Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: zedasilva
    O seu município é um daqueles que não exige fiscal?
    Não terá sido o arquiteto a assumir essa função e a zepedro1972 já pagou por isso e nem sabe?


    Para isso mesmo é que serve a fiscalização, para a ajudar a perceber onde podem haver problemas e antes que eles surjam arranjar soluções.
    Concordam com este comentário:zepedro1972


    Vou falar com o arquiteto par perceber se é ele que faz a fiscalização, ele sempre me disse que não havia problemas com pequenas alterações ao projeto que o fiscal deixava passar.
  2.  # 22

    Colocado por: zepedro1972ele sempre me disse que não havia problemas com pequenas alterações ao projeto que o fiscal deixava passar.

    O fiscal não tem qualquer autoridade para deixar passar.
    Quem define o que pode ser alterado ou não é a câmara, tenha muita atenção a isso.
    Pode correr o risco de chegar ao fim da obra e ter que fazer novo licenciamento ou até demolir coisas que a câmara não aceite.

    Já agora um outro "pormaior"
    Fez comunicação à ACT do inicio da obra?
    Tenha atenção que eles estão no terreno e pode ter um 31 dos grandes.
  3.  # 23

    Colocado por: marteloescoproOs fornecedores dão crédito a um cliente habitual. Mas uma empreitada completa não é constituída só por materiais e soluções disponíveis no fornecedor habitual.


    claro, até porque um fornecedor não habitual pode ter preços mais competitivos do que o fornecedor habitual, mas o valor pedido ao DO na adjudicação da obra deve ser suficiente para o empreiteiro fazer a gestão financeira da obra.

    uma obra custa por exemplo 150k. na assinatura do contrato da empreitada, fica definido que o DO tem que pagar, por exemplo, 10% do valor da obra nesse instante. Ora estes 15k tem que ser suficientes para o empreiteiro levar a obra adiante até ao próximo pagamento.

    esses 10% é o valor da confiança que o DO deposita no empreiteiro.

    se chega-se a um ponto em que o banco diz que a obra está a 10%, que o empreiteiro já lá tem 20% e ainda pede mais dinheiro ao DO, então está a pedir que o DO confie nele em demasia.
    Concordam com este comentário: zepedro1972
  4.  # 24

    Colocado por: pauloagsantos

    mas os DO sabem que a casa custa 1000, que tem 200 e que o banco empresta 800, logo é uma questão de gerir as tranches que o banco liberta. Se tb existe DO que sabem que a casa custa 1000, que o banco empresta 800, e que avançam mesmo sabendo que não tem os 200 que faltam? se calhar existem, mas acho que são um número irrisório.





    um empreiteiro com um bom histórico continua a ter crédito junto dos fornecedores. O resto é como em todas as áreas, se o empreiteiro é mau pagador, deixa de ter crédito, se é um cliente novo junto desse fornecedor, também não têm crédito.


    o resto é uma questão de confiança, se o DO não quer ficar nas mãos do empreiteiro, e o empreiteiro não quer ficar nas mãos do DO e se ninguem cede, então tem tudo para dar mal.


    No meu caso o empreiteiro orçamentou por 1000, contrai um empréstimo de 1100 já contando com pequenos desvios e tinha 100 de capitais próprios que já entreguei como sinal.
    O empreiteiro deu um orçamento abaixo do financiamento que consegui, sabendo ele isso devia estar mais tranquilo.
  5.  # 25

    Colocado por: marteloescopro

    Os fornecedores dão crédito a um cliente habitual. Mas uma empreitada completa não é constituída só por materiais e soluções disponíveis no fornecedor habitual.

    Um fornecedor novo só aceita p.p.


