Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a colocar sistema ETICS, 5cm em baixo e 8cm piso de cima. Janelas são até ao tecto falso e não tem estores.

    As laterais tem sempre de levar capoto tb? Na totalidade da largura da parede? E a parte de cima também?

    Antes de levar soleiras, é sempre colocado em todas as janelas (estás são até ao chão) tela asfáltica? Se sim, é antes ou depois de colar o capoto?

    Obrigado
      641A07E6-C09C-483C-A70D-87B253584353.jpeg
  2.  # 2

    Eu não percebo muito do tema, mas essa obra (pelo menos a parte da foto) não tem nada bom aspeto.
  3.  # 3

    Colocado por: reator22Estou a colocar sistema ETICS, 5cm em baixo e 8cm piso de cima. Janelas são até ao tecto falso e não tem estores.

    As laterais tem sempre de levar capoto tb? Na totalidade da largura da parede? E a parte de cima também?

    Antes de levar soleiras, é sempre colocado em todas as janelas (estás são até ao chão) tela asfáltica? Se sim, é antes ou depois de colar o capoto?

    Obrigado
      641A07E6-C09C-483C-A70D-87B253584353.jpeg


    Ora veja uma forma de resolver essa situação:
    https://eurobuild.pt/uma-forma-de-rematar-etics-a-caixilharia/
  4.  # 4

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Ora veja uma forma de resolver essa situação:
    https://eurobuild.pt/uma-forma-de-rematar-etics-a-caixilharia/


    Aí está realmente uma boa solução. Mas na prática isso não será possível pedir. Gostava de saber como é feita a maioria das casas com ETICS.. se todas levam capoto nas ombreiras/laterais e topo da janela e se fazem todos isolamento com tela por baixo da soleira.
  5.  # 5

    Hum..
    Impecável
  6.  # 6

    Mas quando quer saber como se faz quer saber como se faz na maioria como diz ou como se faz bem? Ou pelo menos minimamente bem?
  7.  # 7

    Colocado por: rpmmsantosEu não percebo muito do tema, mas essa obra (pelo menos a parte da foto) não tem nada bom aspeto.


    Nada neste foto tem bom aspecto.....
  8.  # 8

    Colocado por: reator22Gostava de saber como é feita a maioria das casas com ETICS..


    Nao vá em cantigas.

    Primeiro aplique impermeabilização abaixo da pedra de soleira, depois aplica soleira com corte térmico de 2cm na zona onde irá receber as caixilharias, depois instala as caixilharias, e só no fim o ETICS, com perfis de esquina e de encontro à caixilharia.

    As fitas de estanquicidade e espumas/cola veda é mais à escolha do freguês... que é como quem diz, geralmente omissas.
  9.  # 9

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Nao vá em cantigas.

    Primeiro aplique impermeabilização abaixo da pedra de soleira, depois aplica soleira com corte térmico de 2cm na zona onde irá receber as caixilharias, depois instala as caixilharias, e só no fim o ETICS, com perfis de esquina e de encontro à caixilharia.

    As fitas de estanquicidade e espumas/cola veda é mais à escolha do freguês... que é como quem diz, geralmente omissas.


    A caixinharia nao tem de ficar por cima do ETICS ? Da maneira que diz ela fica ficada diretamente no reboco do tijolo termico, nao tem problema?

    As casas que vejo na zona tem nestas 3 áreas:
      8774A795-EA29-44FA-BB77-DAA6B5332196.jpeg
  10.  # 10

    Colocado por: reator22A caixinharia nao tem de ficar por cima do ETICS ?

    Não é isso que vem no manual de aplicação dos fabricantes...

    O etics dobra a ombreira e remata contra a caixilharia, tapando parte desta.
  11.  # 11

    Por acaso este é um assunto sobre o qual tenho interesse. Avançando com o ETICS em minha casa será que é um ganho significativo fazer a dobra das ombreiras com o isolamento? Não sei que faça com as calhas dos estores.

    Colocado por: reator22Estou a colocar sistema ETICS, 5cm em baixo e 8cm piso de cima.


