Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: DR1982se calhar nesse caso de tivesse menos inércia térmica nao acontecia isso, nao sei


    O que a elevada inércia térmica provoca é uma transição de temperaturas muito lenta. É preciso gastar mais energia, e durante mais tempo, quer para aquecer, quer para arrefecer. No entanto, depois atingida a temperatura pretendida, se desligar a climatização demorará muito tempo também para aquecer ou arrefecer naturalmente.

    Por exemplo é interessante para quem aquece com recuperadores ou salamandras. E para quem não tem sistema de arrefecimento, mas consegue ventilar bem durante a noite.
  2.  # 42

    Já aqui contei uma situação parecida, da minha irmã, que tem uma passiv haus na Alemanha (certificada, todas as casas do bairro têma plaquinha à entrada), mas não tem ar condicionado, só PRH.

    Tem um isolamento de tal forma espesso que, no Verão sofrem bastante porque não conseguem arrefecer a casa.

    Já no inverno, nem precisam de ligar os circuitos de aquecimento dos wcs.
  3.  # 43

    (...) como é que os DO não acabam por ficar com a cabeça cheia de nós ?
    Temos técnicos a defender que é mais importante a correção de pontes térmicas, outros a defender a inércia termica, e o DO atira a moeda ao ar? (...)

    DR1982, não é isso!
    Todas as soluções apresentadas tinham isolamento suficiente. Entre 6 ou 8cm, a diferença vai ser pouco percetível. Pelo que, o que interessa depois é perceber é como estão pensados os pontos de descontinuidade, em vãos, pavimentos, coberturas, e em todos os atravessamentos interior/exterior.
  4.  # 44

    Quanto à inércia térmica repito que acho o tema muito importante se houver controlo dos ganhos solares. Uma casa virada a sul com sombreamentos beneficia de forma brutal de boa inércia térmica no inverno e acaba por não sofrer dela no verão.
    É simples.
    Para as restantes orientações, teremos de ponderar os custos/benefícios, entre acesso, vistas, custos com climatização, etc.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ricardo.rodrigues
 
0.0098 seg. NEW