Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: nunogouveiaDe todas, a que tiver a melhor correção das pontes térmicas.
    De nada lhe serve estar a pensar nesses detalhes se não tiver as pontes térmicas minimamente resolvidas.
    Concordam com este comentário:tiagodiaf
    como é que os DO não acabam por ficar com a cabeça cheia de nós ?
    Temos técnicos a defender que é mais importante a correção de pontes térmicas, outros a defender a inércia termica, e o DO atira a moeda ao ar?
    Também faça o que fizer vai ser sempre crucificado:)

    Eu tenho exatamente esse caso no meu projeto, o engenheiro defende que devo priveligiar a inércia termica mesmo que tenha ponte térmica em toda a pala de cobertura e todo o passeio da casa.
    Ao início em conjunto com os arquitetos decidimos em isolar pelo interior para ser mais fácil corrigir pontes térmicas.
    Agora tenho o PH a dizer que nao quer pontes termicas mas que precisamos de aumentar a inércia termica da casa.
    E o DO faz o que?
    Aqui no forum’por exemplo ha uns quantos técnicos a puxar um para cada lado, custa-me aceitar que não haja mais consenso neste tipo de situações
  2.  # 22

    Só testando, fazer duas casa ao lado uma da outra com as diferentes maneiras e testar na realidade durante uns anos.

    Porque é como diz cada um tem a sua teoria e acabam por ter todos razão, mas ninguém se entende qual a melhor solução.
    Concordam com este comentário: DR1982
  3.  # 23

    Colocado por: DR1982como é que os DO não acabam por ficar com a cabeça cheia de nós ?
    Temos técnicos a defender que é mais importante a correção de pontes térmicas, outros a defender a inércia termica, e o DO atira a moeda ao ar?
    Também faça o que fizer vai ser sempre crucificado:)

    Eu tenho exatamente esse caso no meu projeto, o engenheiro defende que devo priveligiar a inércia termica mesmo que tenha ponte térmica em toda a pala de cobertura e todo o passeio da casa.
    Ao início em conjunto com os arquitetos decidimos em isolar pelo interior para ser mais fácil corrigir pontes térmicas.
    Agora tenho o PH a dizer que nao quer pontes termicas mas que precisamos de aumentar a inércia termica da casa.
    E o DO faz o que?
    Aqui no forum’por exemplo ha uns quantos técnicos a puxar um para cada lado, custa-me aceitar que não haja mais consenso neste tipo de situações

    No seu caso, como vai climatizar com ACs, o melhor seria não ter grande inércia.

    Eu voltava a fazer como fiz, parede dupla sem caixa de ar, 15 por fora 11 por dentro e 6cm xps (acho que foi isto)
  4.  # 24

    não existe a melhor solução taxativa para todos os casos
    as soluções compõem-se de vários fatores: caraterísticas puramente quantitativas dos materiais, aspetos funcionais, opções estéticas, fontes de aquecimento/arrefecimento, etc... portanto para se obter x podem haver n equações, a+z=x, h+f+d=x, ... todas elas certas.
    quem pode dar um aval perante cada uma das equações poderá ser o técnico da termica fazendo as contas.
  5.  # 25

    Colocado por: rjmpires
    No seu caso, como vai climatizar com ACs, o melhor seria não ter grande inércia.

    Eu voltava a fazer como fiz, parede dupla sem caixa de ar, 15 por fora 11 por dentro e 6cm xps (acho que foi isto)
    o PH diz que devido aos vãos enormes, preciso de ter bastante inércia térmica para evitar o sobreaquecimento, o que preocupa o PH é mesmo o verão e não tanto o inverno
    •  
      marco1
    • 3 fevereiro 2023 editado

     # 26

    no verão abre a janela :) para quê a inercia? ou liga o AC
  6.  # 27

    Colocado por: marco1no verão abre a janela :) para quê a inercia? ou liga o AC
    para que nao sei, o PHD deve ter os motivos dele para dizer isso
  7.  # 28

    Tenho solução identica, parede dupla sem caixa de ar, Tijolo térmico 19 por fora 11 por dentro e 4+4cm xps.

    hoje alterava uma coisa, substituir o tijolo interior de 11 por um bloco térmico 14cm e incluindo paredes interiores.