    Nunca tinha pensado em fazer duas espessuras diferentes. Isso resolvia um problema no meu caso. Queria colocar 8cm em minha casa, mas no R/C era mais adequado 5cm por causa de alguns pormenores construtivos. Será que a diferença de 5 para 8 traz ganhos não desprezáveis?
  12.  # 12

    Colocado por: taunusNão sei que faça com as calhas dos estores.

    Faz como se deve fazer.
    As calhas são fixas em bases apropriadas para isso mesmo. Qualquer bom aplicador de ETIC lhe sabe responder a isso.
    O problema do ETIC é que a grande maioria dos aplicadores são meros curiosos, que vêm nesta técnica construtiva uma forma de fazer lucros rápidos.
      Estore 1.JPG
  13.  # 13

    Colocado por: taunus
    Por acaso este é um assunto sobre o qual tenho interesse. Avançando com o ETICS em minha casa será que é um ganho significativo fazer a dobra das ombreiras com o isolamento? Não sei que faça com as calhas dos estores.



    Nunca tinha pensado em fazer duas espessuras diferentes. Isso resolvia um problema no meu caso. Queria colocar 8cm em minha casa, mas no R/C era mais adequado 5cm por causa de alguns pormenores construtivos. Será que a diferença de 5 para 8 traz ganhos não desprezáveis?


    O meu Eng. de térmica disse que não iria ter grande impacto. Na verdade tinha inicialmente 6 em tudo, mas para criar perfil de um piso para o R/C e tb no futuro poder colar pedra no R/C decidiu-se assim. O R\C sobre 2,4m de altura e o piso superior vais aos 4m pois cobre as duas platibandas. Como terei PRH tb fiquei um pouco preocupado, não queria descer dos 6cm de ETICS mas foi a melhor solução. Aos de 8cm em cima já me está a causar muitos problemas em termos de design e tamanhos das janelas.
  14.  # 14

    Aproveitando este tópico,

    Alguém tem uma solução para o isolamento da zona inferior da pedra dos peitoris, isto numa construção nova com capoto e a caixilharia à face de dentro da parede
  15.  # 15

    Colocado por: LeumasfAproveitando este tópico,

    Alguém tem uma solução para o isolamento da zona inferior da pedra dos peitoris, isto numa construção nova com capoto e a caixilharia à face de dentro da parede


    Sim,
    Por exemplo:
    https://eurobuild.pt/como-eliminar-pontes-termicas-nas-soleiras/
  16.  # 16

    Colocado por: reator22

    O meu Eng. de térmica disse que não iria ter grande impacto. Na verdade tinha inicialmente 6 em tudo, mas para criar perfil de um piso para o R/C e tb no futuro poder colar pedra no R/C decidiu-se assim. O R\C sobre 2,4m de altura e o piso superior vais aos 4m pois cobre as duas platibandas. Como terei PRH tb fiquei um pouco preocupado, não queria descer dos 6cm de ETICS mas foi a melhor solução. Aos de 8cm em cima já me está a causar muitos problemas em termos de design e tamanhos das janelas.


    Impacto não tem, pode é ter condensação.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 17

    Colocado por: pc ferreira

    Impacto não tem, pode é ter condensação.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Condensação onde? Se existir condensação significa que o frio chegou onde não devia e por isso há impacto!
  18.  # 18

    Ora aí está. É isso que o pc ferreira lhe está a dizer que tem de corrigir agora. Para o frio não chegar onde não devia.
  19.  # 19

    Colocado por: reator22

    Condensação onde? Se existir condensação significa que o frio chegou onde não devia e por isso há impacto!

    O problema será talvez o conceito de impacto do seu projetista.
    Se corrigir as pontes termicas das ombreiras terá mais 1g de temperatura dentro de casa?
    Muito provavelmente não. Daí essa correção não ter impacto na temperatura.
    Tem contudo e acredite que bastante na questão das condensações e nas patologias associadas e elas
    Concordam com este comentário: pc ferreira, gil.alves
  20.  # 20

    Colocado por: reator22

    Condensação onde? Se existir condensação significa que o frio chegou onde não devia e por isso há impacto!

    Diga ao seu projectista que lhe empresto a camara termografica para ele ver o impacto no remate às soleiras e às ombreiras da falta de isolamento térmico.
 
0.0215 seg. NEW