Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: AMG1A questão colocada pelo PedroNunes24 é relevante, se vista pelo lado de quem tem de gerir as finanças públicas

    Quanto é que a banca teria de oferecer para toda a gente, ou parte significativa, tirar o dinheiro de 1 sítio onde rende 3,5%?
  2.  # 202

    Colocado por: PedroNunes24Daqui a 6 meses, as taxas euribor levam mais um salto, entramos em recessão e a maioria dos aforradores necessita de levantar os seus certificados para pagar as contas.
    Por acaso devem ser as famílias a rasca com a Euribor que andaram a meter as poupanças todas em CA. Para isso mais vale amortizar o empréstimo que neste momento “ rende” mais que os CA. Bem sei que a amortizar se descapitaliza, mas os principais aforradores, não são os que andam a rasca com a Euribor.

    Foi pressão dos bancos, tão simples quanto isto.

    O outro, como mais tarde viemos a saber, não se chamava “dono disto tudo” só porque sim.
  3.  # 203

    Colocado por: NTORION
    Quanto é que a banca teria de oferecer para toda a gente, ou parte significativa, tirar o dinheiro de 1 sítio onde rende 3,5%?


    Provavelmente muito, mas eu nem estava a pensar nisso, mas noutra qualquer eventualidade em que parte substancial destas poupanças tivessem de ser mobilizadas, nao esquecer que em muito casos são pequenos montantes que podem ser necessarios em situações muito diversas.
  4.  # 204

    Colocado por: AMG1A questão colocada pelo PedroNunes24 é relevante, se vista pelo lado de quem tem de gerir as finanças públicas.
    Porque não aumentaram então o tempo de permanência, mantendo os juros?

    Qual é o incentivo à poupança neste país? Ou não precisamos dela? Bom bom mesmo, é os portugueses, os pelintras e pedintes da Europa, ainda verem o pouco que conseguem juntar a desvalorizar de mês para mês.

    Sabe o quê que era prudente da parte do estado? Não ter enterrado 3 mil milhoes na TAP. Nao ter assinado as PPP rodoviárias naqueles moldes, isso era prudência. Agora o que fizeram com os CA, não foi prudência, foi baixar as orelhas e obedecer ao dono.
    Concordam com este comentário: nunomp, pcspinheiro
  5.  # 205

    Colocado por: HAL_9000Porque não aumentaram então o tempo de permanência, mantendo os juros?

    Também fazem isso. Há poucos anos atrás tiveram os Certificados de Tesouro produto a 5 anos indexado ao PIB que foi muito bom para aforradores. Agora têm o mesmo produto a 10 anos indexado á Euribor. Não me parece tão atrativo e parece que a procura é pouca.
    Desde sempre que os juros bancários são pouco atrativos. Quando eu pagava 20,5% de juros no CH os bancos pagavam pouco mais de 10% nos depósitos. Por isso sempre existiram as D.Brancas e outros vigaristas. Mais tarde tornaram-se mais sofisticados tipo Ricardo Salgado ou João REndeiro. Agora temos versões mais tecnológicas tipo cripto moedas. E como sempre vai haver gente (pouca) a ganhar muito dinheiro e muitos a perder.
  6.  # 206

  7.  # 207

    Colocado por: HAL_9000Porque não aumentaram então o tempo de permanência, mantendo os juros?

    Qual é o incentivo à poupança neste país? Ou não precisamos dela? Bom bom mesmo, é os portugueses, os pelintras e pedintes da Europa, ainda verem o pouco que conseguem juntar a desvalorizar de mês para mês.

    Sabe o quê que era prudente da parte do estado? Não ter enterrado 3 mil milhoes na TAP. Nao ter assinado as PPP rodoviárias naqueles moldes, isso era prudência. Agora o que fizeram com os CA, não foi prudência, foi baixar as orelhas e obedecer ao dono.
    Concordam com este comentário:nunomp,pcspinheiro


    Eu disse que a questão colocada pelo PedroNunes24 podia ser compreensível se "vista do lado de quem gere as finanças pública", agora o HAL_9000 pretende que eu justifique a decisão, mas do lado do investidor, o que é obviamente uma tarefa muito mais difícil.
    Mas eu sempre gostei de tarefas difíceis. Vamos lá ver como me saio desta.

