Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Colocado por: Nostradamus

Vãos grandes, com exposição a Oeste deveriam de ter controlo solar ou mecanismos de proteção de incidência solar, senão vai passar os dias de verão com os estores (ainda mais) fechados.

Mas nem sabemos se é o quarto, WC, sala, etc. Se for quarto, nem é muito grave, é só fechar os estores nos dias de calor, mas uma sala de estar já se torna mais chato ter um grande vão fechado porque não tem capas nos vidros.

Se fosse a sul, dava-lhe razão, agora a Oeste, no pico do inverno vai ter ali umas 2 ou 3 horitas com o sol a aquecer alguma coisa. Na pratica pouca diferença lhe vai fazer ter ou não vidro com controlo solar, uma vez que em Dezembro às 15-16h o sol já tem pouca intensidade, que é quando tem a melhor incidência.

Obrigado 👍
  2.  # 502

Mais um passo importante efetuado, laje betonada!
    36m3 de C25/30, sobraram 200l, nem sei como calculei isto tão certinho. Ainda foi preciso subir uns 6/7baldes daquilo que a bomba despejou para o chão que já não conseguia bombear.

Tudo correu muito bem..
    Assim ponho os empreiteiros ' meus conhecidos' daqui da volta a falar aínda mais... A tua cofragem vai rebentar, as tuas escoras são fracas, não vais conseguir acabar a obra...
    Ontem a tarde viam a bomba esticada e passaram lá todos para mirar.... 🙄
    Desculpem lá foi só um pequeno a parte

https://ibb.co/NYghc95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart, Camões, snob, rguerreiro79, Dias12
  3.  # 503

Quantos homens a betonar?
  4.  # 504

Vieram de viseu o meu pai e o meu irmão
    Para dar uma ajuda.
    Eu e o meu irmão a espalhar e acertar tudo, meu sogro a nossa frente a regar tudo, e meu pai a passar a barra.
    Eu betono só com laser, um ponto de metro a metro, acerto grosseiramente, e depois uso uma barra que mandei fazer como as que se usam na betonilhas liquidas.
    É tipo régua vibrante mas o motor são os braços
  5.  # 505

E ja é muita gente, por norma betonamos as lajes a 3, mas também ja as betonemos a 2.
  6.  # 506

Colocado por: DR1982E ja é muita gente, por norma betonamos as lajes a 3, mas também ja as betonemos a 2.

Eu sei bem, o meu sogro já com 70 anos disse lhe para ir regando que já não tem idade para andar a forçar e o meu pai igual.
    Os velhinhos estavam lá mais para dar apoio moral
  7.  # 507

Colocado por: marcocar

Eu sei bem, o meu sogro já com 70 anos disse lhe para ir regando que já não tem idade para andar a forçar e o meu pai igual.
    Os velhinhos estavam lá mais para dar apoio moral
    sim, mas as vezes vejo uma porrada de pessoas para encher uma laje como se fosse uma coisa de outro mundo 😂
    Concordam com este comentário: marcocar
  8.  # 508

Colocado por: DR1982sim, mas as vezes vejo uma porrada de pessoas para encher uma laje como se fosse uma coisa de outro mundo 😂
    Concordam com este comentário:marcocar

Não nada disso, 2/3 chega bem. Esta tinha 260m2.
    Acredito que quem tem muita gente deve ser por ainda puxarem tudo a regua, 2 a tirar mestras ao nivel ainda, 2 a espalhar e outra a sareafear..
    Isto com laser e com a barrinha fica mais que bom para o que é
  9.  # 509

Colocado por: marcocar

Não nada disso, 2/3 chega bem. Esta tinha 260m2.
    Acredito que quem tem muita gente deve ser por ainda puxarem tudo a regua, 2 a tirar mestras ao nivel ainda, 2 a espalhar e outra a sareafear..
    Isto com laser e com a barrinha fica mais que bom para o que é
    se for uma laje maciça nem laser precisa, uma pinge e siga.
    Se for com a bomba precisa do gajo da bomba, um a controlar outro a puxar e outro a passar o tam tam, se nao for com bomba 3 chegam
  10.  # 510