    Sim sem dúvida mas uma casa a construir até ficar de pé a estrutura e alvenarias é praticamente tudo do mesmo fornecedor digo eu.
    E pelo que sei os fornecedores dão sem problema nenhum 30 a 60 dias mas conheço casos de empresas bem conhecidas no mercado que pagam a 150 e a 180 dias e as vezes passa até.
    Concordam com este comentário: zepedro1972
  6.  # 26

    Colocado por: pauloagsantos

    claro, até porque um fornecedor não habitual pode ter preços mais competitivos do que o fornecedor habitual, mas o valor pedido ao DO na adjudicação da obra deve ser suficiente para o empreiteiro fazer a gestão financeira da obra.

    uma obra custa por exemplo 150k. na assinatura do contrato da empreitada, fica definido que o DO tem que pagar, por exemplo, 10% do valor da obra nesse instante. Ora estes 15k tem que ser suficientes para o empreiteiro levar a obra adiante até ao próximo pagamento.

    esses 10% é o valor da confiança que o DO deposita no empreiteiro.

    se chega-se a um ponto em que o banco diz que a obra está a 10%, que o empreiteiro já lá tem 20% e ainda pede mais dinheiro ao DO, então está a pedir que o DO confie nele em demasia.
    Concordam com este comentário:zepedro1972


    Foi exatamente isso que pensei que ia acontecer e que ele teria sempre os 10% adiantados ao longo da obra, mas enganei-me.
    Pelos vistos pretende os 10% + a tranche seguinte o que não acho justa e nem o banco adianta ser ver obra feita.
  7.  # 27

    Colocado por: zepedro1972O empreiteiro deu um orçamento abaixo do financiamento que consegui, sabendo ele isso devia estar mais tranquilo.


    ele não devia era saber nada disso. a forma como você vai financiar a obra não é do interesse do empreiteiro. só se entalou ao assinar um contrato que protegia demasiado o empreiteiro.

    agora é ver com atenção o contrato que assinou e ver a melhor forma de seguir em frente.

    eu abordava o problema tentando renegociar o contrato atual, fazendo uma adenda com um plano de pagamentos mais realista com o valor da obra realizado até a esse momento.

    se o empreiteiro estiver de boa fé, é capaz de aceitar, caso contrário é capaz de partir a louça e não se esqueça que é você que está em falta.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 28

    Repare que se não tem nenhum capital do seu lado, esse problema vai ser recorrente. Por exemplo, quando contratei a serralharia, tive que adiantar 40% do valor total. Se não o tivesse, o serralheiro nem lá ia tirar as medidas. E o banco só avalia depois da obra estar fechada. E quem diz a serralharia, diz a carpintaria e todas as outras especialidades.Tem que ver bem isso porque pode chegar a uma situação difícil.
  9.  # 29

    Colocado por: marteloescopro

    E qual é o construtor que nos dias de hoje, em que se dão ao luxo de escolher os clientes, aceitaria um contrato com outras condições?


    Eu até aposto que você paga no início do mês o ordenado aos funcionários e não no final...
    • snob
    • 24 janeiro 2023

     # 30

    Colocado por: alexandrapinheiroPor exemplo, quando contratei a serralharia, tive que adiantar 40% do valor total.

    Vai lá vai, dass. O meu serralheiro só pediu dinheiro quando o material começou a entrar em obra.
    O carpinteiro pediu 30 % na adjudicação. Mas vou negociar com ele, no máximo dou 10 %.
    O empreiteiro pediu 5k adiantados para encomendar o ferro...
  10.  # 31

    Colocado por: snob
    Vai lá vai, dass. O meu serralheiro só pediu dinheiro quando o material começou a entrar em obra.
    O carpinteiro pediu 30 % na adjudicação. Mas vou negociar com ele, no máximo dou 10 %.
    O empreiteiro pediu 5k adiantados para encomendar o ferro...

    Caixilharia com orçamentos de 15, 20k com 2 ou 3 meses para entrega, na encomenda para produção não paga nada e quando vão instalar é que paga tudo. Ok.
    Concordam com este comentário: snob
  11.  # 32

    Colocado por: alexandrapinheiroRepare que se não tem nenhum capital do seu lado, esse problema vai ser recorrente. Por exemplo, quando contratei a serralharia, tive que adiantar 40% do valor total. Se não o tivesse, o serralheiro nem lá ia tirar as medidas. E o banco só avalia depois da obra estar fechada. E quem diz a serralharia, diz a carpintaria e todas as outras especialidades.Tem que ver bem isso porque pode chegar a uma situação difícil.


