Colocado por: HAL_9000“As subscrições acima de 50 mil euros foram mais de 60% do valor subscritono primeiro trimestre” deste ano, disse o secretário de Estado das Finanças.Essas subscrições foram feitas por “15% dos investidores”, adiantou João Nuno Mendes."
https://expresso.pt/economia/financas-pessoais/2023-06-21-Subscricoes-acima-de-50-mil-euros-representaram-mais-de-60-do-mercado-de-certificados-de-aforro-no-primeiro-trimestre-06551593
Se estes dados são factuais, concordo que teriam de ocorrer mudanças nos CE. O limite antigo de 250K estava completamente desfasado do conceito de pequeno aforrador. Convenhamos que quem tem 250k de lado, não é propriamnete um pequeno aforrador, e o estado teria todo o interesse em que parte desse dinheiro fosse investido em vez de ser aforrado.
Já 50K, parece-me um limite mais racional, um bom número para constituir um fundo de maneio de um pequeno aforrador.
Já a redução da taxa de juro....Continuo a achar que foi resultado do lobi da banca, apesar de até poder fazer sentido em termos de gestão de dívida pública (desde que não se estejam a pagar mais ao exterior que os 2.52 % a 10 anos que pagavam aos nacionais).
Colocado por: AMG1Mesmo em relação a tx de juro, como já aqui foi escrito, não havia nenhum racional no estado estar a pagar, sem necessitar, juros mais elevados do que os bancos, a uma pequena minoria de portugueses com os impostos de todos os outros.
Mas pronto, parece mais fácil acreditar que o ministro das financas está a soldo dos bancos do que admitir que ele, como qualquer um de nós, tem miolos e é capaz de tomar decisões racionais.
Colocado por: pcspinheiroEu tenho uns trocos numa ETF e, efectivamente, está no verde. Mas não paga dividendos. Se quiser partilhar alguns exemplos como ponto de partida para o TPC, agradecia.
Colocado por: HAL_9000estado teria todo o interesse em que parte desse dinheiro fosse investido em vez de ser aforrado.
Colocado por: AMG1esta situação tornava-se mais "chata", mas não impossível e provavelmente continuaria.Tinha de ir até aos parentes em 3º grau para fazer o mesmo valor era isso? Não me parece. A taxa de juro beneficiaria mais pequenos afforradores, ainda que se atingissem os mesmos valores, e não beneficiava tanto os grandes aforradores que na verdade não estarão assim tão necesitados de taxas a 3.5%.
Colocado por: AMG1Desde sempre esteve presente o facto dos CE terem sido desenhados para pequenos aforradoresDaí não fazer sentido os 250K (pelo menos numa só serie), num país com rendimentos como os nossos. Quantos pequenos aforradores é que têm 250K que podem aplicar assim da noite para o dia?
Colocado por: AMG1não havia nenhum racional no estado estar a pagar, sem necessitar,Se de facto não há necessidade, até concordo consigo. Agora se o estado recorrer ao mercado para se financiar a taxas de juro superiores aos 2.52% que paga aos portugueses, não faz sentido.
Colocado por: AMG1Mas pronto, parece mais fácil acreditar que o ministro das financas está a soldo dos bancosA soldo eu não diria. Mas que está no bolso deles, não tenho a menor dúvida, como está o governo todo. Até parece que o AMG1 não conhece a relação dos nossos políticos com a banca. Há bancos que têm efectivamente uma palavra a dizer em diversas decisões politicas.
Colocado por: RCFMas, o Governo achou por bem tirar essa pressão sobre os Bancos... Foi o que foi. Assim, que motivação têm os Bancos para subir as taxas de juro...?Até podia tirar, se fizesse uso do instrumento que tem à mão para tentar regular o mercado bancário: a CGD.
Colocado por: HAL_9000Até podia tirar, se fizesse uso do instrumento que tem à mão para tentar regular o mercado bancário: a CGD.
Colocado por: RCFcreio estar mais "à mão" do Governo manter os CA.Certo, mas os CA, não servem bem para influeniar a atividade bancária.
Colocado por: RCFAssim, que motivação têm os Bancos para subir as taxas de juro...?
Colocado por: HAL_9000
Disseram que havia muitas subcrições de 250K, mas sem números, isso não me diz nada. Muitas são quantas?
Colocado por: HAL_9000Já a CGD pode e deve ter esse propósito. Quanto à Administração da CGD tem feito um exelente trabalho....mas há que ter em conta que despedir pessoas, fechar balcões, assaltar velhinhos via comissões, também ajuda aos bons resultados.
Colocado por: HAL_9000A soldo eu não diria. Mas que está no bolso deles, não tenho a menor dúvida, como está o governo todo. Até parece que o AMG1 não conhece a relação dos nossos políticos com a banca. Há bancos que têm efectivamente uma palavra a dizer em diversas decisões politicas.
O Manuel Pinho, o socrates não terão sido casos únicos.
Colocado por: AMG1E claro que só podiam estar a inventar.Não disse isso. Mas podiam estar a relativizar, como é apanágio deste governo.
Colocado por: CarvaiP.ex. há 8 anos atrás foi o Banco que fez o melhor CH ao meu filho,A mim, apesar de a taxa de esforço ser de 10% disse-me: não tendo um contrato de efectivo (tinha a termo indefenido), CH só com fiador.
Colocado por: AMG1nao significa necessáriamente que estejam a planear esquemas para prejudicar o povo.Querem lá eles saber do povo. Os esquemas são para os beneficiar a eles. Se o povo sofre no processo é um colateral, nas prejudicar o povo não é a motivação deles.
Colocado por: AMG1Nao sei se sao casos únicos, ou se há mais, mas excatente por isso é que nao vou partir do principio de qualquer decisao de um ministro que afecte a banca, foi obrigatoriamente ditada por um banqueiro, ou vice versa.E exatamente por isso, é que eu olho sempre para as decisões dos ministros com algumas reservas, sobretudo aqueles que decidem em matérias económicas.
Colocado por: Sasapo
alguns ETF que tenho a gerar dividendos
Invesco EURO STOXX H Div L Vol UCITS ETF Dist
Invesco FTSE EM High Div Low Vol UCITS ETF Dist
Invesco S&P 500 High Div Low Vol UCITS ETF Dis
SPDR S&P US Dividend Aristocrats ETF
Vanguard FTSE All-World High Div Yield UCITS USD
a cotação não sobe muito ao longo do tempo mas pagam dividendos.