E quem que é que andava com o vibrador?
  11.  # 511

Eu próprio.
    Betonamos todas as vigas, tarugos e os 18cm da vigota ao rés da abobadilhas, tudo vibrado e depois fizemos a camada de compressão de 5cm.
    Fiz deste modo por ser uma lage 24/30
    Era muita altura de uma vez, tinha receio que abatesse nas vigotas
  12.  # 512

Colocado por: PickaxeE quem que é que andava com o vibrador?
    o gajo que controla a altura
  13.  # 513

https://ibb.co/RyzjZc1

Já comecei o assentamento do extrabloco,

Bloco multicamaras de 20cm, com 7cm de EPS grafitado incorporado e forra exterior em bloco de 5cm. Largura total de 35cm, U de 0,27.
    Primeira impressão,muito bom material!
    fácil de trabalhar, muito bem acabado.
    O corte é extremamente fácil com serra sabre com lâmina de 40cm própria para blocos de betão.
    Primeira fiada assente de nível com laser para ir tudo certinho, as fiadas seguintes usarei a caixa de argamassar própria para eles.
    Todas as juntas de encaixe do EPs,apesar de terem macho/fêmea, serão preenchidos com espuma PU de forma a não haver falhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus, sousa80, Dias12
  14.  # 514

Aproveito a 'sabedoria' e opiniao de alguns aqui do forum.
    Ando na dúvida se isole a minha laje..
    Tinha previsto 6cm de XPS por cima da placa e betonilha de 5/6cm por cima.
    Mas ao ver a minha laje de 30cm,fico a pensar que teria ali uma boa bateria de inércia. E estava a pensar fazer somente uma betonilha de 5/6cm por cima dela para o assentamento do cerâmico.
    Por baixo da laje,é uma parte garagem com 2,70m e uma parte desvao de 2m, tudo ficará enterrado e será ventilado com tubos de 100mm no sentido Norte/sul.
    Pensei em vez de por cima da laje, forrar a EPs por baixo..
  15.  # 515

https://postimg.cc/F7QG9yj8

Lá vai andando, 3 trabalhos ao mesmo tempo,
    Cofragem, alvenaria e étics.
    Gosto muito deste extrabloco.
    Tenho feito cordão de espuma PU em todos os encaixes macho fêmea de modo a garantir o isolamento continuo sem falhas.
    Blocos muito regulares a nível de medidas, sem empenos.
    O corte por enquanto ainda me demora porque estou a espera a 3 semanas de uma lâmina de serra sabre de 43cm para cortar betao e ainda nao chegou. Ando com uma de 20 cm e é mais trabalhoso,mas mesmo assim ficam cortes limpos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexRibeiro, Dias12
  16.  # 516

https://ibb.co/2Zg2m1D

Lá vai continuando, são muitos cortes a realizar mas vale a pena, fica impecável.

Ando a pensar no reboco exterior que irei usar. Tenho andado a ver rebocos térmicos, mas os da Secil, tipo Secil isodur, tem que levar o isoflex por cima.
    Alguém conhece um reboco térmico, que possa levar a rede incorporada nele e que possa levar a pintura diretamente?
    Tipo o diasen diathonite evolution o thermactive?
  17.  # 517

Isso está a ficar com muito bom aspecto. Apenas uma questão, vejo que nos pilares vai usar o extrabloco como cofragem, mas ao nível da laje, como vai fazer o isolamento?

As minhas desculpas se nalguma das fotos já for evidente isto que estou a perguntar.
  18.  # 518

Nos pilares são as forras de 15cm próprias para isso.
    Ao nível da laje levara igualmente a forra de 15 cm a servir de cofragem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexRibeiro
  19.  # 519

Colocado por: marcocarNos pilares são as forras de 15cm próprias para isso.
    Ao nível da laje levara igualmente a forra de 15 cm a servir de cofragem
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlexRibeiro

E como garante a aderência ao betão?

No meu caso vou iniciar agora os projectos de especialidades e estou muito inclinado a usar o extrabloco.
  20.  # 520

A minha questão tem a ver com a betonagem dos pilares. Vai confiar só nessas forras para segurar o betão ou vai escorar as forras do pilar com madeira?

0.0575 seg. NEW