, horas de trabalho, e consumo energético, mais vale comprar um par de radiadores a óleo e meter cada um em sua divisão (e o termoacumulador ainda rende uns cobres no OLX)...

    Na altura montei o meu circuito aproveitanto os componentes de uma velha caldeira a gasóleo, mas mesmo só nas ferragens de ligação e válvulas específicas foi "uma nota" (dava para meia dúzia de radiadores a óleo, talvez).

    Sobre o seu desenho, tenho impressão que o vaso de expansão deve ficar "antes" da bomba, eu trocaria a posição desse componente.

    Depois, tenha atenção à potencia requerida: cada elemento de radiador tem (se a memória não me falha) capacidade para dissipar 200W. Mas isto em condições extremas: diferença de temperatura de 50ºC e pressão considerável no circuito. Se a diferença de temperatura entre a água e o ambiente não for tão grande, ou se a pressão no circuito for mais baixa (o normal costuma ser 1.5 bar, creio eu), o ritmo de dissipação de calor (potência) baixa consideravelmente (e os radiadores também aquecem menos o ambiente).

    No seu circuito creio que falta também uma válvula reguladora de pressão (ou um manómetro para ver como está a pressão, se quiser manter a opção do passador), e uma misturadora termostática para manter a temperatura mais estável (enquanto o cilindro tiver potência para acompanhar, claro).

    Quantos elementos vai alimentar com essa fonte de calor?



    Obrigada pela sua ajuda.

    Os radiadores são em ferro fundido na ordem de 5 radiadores com 6 elementos cada um. Mas não é necessário estarem todos abertos ao mesmo tempo porque a casa é pequena e ampla. A casa tem lareira mas só aquece a zona comum. Os radiadores seriam só para usar basicamente nos quartos e casa de banho.

    Menciona a válvula reguladora de pressão. Ela existe na entrada da casa e está a 4 bares, é necessária uma só para o circuito fechado, ou a que já está na rede de abastecimento á casa chega?

    Não entendi duas situações...

    1ª A localização do vaso de expansão. Diz ser, antes da bomba mas no mesmo ramal da bomba, ou seja, após o passador e o filtro do retorno dos radiadores ou antes da bomba relativamente ao cilindro, que fiz no desenho com as ligações em T ?

    2º A misturadora termostática. Eu vi o uso da misturadora quando o aquecimento está a ser alimentado por painéis solares ou lareiras onde a temperatura não é constante e atinge valores muito elevados. Se eu no cilindro, colocar a temperatura a 60ºc a bomba circuladora ler a temperatura ambiente 17º por exemplo, ela desliga e o cilindro desliga tbm pq a agua fica a 60ºc. Certo? vi isto tudo no Dr Google.

    O manómetro é outra dúvida, onde o colocar....posso colocar junto á válvula de segurança na saída de agua quente do cilindro? e a que bares tem de estar as válvulas de segurança no cilindro?
    Eu desenhei duas porque penso assim. A válvula localizada na entrada da agua fria no cilindro, é proteção do cilindro, a válvula colocada na saída da agua quente do cilindro, é proteção do sistema. Espero que esteja a pensar bem.

    Não desenhei o purgador de ar, porque li no google, que os radiadores em ferro fundido, a purga de ar, não funciona....só nos radiadores em alumínio....de qualquer maneira, os meus tem todos purga e válvulas termostáticas, que posso purgar antes de iniciar o aquecimento.

    Que lhe parece, agradeço a sua opinião.
  7.  # 9

    Colocado por: Bruno.AlvesUm termoacumulador não consegue aquecer água ao ritmo que os radiadores a arrefecem. Não vai fazer calor suficiente e vai consumir muita energia.

    Se é uma casa de aldeia, se tiver essa hipótese e lenha, substitua o termoacumulador por uma bailarina.


    Obrigada pelo feedback mas o que é uma bailarina?
  8.  # 10

    Junto anexo mais desenhos, qual o mais correcto?

    O termoacumulador já tem uma válvula de segurança a 7 bares mas é para funcionar em condições normais.....que não é o caso....

