Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

As subscrições acima de 50 mil euros foram mais de 60% do valor subscrito no primeiro trimestre” deste ano, disse o secretário de Estado das Finanças. Essas subscrições foram feitas por “15% dos investidores”, adiantou João Nuno Mendes."

https://expresso.pt/economia/financas-pessoais/2023-06-21-Subscricoes-acima-de-50-mil-euros-representaram-mais-de-60-do-mercado-de-certificados-de-aforro-no-primeiro-trimestre-06551593

Se estes dados são factuais, concordo que teriam de ocorrer mudanças nos CE. O limite antigo de 250K estava completamente desfasado do conceito de pequeno aforrador. Convenhamos que quem tem 250k de lado, não é propriamnete um pequeno aforrador, e o estado teria todo o interesse em que parte desse dinheiro fosse investido em vez de ser aforrado.

Já 50K, parece-me um limite mais racional, um bom número para constituir um fundo de maneio de um pequeno aforrador.

Já a redução da taxa de juro....Continuo a achar que foi resultado do lobi da banca, apesar de até poder fazer sentido em termos de gestão de dívida pública (desde que não se estejam a pagar mais ao exterior que os 2.52 % a 10 anos que pagavam aos nacionais).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • AMG1
    • 21 junho 2023

# 282

Colocado por: HAL_9000As subscrições acima de 50 mil euros foram mais de 60% do valor subscritono primeiro trimestre” deste ano, disse o secretário de Estado das Finanças.Essas subscrições foram feitas por “15% dos investidores”, adiantou João Nuno Mendes."

https://expresso.pt/economia/financas-pessoais/2023-06-21-Subscricoes-acima-de-50-mil-euros-representaram-mais-de-60-do-mercado-de-certificados-de-aforro-no-primeiro-trimestre-06551593

Se estes dados são factuais, concordo que teriam de ocorrer mudanças nos CE. O limite antigo de 250K estava completamente desfasado do conceito de pequeno aforrador. Convenhamos que quem tem 250k de lado, não é propriamnete um pequeno aforrador, e o estado teria todo o interesse em que parte desse dinheiro fosse investido em vez de ser aforrado.

Já 50K, parece-me um limite mais racional, um bom número para constituir um fundo de maneio de um pequeno aforrador.

Já a redução da taxa de juro....Continuo a achar que foi resultado do lobi da banca, apesar de até poder fazer sentido em termos de gestão de dívida pública (desde que não se estejam a pagar mais ao exterior que os 2.52 % a 10 anos que pagavam aos nacionais).
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Que isto estava a acontecer foi logo dito, embora com menos detalhe, pelo SE quando falou sobre o fim da serie anterior. Houve mesmo noticias que davam conta de várias subscrições destas, dento do mesmo agregado familiar.
    Depois, a única razão porque isto estava a acontecer era a tx de juro elevada e não o limite. Se a tx se mantivesse, esta situação tornava-se mais "chata", mas não impossível e provavelmente continuaria.
    Desde sempre esteve presente o facto dos CE terem sido desenhados para pequenos aforradores e não para quem tem capitais, conhecimento e os acessos necessarios para investir noutros instrumentos.
    Mesmo em relação a tx de juro, como já aqui foi escrito, não havia nenhum racional no estado estar a pagar, sem necessitar, juros mais elevados do que os bancos, a uma pequena minoria de portugueses com os impostos de todos os outros.
    Mas pronto, parece mais fácil acreditar que o ministro das financas está a soldo dos bancos do que admitir que ele, como qualquer um de nós, tem miolos e é capaz de tomar decisões racionais.
    • RCF
    • 21 junho 2023

# 283

Colocado por: AMG1Mesmo em relação a tx de juro, como já aqui foi escrito, não havia nenhum racional no estado estar a pagar, sem necessitar, juros mais elevados do que os bancos, a uma pequena minoria de portugueses com os impostos de todos os outros.
    Mas pronto, parece mais fácil acreditar que o ministro das financas está a soldo dos bancos do que admitir que ele, como qualquer um de nós, tem miolos e é capaz de tomar decisões racionais.