    1. Numa perspectiva macro económica, a poupança é muito relevante, mas se for transformada em investimento produtivo. Ora comprar divida de curto prazo ao estado português e esperar que isso se tranforme em investimento produtivo, provavelmente não será muito razoável, digo eu que sou um leigo nestas matérias.

    2. O papel de transformar poupanças em investimento é sobretudo dos bancos e não necessariamente do estado. Contudo, até o estado tem produtos mais direcionados para isso, p.e. os certificados do tesouro, que não só têm taxas mais baixas, limites minimos e maximos muito mais elevados do que os CA e obrigatoriedade de permanencia minima, julgo que de um ano.

    3. Os CA estão desenhados para pequenas poupanças, facilmente mobilizaveis, em que o resgate é sobretudo evitado pelo premio de permanência.
    Imagine que na proxima segunda feira os bancos colocam uma oferta de DP com tx iguais aos CA, quantas destas poupanças passavam imediatamente para os bancos. Não esqueça que ter capital no banco, nao rende só juros, normalmente também é sinónimo de melhores condições no crédito, comissões, taxinhas, acesso a cartanitos com cores esquisitas... enfim aquilo que todos sabemos.

    4. Para mim o que é verdadeiramente execrável são as tx de juro oferecidas pelos bancos, que não chegam sequer a 50% do que o BCE lhes paga se quiserem lá depositar o nosso dinheiro.

    Eu ja aqui disse algures que um dos grandes deficies da nossa sociedade civil é não estar mais organizada. Em muitos países é vulgar as pessoas mobilizarem-se por causas que interessam a todos ou pelo menos a grupos significativos, por cá nepias!
    Uns quantos desabafos aqui ou ali, geralmente contra os politicos, que são os alvos mais fáceis e quanto a ser consequente nada!
    Na UE existe um principio muito simples para resolver isto, chama-se livre circulação de capitais. Todos nós podemos abrir uma conta num qualquer banco de outro estado e colocar lá as nossas poupanças, porque não o fazemos?

    Óbviamente que você tem toda a razão quanto aos investimentos desastrosos do estado, talvez por isso mesmo não seja razoável nem avisado esperarmos o contrario.
    Depois, se já tivemos ministos das finanças imprudentes, isso deveria levar-nos a compreender um comportamento mais prudente da parte deste...mas pronto é do PS e por isso deveria obrigatoriamente ser gastador. Creio que é assim que os costumam apelidar.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  8.  # 208

    Colocado por: HAL_9000Porque não aumentaram então o tempo de permanência, mantendo os juros?
    .
    Concordam com este comentário:nunomp,pcspinheiro


    Até que valor da dívida pública é que no entender do HAL o estado se deveria endividar a 3,5?

    Porque é que acha que estamos agora na série F? Porque é que não ficámos sempre na A?
  9.  # 209

    • eu
    • 3 junho 2023 editado

     # 210

    Colocado por: AMG1Folgo em ver que muitas opiniões expressas aqui do forum são coincidentes com as do BE.


    Todos os partidos, do BE à IL, de vez em quando dizem (algumas) coisas acertadas.
  10.  # 211

    Colocado por: pcspinheiroE vai batendo tudo certo...

    https://expresso.pt/economia/2023-06-03-Bancos-vao-passar-a-vender-Certificados-de-Aforro-292f00ef
    Concordam com este comentário:eu,AMVP

    Uma coisa me parece evidente, maiorias absolutas são sempre isto. Nota: não me refiro exclusivamente a este governo nem partido
  11.  # 212

    Colocado por: eu

    Todos os partidos, do BE à IL, de vez em quando dizem (algumas) coisas acertadas.


