Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: Sasapo
    Isso não faz muito sentido, é ver como são feitas as fachadas ventiladas em casas em CLT por exemplo.

As fachadas ventiladas em CLT levam sempre as telas como lhe foi refernciado em cima. Aqui estamos a falar de um ponto de vista genérico
  2.  # 102

Colocado por: NostradamusEra óbvio que estava a brincar, mas referia-me à base, no arranque.
    Sim eu percebi! :)
    No arranque como assim? No parafuso? leva uma bucha com isolante.
    Na parte detrás do montante leva uma membrana epdm
    tipo isto.

O resultado é marginal em termos de ponte térmica.

Ou fala na transição da fundação para cima?
    Do terreno natural para cima no "intake" da fachada ventilada?
  3.  # 103

Colocado por: gil.alvesOu fala na transição da fundação para cima?

pois..
  4.  # 104

Colocado por: Nostradamuspois..

Leva uma coisa assim.

Depois quando bem feito o isolamento tem continuação.
    Mesmo que a rede encoste à alvenaria é sempre um ponto desprezível.

Em CLT é mais ou menos assim... tem ali um preciosismo que não carece.
      2022-12-23 11_36_57-Window.jpg
  5.  # 105

Colocado por: gil.alves
    Leva uma coisa assim.

Depois quando bem feito o isolamento tem continuação.
    Mesmo que a rede encoste à alvenaria é sempre um ponto desprezível.

Em CLT é mais ou menos assim... tem ali um preciosismo que não carece.
      2022-12-23 11_36_57-Window.jpg

A grelha de entrada de ar fica sempre no exterior do isolamento , e o isolamento é contínuo até à fundação (tal como no etics) , não existe qualquer ponte térmica.
  6.  # 106

Colocado por: Sasapo
    A grelha de entrada de ar fica sempre no exterior do isolamento , e o isolamento é contínuo até à fundação (tal como no etics) , não existe qualquer ponte térmica.

Ai o isolamento não está no meio, mas atrás.
  7.  # 107

Colocado por: jo.sanNo sistema ETICS não ventilado da Knaufs, o isolamento não está ligado diretamente ao revestimento

Pois, mas os montantes metálicos estão diretamente ligados do exterior aos interior... portanto pontes térmicas a cada 60cm.
  8.  # 108

Colocado por: Nostradamusmas referia-me à base, no arranque.
    bem visto, se for uma casa de dois pisos com varandas ja estraga tudo
    • jo.san
    • 23 dezembro 2022 editado

# 109

Colocado por: ricardo.rodrigues

Pois, mas os montantes metálicos estão diretamente ligados do exterior aos interior... portanto pontes térmicas a cada 60cm.

pontes térmicas minúsculas que na prática como já foi mostrado são praticamente irrelevantes.
    E já agora, convém ver melhor o sistema, os montantes não estão ligados diretamente do exterior ao interior, o montante está aparafusado a um esquadro de apenas 2mm de espessura.

Depois de ver este sistema nunca na vida optaria por um sistema etics dos simples em que o suporte é fraquíssimo (aka paineis de esferovite ou lã mineral)

já agora no capoto não leva carradas de parafusos do exterior ao interior? Qual a diferença entre ter centenas de parafuso ou ter uns esquadros de 2mm espessura com banda acústica? Na prática, isto não vai influenciar em nada...
  9.  # 110

boa tarde a todos,
    ainda sobre a questão de colar pedra ao EPS, o que acham desta solução? (peço desculpa pela qualidade do desenho....)
    a ideia é forrar paredes com xisto de forma autoportante que seria grampeada de x em x metros (não faço ideia quantos) e estaria assente numa base em betão.
    fazendo isto convém fazer na mesma o acabamento todo no Etics de maneira a garantir a impermeabilização, certo ?
      20221223_143915.jpg
  10.  # 111

Colocado por: jo.sanjá agora no capoto não leva carradas de parafusos do exterior ao interior? Qual a diferença entre ter centenas de parafuso ou ter uns esquadros de 2mm espessura com banda acústica? Na prática, isto não vai influenciar em nada...

Quais, os pregos plásticos?
  11.  # 112

Gil já vou um pouco tarde na resposta ao sei tópico!
    Não se prescreve mais por diversos motivos, o principal é a vertente financeira, execução mais técnica e pouco pessoal devidamente qualificado para a realizar!
    Você como está envolvido num projeto um pouco fora da "normalidade" sabe bem o quão difícil é encontrar pessoal qualificado!
    Pegando no caso das casas em woodframe (já nem falo em clt porque ainda é pior) no território português quantas empresas são verdadeiramente qualidades e treinadas para o fazerem, eu aponto para uma 5/6, o resto tenta vender cabanas de jardim como casa de residência! Infelizmente este é o panorama em Portugal!
  12.  # 113

Colocado por: DjdasaNão se prescreve mais por diversos motivos, o principal é a vertente financeira
    Relutantemente acredito seja um factor…
    Mas…
    A realização que me parece é que grande parte dos técnicos não se preocupam verdadeiramente a ser Profissionais e fazer/guiar o DO para um caminho de qualidade e dizer não na hora certa. Talvez pq o DO não paga o tempo ou pq o profissional prefere não perder o cliente e quem vier atrás que feche a porta…
    :/
    Custa-me este pensamento… mas ao que aparece por aqui… :/
  13.  # 114

Não é assim tão linear, esquecendo um pouco a vertente financeira, um técnico não vai prescrever um método que provavelmente ele próprio não tem muitos conhecimentos sobre o mesmo! Eu só posso identificar um erro se eu próprio tiver conhecimentos para saber que se trata de erro
    Concordam com este comentário: marco1
  14.  # 115

Sim. Não é linear claro mas não há maneira de enumerar aqui.
    Mas entendo sim. :/
    Foi só uma realização que me deixou entristecido.
  15.  # 116

Colocado por: Vítor Magalhães
    Quais, os pregos plásticos?

São de plástico??!!
    O esferovite que já de si é fraco é preso à parede com pregos de plástico? Muito bom, é mesmo para fugir desse sistema.
    Sei que existem pregos de aço para capoto mas lá está, devem ser mais caros.
  16.  # 117

Em Portugal infelizmente falta o investimento no desenvolvimento profissional, na aquisição de competências técnicas/laborais e um desenvolvimento tecnológico, isso reflete-se principalmente nas profissões técnicas!
    Devíamos ao olhar para o exemplo da Estónia que deu passos largos nesse aspeto nos últimos 15 anos, neste já é o país com maior exportação de casas pré-fabricadas, módulos para prédios um pouco por toda a Europa! Porque o futuro passa cada vez mais por isso, casas e prédios modulares prontos a habitar em questão de semanas!
    Concordam com este comentário: gil.alves, marco1, zedasilva
  17.  # 118

Colocado por: jo.sanSei que existem pregos de aço para capoto mas lá está, devem ser mais caros.

Não seja displicente com as boas práticas. Se aplicar buchas de plástico com pregos/parafusos metálicos e usar as "bolachas" de isolante térmico, não tem ligação metálica dos barramentos até ao interior. Ponto.
  18.  # 119

Colocado por: ricardo.rodrigues

Não seja displicente com as boas práticas. Se aplicar buchas de plástico com pregos/parafusos metálicos e usar as "bolachas" de isolante térmico, não tem ligação metálica dos barramentos até ao interior. Ponto.

E no sistema da knauf também não...
  19.  # 120

Colocado por: jo.sanE no sistema da knauf também não...

Concordamos em discordar:)

0.0303 seg. NEW