Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 26 dezembro 2022

     # 21

    Colocado por: FilipeJAA

    Sim eu vi que dava com e sem cabos. Mas é capaz de ser o sistema mais caro de todos os que aqui falámos...
    muito provavelmente
  1.  # 22

    Colocado por: FilipeJAA



    Este dois sistemas onde posso consultar preços/pedir orçamento?
    tem que pedir a um instalador
  2.  # 23

    Colocado por: jorgealvestem que pedir a um instalador


    O Sr Jorge como instalador tem desses equipamentos para venda? Se tiver e lhe interessar fazer uma proposta diga que mando lhe o meu e-mail.
  3.  # 24

    Eu uso a solução mas tem que pensar na solução como um conjunto,
    Adquirir componentes separados sem os compatibilizar e solicitar a quem não os conhece para aplicar não me parece boa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  4.  # 25

    Colocado por: jorgealvesEu uso a solução mas tem que pensar na solução como um conjunto,
    Adquirir componentes separados sem os compatibilizar e solicitar a quem não os conhece para aplicar não me parece boa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Compreendo em certa parte o que diz.

    Mas segundo o que tenho visto em videos, tutoriais e lido, estes sistemas que controlam as temperaturas com termostatos ligados a uma central de controlo que faz abrir e fechar os colectores e/ou ligar/desligar as bombas circuladoras e/ou ligar e desligar as bombas de calor, caldeiras ou outras fontes de calor em função das temperaturas desejadas, tanto wireless como com fios, e que existem de várias marcas e preços, foram feitos para serem usados de forma quase "universal" e alguns deles com montagem tipo "plug and play" pelo próprio.
    E digo universal pois podem funcionar com quase todos os tipos de colectores, quase todas as marcas de bombas de calor, bombas circuladoras/grupos de impulsão etc etc.
    Pelo que percebi, e posso estar enganado, pois não sou de todo desta área, no meu caso, o sistema até pode ficar apenas ligado ao controlo da abertura/fecho dos colectores. Mas se quiser posso também o meter a controlar a bomba circuladora/grupo de impulsão. Acho que a BC nem precisa de estar "ligada diretamente" a este sistema de gestão de temperatura/climatização, isto é não ser ligada ou desligada directamente por ele, certo?
    Se bem que o sistema acaba sempre por ser um todo no seu funcionamento. Ou estou completamente errado?
    Porque eu não tenho os tubos para os termostatos com fios, e tenho de me virar para um sistema wireless. Mas se tivesse deixado os tubos, poderia optar por um sistema igual mas de fios, mas que até podia ser da mesma marca. A única coisa que muda aqui é ser ou não ser wireless. É esse o pormenor.

    Depois não é por ter tido uma pessoa a fazer a pré instalação que não posso ter outra a montar a bomba e depois até outra o sistema de gestão da climatização (ou até eu próprio ou outro proprietário da casa se for capaz de montar). O ideal seria sempre a mesma pessoa a fazer tudo, desde os conselhos, montagem, etc etc. Mas nem sempre é assim, infelizmente nuns casos, felizmente noutros.

    Eu no meu caso vou ter de arranjar uma solução, porque inicialmente até posso ligar o sistema de piso radiante e ir controlando sem este sistema de gestão, mas acho que um sistema destes merece ter uma gestão diferente, mais pormenorizada, que possa também ajudar a poupar nos custos.
    Mas não sei se é como penso ou não. Daí também ter colocado a questão se é ou não necessário este sistema. Pois nem toda a gente o deve colocar a se calhar funciona bem na mesma.
    Concordam com este comentário: FabCardoso
  5.  # 26

    existe uma brutal e abismal diferença entre funcional e eficiente (leia-se consumir o mínimo possível com o máximo conforto).

    e sim estes sistemas podem ser instalados em regime standalone e pelo próprio, mas para a solução no seu conjunto ser eficiente tem que ser integrados e isso vai depender de muitas opções do conjunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  6.  # 27

    para sua informação o sistema Alpha 2 wifi é composto por central receptora de 4, 6 ou 8 zonas com ou sem ligação ethernet, controladores de divisão e cabeças electrotermicas.

    cada central de 4 zonas sem ethernet custa á volta de 328€, controlador wifi 93€ e cada cabeça 41€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  7.  # 28