    Quando não se corre o risco de ter de governar sempre se pode ir mais ao encontro dos ansejos dos eleitores, sejam eles quais forem.
    Até porque isso dá votos.
  12.  # 213

    Isto passou mais ou menos despercebido entre nós, mas nas actuis circunstâncias do mundo, caso não tivesse havido acordo, o resultado podia ter um impacto global que tornava o nosso tema dos CA numa brincadeira.
    https://www.dn.pt/internacional/biden-promulga-lei-que-suspende-teto-da-divida-dos-estados-unidos-16472105.html?utm_source=push&utm_medium=mas&utm_term=16472105
  13.  # 214

    Colocado por: PedroNunes24Até que valor da dívida pública é que no entender do HAL o estado se deveria endividar a 3,5?
    Em que dados concretos se baseia para dizer que a actual dívida procedente dos CA a 3,5% estava no limiar da prudência?


    Eu por mim baseio-me no seguinte: os bancos
    andavam-se a queixar há duas semanas, o Medina actuou. Terá sido obviamente coincidência.

    Tenham tomates de arranjar maneira de pressionar os bancos a pagar juros decentes pelos depósitos e já ninguém se queixa do fim dos CA. Os bancos também estão a ser prudentes a pagar menos pelos depósitos do que paga o BCE, não é?

    Eu percebo a sua argumentação, e normalmente concordaria com ela. Simplesmente acho que esse não foi o motivo, ainda para mais com o excedente que o Medina tem acumulado com a inflação.
    Concordam com este comentário: pkasa
  14.  # 215

    Colocado por: pcspinheiroÉ uma palhaçada que, basta os bancos começarem a gemer contra os CA (quando e é que deviam distribuir um bocado das fortunas que têm feito), o estado lá lhes faz a vontadinha. Quando é para o contribuinte pagar resgates de milhares de milhões está tudo bem e é a nossa obrigação... Dá-me volta ao estômago ter um governo assim. Devia ter ficado emigrado.
    Sinceramente, o povo devia experimentar algo diferente a PS e PSD. Perdidos por 100, perdidos por 1000...
    Concordam com este comentário:Ruipsm,NB_Viseu

    Desde que não seja PCP e Bloco de esquerda voncordo e tenho feito a minha parte.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  15.  # 216

    Olhem, há um outro tópico sobre isto mas pode ter passado despercebido. Deixem de usar cartões de débito! Usem cartões como este - e outros!

    Não estou a fazer publicidade, estou a alertar. Há também o do Unibanco (até 4%, dependendo do uso), o de crédito do banco CTT (dava 4%, reduziram para 2% 🤬), o wizink (este até é mais em ofertas e não cashback).

    Isto para dizer que pensamos muitas vezes em por a render o que poupamos, quando também há maneiras de fazer render o que gastamos!

    O meu cartão de débito serve para levantar dinheiro MUITO raramente.

    Cá em casa vamos buscar várias centenas/ano simplesmente ao não usar cartões de débito.
      IMG_20230604_121351.jpg
    • eu
    • 4 junho 2023

     # 217

    Colocado por: HAL_9000Eu por mim baseio-me no seguinte: os bancos
    andavam-se a queixar há duas semanas, o Medina actuou. Terá sido obviamente coincidência.


    Há coincidências do caraças, não é?
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16.  # 218

    Sim, é só uma coincidência... 😡

    Outra coincidência é que os bancos vão, pela primeira vez, também oferecer este produto da nova série.

    Vamos assobiando para o lado...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 4 junho 2023

     # 219

    São estes pequenos pormenores que mostram que os políticos são umas marionetas do verdadeiro poder.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, Pedro Barradas
  17.  # 220

    Pois não convém esquecer que são os bancos que emprestam a maioria do dinheiro ao Estado. Os particulares representam uma pequena fração.
    O ser os bancos a fazer o registo inicial dos aforradores parece-me lógico. Afinal os CTT também são quase só um banco e cada vez com menos agencias. O custo deverá ser igual, isto é 0.
    Eu tenho CA desde a serie C e não me recordo se nas anteriores mudanças foram melhores ou piores. Como os depósitos foram feitos ao longo de 10 anos não faço a mínima ideia dos juros recebidos.
    E tal como já disse acima também sempre soube que os bancos tinham taxas de juro activas superiores ás passivas. Se eram ou são especulativas não faço ideia. Por isso toda a vida tive como preocupação o amortizar os CH e sempre que usei ou uso cartões de crédito pago sempre no prazo. Estes sim, sei que os juros são pornográficos.
 
0.0466 seg. NEW