    Qual os bares correctos para as válvulas manterem o circuito íntrego?


    obrigada
      IMG_20221219_230821.jpg
  9.  # 11

    Colocado por: rotavares

    Obrigada pelo feedback mas o que é uma bailarina?

    É tipo uma salamandra mas que tem um depósito de água quente em cima. Ao contrário do termoacumulador, a bailarina coloca essa água bem quente em pouco tempo. O meu cunhado fez isso numa casa de aldeia (zero isolamento, mesmo antiga) e ao fim de alguma lenha a diferença de temperatura dentro de casa é muito significativa.
    https://www.armazensreis.pt/pt/bailarinas/bailarina-termica-com-cepo-em-ferro-fundido-90l_p4969.html
  10.  # 12

    Colocado por: rotavaresli no google, que os radiadores em ferro fundido, a purga de ar, não funciona
    no inicio deste ano li no google que este ano me ia sair o euromilhões, mas ja faltam poucos dias e nicles
    Concordam com este comentário: SrR
  11.  # 13

    A ideia é engraçada, mas entenda uma coisa: a potência do aparelho é de 2000W. Por muito que corra e salte, isso não vai produzir mais calor do que um mero aquecedor a óleo. E até vai aquecer um pouco menos, porque vai ter perdas acrescidas na distribuição e circulação de água entre o ponto de produção de calor e a divisão efetivamente aquecida. Para isso mais vale pôr um pequeno aquecedor a óleo.

    O esquema que você pôs aí segue de perto o de um aquecimento central a gás ou a pellets. Mas esses equipamentos conseguem produzir qualquer coisa como 10 vezes mais calor que esse termoacumulador. Isso significa que equivalem em calor a 10 radiadores a óleo, o que claramente serve para aquecer uma casa. 2000W aquecem uma divisão.
  12.  # 14

    Colocado por: rotavares
    (...)
    Menciona a válvula reguladora de pressão. Ela existe na entrada da casa e está a 4 bares, é necessária uma só para o circuito fechado, ou a que já está na rede de abastecimento á casa chega?

    Não entendi duas situações...

    1ª A localização do vaso de expansão. Diz ser, antes da bomba mas no mesmo ramal da bomba, ou seja, após o passador e o filtro do retorno dos radiadores ou antes da bomba relativamente ao cilindro, que fiz no desenho com as ligações em T ?

    2º A misturadora termostática. Eu vi o uso da misturadora quando o aquecimento está a ser alimentado por painéis solares ou lareiras onde a temperatura não é constante e atinge valores muito elevados. Se eu no cilindro, colocar a temperatura a 60ºc a bomba circuladora ler a temperatura ambiente 17º por exemplo, ela desliga e o cilindro desliga tbm pq a agua fica a 60ºc. Certo? vi isto tudo no Dr Google.

    O manómetro é outra dúvida, onde o colocar....posso colocar junto á válvula de segurança na saída de agua quente do cilindro? e a que bares tem de estar as válvulas de segurança no cilindro?
    Eu desenhei duas porque penso assim. A válvula localizada na entrada da agua fria no cilindro, é proteção do cilindro, a válvula colocada na saída da agua quente do cilindro, é proteção do sistema. Espero que esteja a pensar bem.

    Não desenhei o purgador de ar, porque li no google, que os radiadores em ferro fundido, a purga de ar, não funciona....só nos radiadores em alumínio....de qualquer maneira, os meus tem todos purga e válvulas termostáticas, que posso purgar antes de iniciar o aquecimento.

    Que lhe parece, agradeço a sua opinião.

    A válvula reguladora de pressão pode ser substituida por um passador e um manómetro. Eu regularia a pressão para 1.5 bar, e meteria uma válvula de segurança no circuito fechado de 3 bar (por exemplo).

    Sobre a misturadora, ela é importante se quiser ter a água nos radiadores a 50ºC apenas, mas ter o depósito a uma temperatura superior (para poder acumular calor nos períodos em que usa menos elementos). Claro que com um depósito de apenas 30 litros é capaz de nem valer a pena, e faz o mesmo efeito regulando o cilindro para a temperatura que deseja ter nos radiadores.