Realmente, não havia grande racionalidade no facto de o Estado, através do CA, pagar juros mais elevados que os Bancos. Igualmente, não havia grande racionalidade em os Bancos estarem a pagar juros mais baixos que os CA.
    Portanto, qual a solução?
    Ou o Estado baixava os juros dos CA ou os Bancos subiam os juros dos depósitos a prazo.
    E o que poderia contribuir para os Bancos subirem as taxas de juro? Certamente, a pressão dos juros dos CA, que estavam a levar os aforradores a retirar dinheiro dos Bancos para os CA... Mas, o Governo achou por bem tirar essa pressão sobre os Bancos... Foi o que foi. Assim, que motivação têm os Bancos para subir as taxas de juro...?
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 284

Colocado por: pcspinheiroEu tenho uns trocos numa ETF e, efectivamente, está no verde. Mas não paga dividendos. Se quiser partilhar alguns exemplos como ponto de partida para o TPC, agradecia.

alguns ETF que tenho a gerar dividendos
    Invesco EURO STOXX H Div L Vol UCITS ETF Dist
    Invesco FTSE EM High Div Low Vol UCITS ETF Dist
    Invesco S&P 500 High Div Low Vol UCITS ETF Dis
    SPDR S&P US Dividend Aristocrats ETF
    Vanguard FTSE All-World High Div Yield UCITS USD

a cotação não sobe muito ao longo do tempo mas pagam dividendos.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 285

Colocado por: HAL_9000estado teria todo o interesse em que parte desse dinheiro fosse investido em vez de ser aforrado.

adivinhe lá onde é que tradicionalmente esse dinheiro é investido? depois vai-se queixar que o valor das casas não pára de subir.
  4.  # 286

Colocado por: AMG1esta situação tornava-se mais "chata", mas não impossível e provavelmente continuaria.
    Tinha de ir até aos parentes em 3º grau para fazer o mesmo valor era isso? Não me parece. A taxa de juro beneficiaria mais pequenos afforradores, ainda que se atingissem os mesmos valores, e não beneficiava tanto os grandes aforradores que na verdade não estarão assim tão necesitados de taxas a 3.5%.

Disseram que havia muitas subcrições de 250K, mas sem números, isso não me diz nada. Muitas são quantas?
  5.  # 287

Colocado por: AMG1Desde sempre esteve presente o facto dos CE terem sido desenhados para pequenos aforradores
    Daí não fazer sentido os 250K (pelo menos numa só serie), num país com rendimentos como os nossos. Quantos pequenos aforradores é que têm 250K que podem aplicar assim da noite para o dia?
  6.  # 288

Colocado por: AMG1não havia nenhum racional no estado estar a pagar, sem necessitar,
    Se de facto não há necessidade, até concordo consigo. Agora se o estado recorrer ao mercado para se financiar a taxas de juro superiores aos 2.52% que paga aos portugueses, não faz sentido.
  7.  # 289

Colocado por: AMG1Mas pronto, parece mais fácil acreditar que o ministro das financas está a soldo dos bancos
    A soldo eu não diria. Mas que está no bolso deles, não tenho a menor dúvida, como está o governo todo. Até parece que o AMG1 não conhece a relação dos nossos políticos com a banca. Há bancos que têm efectivamente uma palavra a dizer em diversas decisões politicas.

O Manuel Pinho, o socrates não terão sido casos únicos.
  8.  # 290

Colocado por: RCFMas, o Governo achou por bem tirar essa pressão sobre os Bancos... Foi o que foi. Assim, que motivação têm os Bancos para subir as taxas de juro...?
    Até podia tirar, se fizesse uso do instrumento que tem à mão para tentar regular o mercado bancário: a CGD.
    • RCF
    • 21 junho 2023

# 291

Colocado por: HAL_9000Até podia tirar, se fizesse uso do instrumento que tem à mão para tentar regular o mercado bancário: a CGD.

entre uma e outra possibilidade - fazer subir as taxas de juro da CGD ou manter a taxa dos CA - creio estar mais "à mão" do Governo manter os CA. Não é por acaso que mexer nos CA depende diretamente do Governo, enquanto a CGD tem uma Administração própria.
  9.  # 292

Colocado por: RCFcreio estar mais "à mão" do Governo manter os CA.
    Certo, mas os CA, não servem bem para influeniar a atividade bancária.

Já a CGD pode e deve ter esse propósito. Quanto à Administração da CGD tem feito um exelente trabalho....mas há que ter em conta que despedir pessoas, fechar balcões, assaltar velhinhos via comissões, também ajuda aos bons resultados.
    • AMG1
    • 21 junho 2023

# 293

Colocado por: RCFAssim, que motivação têm os Bancos para subir as taxas de juro...?
    Concordam com este comentário:eu

A óbvia e única que serão inevitavelmente compelidos a aceitar:
    Precisarem dele e não o conseguirem mais barato!

