Colocado por: zedasilva
Faz como se deve fazer.
As calhas são fixas em bases apropriadas para isso mesmo. Qualquer bom aplicador de ETIC lhe sabe responder a isso.
O problema do ETIC é que a grande maioria dos aplicadores são meros curiosos, que vêm nesta técnica construtiva uma forma de fazer lucros rápidos.
Colocado por: ricardo.rodrigues
Nao vá em cantigas.
Primeiro aplique impermeabilização abaixo da pedra de soleira, depois aplica soleira com corte térmico de 2cm na zona onde irá receber as caixilharias, depois instala as caixilharias, e só no fim o ETICS, com perfis de esquina e de encontro à caixilharia.
As fitas de estanquicidade e espumas/cola veda é mais à escolha do freguês... que é como quem diz, geralmente omissas.
Colocado por: sergioemsQual a referência da peça de fixação neste caso? Pode indicar?
Colocado por: VCGDobrar ETICs nas laterais contra caixilharia de pelo menos 4 cm.
Costuma ser menos, para não cobrir tanto a vista do perfil da caixilharia. E não seria só nas laterais, mas também na verga (só que colide com quem quer aplicar estores).
De qualquer modo, a aplicação de pré-aros é soleiras térmicas também não é habitual.
Se seguir bem a receita do manual daapfac, já vai bem servido.
Colocado por: Atlas Eurobuild
O problema é que:
Se você na fachada estiver a aplicar 80mm de isolamento, na ombreira terá de aplicar no minimo 40mm, pois uma ponte térmica é também considerada se nós, na envolvente opaca, tivermos locais onde as resistências térmicas são menores que a metade de outro local.
Portanto se na fachada tem 80, deve colocar no minimo 40. Se for 60, o minimo sera 30. Se for 100, terá de ser 50, e por aí em diante.
Por isso é que o uso de um pré, que pode ser também em isolamento, fará todo o sentido para ganharmos a possibilidade de colocar uma espessura condizente na ombreira.
Veja aqui a nossa maquete:
https://www.facebook.com/EurobuildNetwork/posts/pfbid0Ei2H6KuUy5oKZ7w67tdktya9C8MdiCtD5qSQaKgpodVdFkAstkbD5fNkNHLnw1GXl
Poderá reparar que na ombreira também tem a nossa solução.
Colocado por: rpmmsantosEstas soluções não deveriam ser fornecidas por quem aplica caixilharia?
Colocado por: reator22Das duas qual a melhor solução?
Colocado por: ricardo.rodriguesA melhor solução
Colocado por: Atlas Eurobuild
O problema é que:
Se você na fachada estiver a aplicar 80mm de isolamento, na ombreira terá de aplicar no minimo 40mm, pois uma ponte térmica é também considerada se nós, na envolvente opaca, tivermos locais onde as resistências térmicas são menores que a metade de outro local.
Portanto se na fachada tem 80, deve colocar no minimo 40. Se for 60, o minimo sera 30. Se for 100, terá de ser 50, e por aí em diante.
Por isso é que o uso de um pré, que pode ser também em isolamento, fará todo o sentido para ganharmos a possibilidade de colocar uma espessura condizente na ombreira.
Veja aqui a nossa maquete:
https://www.facebook.com/EurobuildNetwork/posts/pfbid0Ei2H6KuUy5oKZ7w67tdktya9C8MdiCtD5qSQaKgpodVdFkAstkbD5fNkNHLnw1GXl
Poderá reparar que na ombreira também tem a nossa solução.
Claramente, não deve aplicar as caixilharias por cima do etics.
A melhor solução é a indicada pelo user Atlas, de meter soleiras termicas de xps (a toda a volta, tipo pré-aro), fabricado à medida, com os "entalhes" dos perfis de caixilharia concretos que irá aplicar.
Nesse caso, nas ombreiras poderá ter que cortar uns círculos no xps, para meter rodelas de poliamida/nylon, para assegurar uma adequada fixação da caixilharia.
Só depois de instaladas as caixilharias é que deve aplicar o etics, com todos os cuidados, fitas, perfis de remate e espumas/mastiques do manual das boas práticas.
Colocado por: reator22Não leva estores, e levará blackout interior.
Colocado por: reator22Qual a que me garante melhor eficiência térmica?
Colocado por: Nostradamus
A melhor eficiência térmica teria sido sempre uma verdadeira proteção solar pelo exterior nesses vãos.
Respondendo à sua pergunta: 2. As outras nem são viáveis. Quer fixar o caixilho directamente ao esferovite? Nunca vi tal coisa, mas deve haverentrepreneursdo ETICS a fazer isso assim.
Quem lhe vai fazer a instalação de ETICS tem obrigação de saber fazer isso bem. Se não sente confiança nessa pessoa, escolha outra.
Colocado por: reator22Diria que 90 por cento das casas aqui na zona levam o caixinho em cima do Etics.
Colocado por: zedasilva
Não é por na zona se fazer mal que o método passa a ser aceitável.
No mínimo, nas ombreira deveria ter xps de 500kPa e não o EPS normal de 100kPa e alguns até menos
Colocado por: reator22
É verdade, por que faz mal não devia ser aceitável. E ao longo da construção já percebi que se trabalha muito longe mas muito longe do que são as boas práticas. Eu venho cá e até fico chocado porque tudo na obra está do pior que se pode ter a preço premium. Depois falo com contrutores amigos, arquiteto, engenheiros e é tudo normal. É remar contra uma maré.
A coisa que mais me arrependo na vida foi ter começado a construir, nunca ninguém se devia submeter a isto, é tempo e angustia desnecessários e ainda por cima sem qualquer vantagem económica em relação a ter comprado há 2 anos. So não desisti ou abandonei/vendi/dei porque a obra ao lado do meus e por respeito a eles. Preferia ter perdido 70mil euros e salvar-me de 3 anos de stress.
500kpa se for para levar caixilho em cima? e não for não precisa?
Colocado por: VCG
Atlas, eu compreendo o que refere com o uso de pre-aro quer em baixo, quer nas laterais. E em cima para o caso de usar estores, sendo que as janelas serão faceada pela parece de dentro? como faz a ligação de rotura termica entre os aros lateriais e o estore?
Colocado por: reator22
A minha caixilharia ficará no limite máximo exterior do bloco térmico. Não leva estores, e levará blackout interior. As soleiras são em granito Vila Real que vão até meio da caixilharia que fará o corte térmico para o interior.
O capoto já está a ser colocado agora e tenho um ou dois dias para decidir a melhor solução.
Existem estas soluções possíveis aparentemente:
1. O arquiteto prefere esta e é assim que as casas na zona são quase todas feitas;
2. É o que vem no manual de boas praticas e aplicação de ETICS mas exige a colocação do capoto lateral e acabamento seja feito mais tarde depois. caixilharia;
3. Nunca vi em lado nenhum não sei se faz sentido.
Qual a desvantagem da caixilharia ficar por cima do ETICS? Tenho janelas que ira ter de levar 8cm de ETICS por baixo da caixilharia por vão na continuidade a parece sem fazer curva.
Qual a que me garante melhor eficiência térmica?