    Colocado por: rjmpires
    Eu voltava a fazer como fiz, parede dupla sem caixa de ar, 15 por fora 11 por dentro e 6cm xps (acho que foi isto)
    •  # 29

      Colocado por: DR1982o PH diz que devido aos vãos enormes, preciso de ter bastante inércia térmica para evitar o sobreaquecimento, o que preocupa o PH é mesmo o verão e não tanto o inverno

      Liga o AC, baixa logo.
      No verão não vejo onde a inércia térmica interior vá beneficiar o arrefecimento da casa.
    •  # 30

      E a solução de tijolo exterior de 11 caixa ar 2 cm dos 6 cm ou 8 de xps e tijolo 15 interior( visto que abrir roços por vezes o de 11 não chega
      • DR1982
      • 3 fevereiro 2023 editado

       # 31

      Colocado por: rjmpires
      Liga o AC, baixa logo.
      No verão não vejo onde a inércia térmica interior vá beneficiar o arrefecimento da casa.
      eu acho que a ideia é nao deixar aquecer… mas não sei, estou a vender pelo preço que o PHD le vendeu:)
      E como disse antes o engenheiro da térmica preferia assumir a ponte térmica das duas lajes e isolar pelo exterior da parede estrutural
      precisamente para aproveitar a inércia termica das lajes
    •  # 32

      Colocado por: DR1982eu acho que a ideia é nao deixar aquecer… mas não sei, estou a vender pelo preço que o PHD le vendeu:)
      E como disse antes o engenheiro da térmica preferia assumir a ponte térmica das duas lajes e isolar pelo exterior da parede estrutural
      precisamente para aproveitar a inércia termica das lajes

      Pelo que me fui apercebendo ter inércia é bom se tiver um sistema de climatização que funcione 24h, para uso pontual de AC só vejo vantagens em haver pouca inércia, quanto menos massa houver, mais depressa se ajusta a temperatura do ar (isto olhando apenas às massas).
      Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    •  # 33

      Colocado por: rjmpires
      Pelo que me fui apercebendo ter inércia é bom se tiver um sistema de climatização que funcione 24h, para uso pontual de AC só vejo vantagens em haver pouca inércia, quanto menos massa houver, mais depressa se ajusta a temperatura do ar (isto olhando apenas às massas).
      também tinha essa ideia, mas pelos vistos não é bem assim.
      Atualmente o meu AC tá ligado sempre para ter algum conforto e ter menos correntes de ar
    •  # 34

      Eu atualmente vivo em um prédio que tem paredes externas de betão de 30cm e etics de 18 cm...de inverno é bastante agradável, mas de Verão assim que a temperatura exterior ultrapassa os 33/34 graus fica quase insuportável dentro de casa com tanto calor
    •  # 35

      Colocado por: DjdasaEu atualmente vivo em um prédio que tem paredes externas de betão de 30cm e etics de 18 cm...de inverno é bastante agradável, mas de Verão assim que a temperatura exterior ultrapassa os 33/34 graus fica quase insuportável dentro de casa com tanto calor


      Tem proteçoes nos vaos?
    •  # 36

      Colocado por: DjdasaEu atualmente vivo em um prédio que tem paredes externas de betão de 30cm e etics de 18 cm...de inverno é bastante agradável, mas de Verão assim que a temperatura exterior ultrapassa os 33/34 graus fica quase insuportável dentro de casa com tanto calor
      la esta, se calhar nesse caso de tivesse menos inércia térmica nao acontecia isso, nao sei
    •  # 37

      Já há a possibilidade de fazer simulações dinâmicas com vários cenários e optar com base em NÚMEROS!
      Concordam com este comentário: marco1
    •  # 38

      Colocado por: RUIOLIJá há a possibilidade de fazer simulações dinâmicas com vários cenários e optar com base em NÚMEROS!
      olhe que mesmo o PHPP dizem que aborda a coisa da inércia de forma muito leve
      • RUIOLI
      • 3 fevereiro 2023 editado

       # 39

      Também dá no PHPP, eu fiz imensas simulações para otimizar as soluções. Fiquei surpreso com a influência de certas coisas no sobreaquecimento, como por exemplo o isolamento dos tubos AQS.

      Tenho pena de não ter tempo e conhecimento para fazer simulações dinâmicas, quando acabar a casa vou tentar aprender... Fazer o modelo teórico vs real, dava uma boa tese!
    •  # 40

      Colocado por: RUIOLITambém dá no PHPP, eu fiz imensas simulações para otimizar as soluções. Fiquei surpreso com a influência de certas coisas no sobreaquecimento, como por exemplo o isolamento dos tubos AQS.

      Tenho pena de não ter tempo e conhecimento para fazer simulações dinâmicas, quando acabar a casa vou tentar aprender... Fazer o modelo teórico vs real, dava uma boa tese!
      segundo o PHD o PHPP não vai muito a fundo nisso da inércia, mas não sei…
     
    0.0226 seg. NEW