Tal como eu faço com as batatas.

Nao querem o estado fora da economia e os mercados a funcionar livremente?
    • AMG1
    • 21 junho 2023

# 294

Colocado por: HAL_9000

Disseram que havia muitas subcrições de 250K, mas sem números, isso não me diz nada. Muitas são quantas?

E claro que só podiam estar a inventar.
  10.  # 295

Colocado por: HAL_9000Já a CGD pode e deve ter esse propósito. Quanto à Administração da CGD tem feito um exelente trabalho....mas há que ter em conta que despedir pessoas, fechar balcões, assaltar velhinhos via comissões, também ajuda aos bons resultados.

A CGD já lançou um deposito a 2,75% TAN. Eu sou um dos velhinhos assaltado pela Caixa mas tal como o SNS também lhes reconheço algumas qualidades.
    P.ex. há 8 anos atrás foi o Banco que fez o melhor CH ao meu filho, e já há 30 tinha-me feito um. Na altura quase ninguém fazia e era par 2ª habitação.
    • AMG1
    • 21 junho 2023

# 296

Colocado por: HAL_9000A soldo eu não diria. Mas que está no bolso deles, não tenho a menor dúvida, como está o governo todo. Até parece que o AMG1 não conhece a relação dos nossos políticos com a banca. Há bancos que têm efectivamente uma palavra a dizer em diversas decisões politicas.

O Manuel Pinho, o socrates não terão sido casos únicos.

Nao sei se sao casos únicos, ou se há mais, mas excatente por isso é que nao vou partir do principio de qualquer decisao de um ministro que afecte a banca, foi obrigatoriamente ditada por um banqueiro, ou vice versa.

Se os banqueiros falam com os governantes, clato que sim, mas isso, nao significa necessáriamente que estejam a planear esquemas para prejudicar o povo.

Eu nunca estive do lado dos politicos, mas ja vi como alguns politicos conseguem de forma muito eficaz influenciar decisões de empresas, sem comprometerem a sua posição ou cometer qualquer ilegalidade. Mas nem todos o conseguem ou quando o fazem esperam disso algum beneficio para si.
  11.  # 297

Colocado por: AMG1E claro que só podiam estar a inventar.
    Não disse isso. Mas podiam estar a relativizar, como é apanágio deste governo.

Pelo menos ate ao ano passado, era a comunicação a principal força deste governo.

Conseguem vender uma perda de poder de compra como um aumento nos rendimentos. É uma coisa fantástica.
  12.  # 298

Colocado por: CarvaiP.ex. há 8 anos atrás foi o Banco que fez o melhor CH ao meu filho,
    A mim, apesar de a taxa de esforço ser de 10% disse-me: não tendo um contrato de efectivo (tinha a termo indefenido), CH só com fiador.
    Portanto, nem nesse aspecto reconheço à CGD qualquer vantagem sobre os demais.
  13.  # 299

Colocado por: AMG1nao significa necessáriamente que estejam a planear esquemas para prejudicar o povo.
    Querem lá eles saber do povo. Os esquemas são para os beneficiar a eles. Se o povo sofre no processo é um colateral, nas prejudicar o povo não é a motivação deles.

Colocado por: AMG1Nao sei se sao casos únicos, ou se há mais, mas excatente por isso é que nao vou partir do principio de qualquer decisao de um ministro que afecte a banca, foi obrigatoriamente ditada por um banqueiro, ou vice versa.
    E exatamente por isso, é que eu olho sempre para as decisões dos ministros com algumas reservas, sobretudo aqueles que decidem em matérias económicas.
  14.  # 300

Colocado por: Sasapo

alguns ETF que tenho a gerar dividendos
    Invesco EURO STOXX H Div L Vol UCITS ETF Dist
    Invesco FTSE EM High Div Low Vol UCITS ETF Dist
    Invesco S&P 500 High Div Low Vol UCITS ETF Dis
    SPDR S&P US Dividend Aristocrats ETF
    Vanguard FTSE All-World High Div Yield UCITS USD

a cotação não sobe muito ao longo do tempo mas pagam dividendos.
    Concordam com este comentário:eu

Que plataforma utiliza?
    Interactive Brokers? Degiro? TBX? Outra?
    Obrigado.

0.0638 seg. NEW