    pode parecer contraditório, porque uma casa feita unicamente por um empreiteiro, fica regra geral, mais cara do que entregar individualmente as especialidades (questões legais e burocráticas de parte), no entanto quando o DO é teso, tem mesmo que gastar esse dinheiro extra e entregar tudo ao empreiteiro.

    obviamente que ao fazer as obras por especialidades, todos eles vão pedir dinheiro no inicio. e isso vai levar o DO abaixo se não tiver uma boa folga financeira.
  12.  # 33

    Colocado por: marteloescopro

    Os fornecedores dão crédito a um cliente habitual. Mas uma empreitada completa não é constituída só por materiais e soluções disponíveis no fornecedor habitual.

    Um fornecedor novo só aceita p.p.



    A típica postura de Empreiteiro ( felizmente ainda há exceções). Na fase inicial de Alvoramento os materiais variam imenso de Obra para Obra ... Betão, Ferro, tijolos/blocos, materiais de isolamento etc etc. Você também é daqueles que diz que está a comprar o Aço a 1400€/TON. Um empreiteiro disse-me isso na semana passada, esqueceu-de foi de referir que tem 40% de desconto no preço de tabela.
  13.  # 34

    Colocado por: snobVai lá vai, dass. O meu serralheiro só pediu dinheiro quando o material começou a entrar em obra.

    Só um serralheiro muito burro aceita isso. Quando o material chega à obra tem mais de 80% da obra feita.
    E se você no dia em que ele chegasse com o material à obra lhe dissesse que já não queria o material?

    Colocado por: snobO carpinteiro pediu 30 % na adjudicação. Mas vou negociar com ele, no máximo dou 10 %.

    Idem, você tem a mania que é esperto e só gente burra é que trabalha para si.
  14.  # 35

    Não será muito da zona também? Até hoje ainda ninguem me pediu dinheiro adiantado, e já tenho tudo adjudicado.. inclusive até alguns trabalhos de picheleiro e eletricidade feitos. Aqui na zona pelo que tenho investigado não é comum pedirem dinheiro em avanço, mas nos orçamentos todos que recebi dizia que teria de pagar sempre uma percentagem em avanço. Mas nunca aconteceu
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  15.  # 36

    Colocado por: André Pimentanão é comum pedirem dinheiro em avanço,

    Fazer trabalhos de carpintaria ou serralharia, ou cozinhas, ou outra coisa qualquer à medida, sem receber nada, para clientes com quem nunca trabalhou, é mesmo coisa de loucos!!
    • eu
    • 25 janeiro 2023

     # 37

    Colocado por: PickaxeSó um serralheiro muito burro aceita isso. Quando o material chega à obra tem mais de 80% da obra feita.
    E se você no dia em que ele chegasse com o material à obra lhe dissesse que já não queria o material?

    Para isso é que servem os contratos escritos e os tribunais.
  16.  # 38

    Colocado por: euPara isso é que servem os contratos escritos e os tribunais.

    Exato, o cliente paga adiantado, depois se não lhe fizerem o trabalho agarra-se ao contrato e vai para tribunal.
  17.  # 39

    Colocado por: Pickaxe
    Fazer trabalhos de carpintaria ou serralharia, ou cozinhas, ou outra coisa qualquer à medida, sem receber nada, para clientes com quem nunca trabalhou, é mesmo coisa de loucos!!
    acredito que em certos meios seja considerado uma loucura sim. Mas em meios pequenos toda a gente conhece um primo de um irmão ou coisa que o valha. Secalhar por isso é que existem mais este tipo de situações. Não quero isto dizer que sejam todos , nem com toda a gente. Só falei no meu caso, não conheço os outros casos.
  18.  # 40

    Vão lá à windoor e companhia pedir adjudicar caixilharia nova com prazo para instalação de 2 meses e dizem que fazem o primeiro pagamento quando eles começarem a instalação.

    Vão ao Leroy fazer uma encomenda, com prazo de entrega de 1 mês, pagam 100% no ato da encomenda.
    Concordam com este comentário: gil.alves
 
0.0242 seg. NEW