    Não querendo fazer hijack ao tópico, estou com 1 dilema parecido, tenho tudo da orkli, mas na altura não vi que os termostatos são analógicos, meio pré históricos. Não quero nada daquilo. Quero trocar por uns digitais, podem ser por cabo pois tenho tudo preparado para isso. Tenho uma central Alpha direct standard plus 6 zonas da moehlenhoff e respectivas cabeças, e tenho dúvidas se posso instalar qualquer termostato(até daqueles da Tuya por exemplo). Tanto os termostatos como a central ainda não estão instalados. BC será uma Mitsubishi Ecodan. Será para fazer frio e quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  8.  # 29

    Colocado por: jorgealvespara sua informação o sistema Alpha 2 wifi é composto por central receptora de 4, 6 ou 8 zonas com ou sem ligação ethernet, controladores de divisão e cabeças electrotermicas.

    cada central de 4 zonas sem ethernet custa á volta de 328€, controlador wifi 93€ e cada cabeça 41€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Pelo que tenho visto, pode ser um preço interessante. O controlador WiFi é o termostato certo? Podem se usar termostatos de outras marcas que por vezes até são mais estéticos, ou tem de ser da mesma marca?

    E neste caso, se quisesse meter uma central no primeiro piso a controlar os colectores de lá e outra no rés do chão, dá para as 2 centrais ficarem conectadas entre si, por exemplo? Como tenho as caixas dos conectores ligadas entre si por tubos se calhar apenas com uma central de 8 zonas chega e passo fios para controlar os colectores de ambas as caixas.

    Mas pode ser uma solução interessante.

    Obrigado
  9.  # 30

    A ligação Wi-fi tem um protocolo próprio sendo fechado pelo somente 3 compatível com os receptores e emissores do sistema.
    Idealmente deve usar a central de controle por cada colector.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  10.  # 31

    Colocado por: FabCardosoTenho uma central Alpha direct standard plus 6 zonas da moehlenhoff
    então pode usar os controladores digitais da mohenloff
      IMG_20221227_115945.jpg
  11.  # 32

    Colocado por: jorgealvesA ligação Wi-fi tem um protocolo próprio sendo fechado pelo somente 3 compatível com os receptores e emissores do sistema.
    Idealmente deve usar a central de controle por cada colector.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeJAA


    Ok percebi. E essas 2 centrais (no meu caso seriam duas) têm a possibilidade de ficarem ligadas entre elas para poderem enviar os sinais para a BC ou Bombas circuladoras ou outros, ou trabalham de forma independente?
  12.  # 33

    Colocado por: jorgealvesentão pode usar os controladores digitais da mohenloff
      IMG_20221227_115945.jpg
    Mas fico limitado a esses termostatos ou qualquer um "genérico" funcionará?
  13.  # 34

    Colocado por: FilipeJAAE essas 2 centrais (no meu caso seriam duas) têm a possibilidade de ficarem ligadas entre elas para poderem enviar os sinais para a BC ou Bombas circuladoras ou outros
    podem ligar pela rede wifi integrada ou por fios
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeJAA
  14.  # 35

    Colocado por: FabCardosoMas fico limitado a esses termostatos ou qualquer um "genérico" funcionará?
    desde que seja quente e frio por sinal externo qualquer um dará, mas são muitissimo poucos os que têm esta opção
  15.  # 36

    Há sempre estás opções, mas serão boas opções? Qualidade disto? Os princípios e modos de funcionar são os mesmo, os preços muito diferentes mas...


    https://a.aliexpress.com/_mrze8b4
  16.  # 37

  17.  # 38

    Ambas as soluções apresentadas sao somente aquecimento
  18.  # 39

    Colocado por: jorgealvesAmbas as soluções apresentadas sao somente aquecimento


    Eu também tenho as coisas preparadas para o arrefecimento, mas não sei se irei ou não usar. Depende do comportamento térmico novo verão.
    Estes sistemas são apenas para aquecimento porquê?
  19.  # 40

    Colocado por: FabCardosoEu até estava inclinado para algo assim:

    https://www.amazon.es/-/pt/dp/B09GVZYLH1/ref=sr_1_29?keywords=termostato+calefaccion&qid=1672235174&sprefix=termostato%2Caps%2C132&sr=8-29

    Tenho dúvidas se ia dar.


    Este só tem hipótese de ligar o termostato por fios é bomba de calor ou talvez a bomba circuladora/grupo de impulsão do radiante, penso eu.
 
0.0225 seg. NEW