Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Aproveitando o tópico...
    Gostaria que dessem a vossa opinião relativamente ao projecto para a minha futura casa. Fiz um rascunho com rabiscos daquilo que pretendo. Estão em falta os anexos que são eles a garagem e lavandaria que serão feitos atrás da casa. Aceito todas as criticas e ideias, serão todas bem vindas. Peço desculpa pela falta de qualidade do rascunho mas não tenho jeito nenhum para estas coisas; fi-lo agora à pressão, em cinco minutos. Foi só uma ideia para demonstrar aquilo que pretendo.
    Obrigado.
  2.  # 2

@lumarydani

crie uma nova discussão para receber comentários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  3.  # 3

Gostaria que dessem a vossa opinião relativamente ao projecto para a minha futura casa. Fiz um rascunho com rabiscos daquilo que pretendo. Estão em falta os anexos que são eles a garagem e lavandaria que serão feitos atrás da casa. Aceito todas as criticas e ideias, serão todas bem vindas. Peço desculpa pela falta de qualidade do rascunho mas não tenho jeito nenhum para estas coisas; fi-lo agora à pressão, em cinco minutos. Foi só uma ideia para demonstrar aquilo que pretendo.
    Obrigado.
  4.  # 4

Para já acho que irá haver muita falta de luz. A sala, por exemplo, apenas tem uma jaenal de cima abaixo, e tendo em conta ao tamanho dela podia ter mais (não sei a envolvencia do espaço de construção).

A cozinha, quanto a mim está enorme (e a maior divisão da casa nesse esboço). Porque não reduzí-la? :) O WC de serviço também está longe da sala e cozinha. Havendo dois quartos sem WC, esse WC deixa de ser de serviço, por isso acho que devia haver mais um WC de pequenas dimensões (mesmo sem zona de duche) mais junto da sala. Esse espaço do novo WC podia ser um espaço "roubado" à cozinha.

Cumprimentos,
    •  
      Mk Pt
    • 26 janeiro 2010

# 5

Para não me estar a repetir mais uma vez:

Colocado por: Mk PtBasta um primeiro olhar para reparar em algo importante, muito importante, em termos de área...:
    E espessura de paredes?
    Paredes não são uma linha nem têm 5cm...

Paredes interiores têm 15 cm [2cm reboco + tijolo 11+ 2cm de reboco], paredes exteriores 35 ou mais-> uma parede exterior 'decente' tem uns 38cm [2cm de reboco + tijolo de 11 + 4cm de caixa de ar + 4cm de XPS + tijolo de 15 + 2cm de reboco]..
    Faça contas a isto, porque no final ou tem mais uns 25/30m2 ou a dimensão dos espaços [quartos, sala, cozinha] vão ter que ser bem mais pequenos [alguns em demasia] do que está no desenho.
    Falo por experiência com clientes que cometeram esse pequeno grande erro de achar que numa área relativamente reduzida tinham os espaços com a área que pretendiam devido a terem feito 'bonecos' sem contar com espessuras de paredes...

Comentário original daqui: Planta de casa só um piso - opiniões ...

Quanto ao seu desenho...
    Pode construir essa área no seu terreno?
    Orientação solar?
    ....
    Fale com um técnico, explique o que pretende, orçamento, a sua forma de viver a casa,....
    Quando tiver uns esboços mais a sério coloque então aqui para que possa dar ideias/sugestões e/ou criticas...
  5.  # 6

Antes de fazer rabiscos e passar a limpo, deve-se informar se é viável a sua construção...
    Indice de construção e áreas máximas, manchas de implantação, regulamentos municipais... devia falar com um arquitecto também.

Umas dicas:

1º - Cuidado com as áreas de circulação. Vc paga o preço por m². Não desperdice dinheiro.
    2º - Tenha uma noção mais real das áreas... quer uma cozinha com 33m² mas depois uma sala com 25m²?
    3º - tem uma I.S. de 8m²... mas não quer fazer uma de serviço para a área social da casa?
    4º - Tenha mas luz na casa. Melhora o espírito e a qualidade de vida!

:)
  6.  # 7

Colocado por: migueldefenderPara já acho que irá haver muita falta de luz. A sala, por exemplo, apenas tem uma jaenal de cima abaixo, e tendo em conta ao tamanho dela podia ter mais (não sei a envolvencia do espaço de construção).

A cozinha, quanto a mim está enorme (e a maior divisão da casa nesse esboço). Porque não reduzí-la? :) O WC de serviço também está longe da sala e cozinha. Havendo dois quartos sem WC, esse WC deixa de ser de serviço, por isso acho que devia haver mais um WC de pequenas dimensões (mesmo sem zona de duche) mais junto da sala. Esse espaço do novo WC podia ser um espaço "roubado" à cozinha.

Cumprimentos,

A sala tem só uma janela de cima a baixo por uma questão de colocação dos móveis.
    Sim a cozinha é grande porque é lá que passamos a maioria do tempo e também é ja a pensar em grandes jantaradas e uma vez que não teremos sala de jantar optamos por fazer a cozinha maior.