    Creio que basta uma vávula de segurança. Se tiver duas, vai 'disparar' sempre a que tiver valor mais baixo, e a outra passa a ser redundante. Mas pode ser que alguém com mais experiência dê uma ajuda...

    Vai ter sempre que arranjar maneira de purgar o circuito, seja nos radiadores ou noutro ponto qualquer (idealmente no ponto mais alto do circuito, embora calcule que haja outros factores a ter em conta).

    Sobre esse mecanismo de controlo que faz desligar a bomba, como é que o vai implementar? Controla a bomba com um termómetro ambiente? Eu tinha um interruptor manual...

    Colocado por: rotavaresJunto anexo mais desenhos, qual o mais correcto?

    O termoacumulador já tem uma válvula de segurança a 7 bares mas é para funcionar em condições normais.....que não é o caso....

    Qual os bares correctos para as válvulas manterem o circuito íntrego?


    obrigada
      IMG_20221219_230821.jpg

    Eu optaria pelo desenho 1.
  13.  # 15

    Colocado por: Bruno.Alves
    É tipo uma salamandra mas que tem um depósito de água quente em cima. Ao contrário do termoacumulador, a bailarina coloca essa água bem quente em pouco tempo. O meu cunhado fez isso numa casa de aldeia (zero isolamento, mesmo antiga) e ao fim de alguma lenha a diferença de temperatura dentro de casa é muito significativa.
    https://www.armazensreis.pt/pt/bailarinas/bailarina-termica-com-cepo-em-ferro-fundido-90l_p4969.html


    Obrigada pela sugestão, desconhecia este tipo de salamandra.
  14.  # 16

    Colocado por: jorgealvesno inicio deste ano li no google que este ano me ia sair o euromilhões, mas ja faltam poucos dias e nicles
    Concordam com este comentário:SrR


    Leu errado. Leia melhor.
  15.  # 17

    Colocado por: ClioIIA ideia é engraçada, mas entenda uma coisa: a potência do aparelho é de 2000W. Por muito que corra e salte, isso não vai produzir mais calor do que um mero aquecedor a óleo. E até vai aquecer um pouco menos, porque vai ter perdas acrescidas na distribuição e circulação de água entre o ponto de produção de calor e a divisão efetivamente aquecida. Para isso mais vale pôr um pequeno aquecedor a óleo.

    O esquema que você pôs aí segue de perto o de um aquecimento central a gás ou a pellets. Mas esses equipamentos conseguem produzir qualquer coisa como 10 vezes mais calor que esse termoacumulador. Isso significa que equivalem em calor a 10 radiadores a óleo, o que claramente serve para aquecer uma casa. 2000W aquecem uma divisão.


    Entendi. Obrigada.
  16.  # 18

    Colocado por: jorgemlflorencio
    A válvula reguladora de pressão pode ser substituida por um passador e um manómetro. Eu regularia a pressão para 1.5 bar, e meteria uma válvula de segurança no circuito fechado de 3 bar (por exemplo).

    Sobre a misturadora, ela é importante se quiser ter a água nos radiadores a 50ºC apenas, mas ter o depósito a uma temperatura superior (para poder acumular calor nos períodos em que usa menos elementos). Claro que com um depósito de apenas 30 litros é capaz de nem valer a pena, e faz o mesmo efeito regulando o cilindro para a temperatura que deseja ter nos radiadores.

    Creio que basta uma vávula de segurança. Se tiver duas, vai 'disparar' sempre a que tiver valor mais baixo, e a outra passa a ser redundante. Mas pode ser que alguém com mais experiência dê uma ajuda...

    Vai ter sempre que arranjar maneira de purgar o circuito, seja nos radiadores ou noutro ponto qualquer (idealmente no ponto mais alto do circuito, embora calcule que haja outros factores a ter em conta).

    Sobre esse mecanismo de controlo que faz desligar a bomba, como é que o vai implementar? Controla a bomba com um termómetro ambiente? Eu tinha um interruptor manual...


    Eu optaria pelo desenho 1.


    Obrigada!!
 
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