Quanto aos wc's acho que dois chegam perfeitamente, e os wc são uma coisa que fica muito cara....
    obrigado
  7.  # 8

Vou tentar responder aos vossos comentários....
    Já me encontro a fazer o projecto com o meu arquitecto e este esboço foi feito apartir do projecto inicial que ele fez.
    Sim posso construir esta area no meu terreno disse o meu arquitecto
    O sol segundo o meu arquitecto vem do lado onde se encontra a suite.
    Sim quero a cozinha maior que a sala porque a sala será só de estar e não passaremos la muito tempo e acho que ja está grande, a cozinha é maior porque uma vez que nao temos sala de jantar serão la as jantaradas com a familia e amigos.
    Quanto aos wc só coloquei um na suite e um de serviço porque acho que é o suficiente não vejo necessidade de ter 3.
    Quanto à luz acho que já há muita luz na casa.
    Mas não sei... está tudo em aberto ainda....
  8.  # 9

Então se este foi o projecto inicial, feito por um arquitecto,... porque não coloca um mais avançadinho?...
    É mais facil para dar opiniões e criticar constructivamente
    • SL
    • 26 janeiro 2010

# 10

Boa tarde,

Vou dar a minha opinião, mas não sou nenhuma profissional deste ramo...
    1- Está a disperdiçar muitos m2 em corredor
    2- Colocaria o WC de serviço mais perto da sala e cozinha, pois se passam muito tempo na cozinha com amigos, estes não terão que correr a casa toda para chegar lá.
    3- Como está em fase de estudo, diga apenas o que pretende da casa e o Arq. apresentará diversas soluções.
    4- Coloque mais luz na casa (ex. sala....)

Cpts
    SL
  9.  # 11

Colocado por: bhpEntão se este foi o projecto inicial, feito por um arquitecto,... porque não coloca um mais avançadinho?...
    É mais facil para dar opiniões e criticar constructivamente

Porque está em fase de alterações, depois quando o tiver em mão coloco-o cá para vocês comentarem...
  10.  # 12

Fico a aguardar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  11.  # 13

Colocado por: SLBoa tarde,

Vou dar a minha opinião, mas não sou nenhuma profissional deste ramo...
    1- Está a disperdiçar muitos m2 em corredor
    2- Colocaria o WC de serviço mais perto da sala e cozinha, pois se passam muito tempo na cozinha com amigos, estes não terão que correr a casa toda para chegar lá.
    3- Como está em fase de estudo, diga apenas o que pretende da casa e o Arq. apresentará diversas soluções.
    4- Coloque mais luz na casa (ex. sala....)

Cpts
    SL

1 - também disse isso ao meu arquitecto mas ele disse que não podia estar a cortar mais aos corredores por causa das portas de acesso aos quartos e também para não ficar muito maçudo.
    2 - Só colocamos um wc de serviço por uma questão de espaços, não queremos reduzir as áreas das divisões e também porque achamos que dois wc é o suficiente; quanto ao distanciamento deste da sala e cozinha, não acho que seja assim tão longe e acho (não sei porquê) que o wc deve ficar ao fundo do corredor (chamei-lhe manias!!!)
    3 - Já apresentei as minhas ideias ao arquitecto depois de ouvir as dele, é verdade. Não me deu várias soluções, eu é que o confrontei com isso para mudar algumas coisas.
    4 - quando se refere ao colocar mais luz, acha que deveria colocar outra janela na sala? depois será que não fica dificil para a colocação de moveis?
  12.  # 14

Este foi o desenho criado a partir de um rascunho meu, e um desenhador barateiro que encontrei só o melhorou...a poupança dos € falaram mais alto
    Foi desenhado a cerca de 5/6 anos, ainda não havia estas mesquinhices que agora existem.
    Ainda assim acabei por não respeitar o que foi feito pelo desenhador barateiro.
    Está mais parecido com o post abaixo.
  13.  # 15

A sua habitação também não cumpre o 163/06 e tem uma IS a dar para o hall
  14.  # 16

Colocado por: Ricardo Rocha
    Colocado por: lumarydaniAproveitando o tópico...
    Obrigado.

A planta da minha habitação o piso de cima é muito idêntico.
      Foto0036.jpg

Sim realmente é muito parecida!!! Vai ficar assim? não vão haver alterações? o pessoal do forum fez-lhe alguma critica/ ideia/ sujestão relevante?
  15.  # 17

Colocado por: AugstHillA sua habitação também não cumpre o 163/06 e tem uma IS a dar para o hall

Quando diz que não cumpre a lei está a referir-se só ao IS ou a mais alguma coisa? e porquê que a mesma não pode dar para o hall?... está aí uma coisaque nunca percebi o porquê....
  16.  # 18

Colocado por: lumarydaniQuando diz que não cumpre a lei está a referir-se só ao IS ou a mais alguma coisa? e porquê que a mesma não pode dar para o hall?... está aí uma coisaque nunca percebi o porquê....

Não cumpre as acessibilidades. Quanto ao a dar para o hall, é um fundamentalismo aqui do fórum. Nada o proíbe.
    Pode é não ser a melhor opção.
  17.  # 19

A parte do hall encontra-se noutros tópicos. Quanto ao 163/06, a olhómetro parece-me não haver espaço em nenhuma das IS para manobra de cadeira a 360º, e não está assegurada a área de desobstrução junto às portas.
  18.  # 20

Impressionante como todas as plantas aqui esbarram nas acessibilidades e nos WCs para os Halls...

Coisas da Casa

0.0227 seg. NEW