Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Colocado por: AMVP
    Segundo noticias que tem saido essa é a percentagem media de valorizacao Dos imoveis nesse periodo

Mas 630k por um T2 são preços absurdos.

Eu também comprei um T2 novo na mesma zona só que o meu tem condomínio privado, com jardim privado, ginásio privado, piscina + 20m2 e melhores acabamentos….se este sai a 630k imagino os T2 “melhorzinhos.”

T3 vão a 900k e T4 a 1 milhão e 250k por este andar…. Tudo comprado a metade do preço em planta sem nada há 2/3 anos atrás, eu por exemplo gastei 350k no T2.

Há malta que vai fazer muito dinheiro nestes investimentos… sinceramente foi o meu melhor investimento em toda a minha vida (apesar de não ir vender depois da escritura).
  2.  # 802

Fala-se muito da componente de valorizaçao do imóvel, como sendo até mais importante que o próprio arrendamento mas os dados usados para justificar isto são pobres. Utilizar exemplos de imoveis comprados em 2010 (no fundo) com o seu valor agora (possivelmente em bolha) é muito errado. É possível e provavel que nos proximos 10 anos os imóveis tenham uma valorizaçao residual ou negativa. Comparem o preço dos imóveis entre 2007 e 2017
  3.  # 803

Colocado por: BazingaFala-se muito da componente de valorizaçao do imóvel, como sendo até mais importante que o próprio arrendamento mas os dados usados para justificar isto são pobres. Utilizar exemplos de imoveis comprados em 2010 (no fundo) com o seu valor agora (possivelmente em bolha) é muito errado. É possível e provavel que nos proximos 10 anos os imóveis tenham uma valorizaçao residual ou negativa. Comparem o preço dos imóveis entre 2007 e 2017
      Capture4.JPG

Nesse gráfico consta exatamente o quê? Os valores dos imóveis descontando a inflação?
    • AMVP
    • 17 janeiro 2022

# 804

Colocado por: kurg_jdHá malta que vai fazer muito dinheiro nestes investimentos… sinceramente foi o meu melhor investimento em toda a minha vida (apesar de não ir vender depois da escritura).

Não sabe se foi, ainda não o vendeu pois não? Só se sabe isso no final. Quanto a comprar em planta para depois vender há anos que esse negócio existe, às vezes corre bem outras nem tanto.

Quanto ao absurdo de valor, pois estou de acordo.

Para mim até o preço em planta é um absurdo, mas isso é para mim.
  4.  # 805

Desculpem, pus o grafico errado.
    Segue a referencia https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5826738.pdf
  5.  # 806

Colocado por: BazingaDesculpem, pus o grafico errado.
    Segue a referenciahttps://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5826738.pdf

Esse gráfico a termina +- no pico da crise, onde, naturalmente, os preços eram mais baixos. Era aí onde queria chegar?
    Embora não hajam garantias, o mercado imobiliário é bastante seguro, especialmente a médio-longo prazo, onde para além de acompanhar naturalmente a inflação, é tendencialmente positivo.

De qualquer forma, há um "pequeno" detalhe que está a faltar. Os gráficos que coloca são valores médios.
    Quem compra para investir, procura com um critério diferente de quem compra para habitar.
    Os bons negócios na compra far-se-ão abaixo do valor médio de mercado e na venda, acima, sem desvirtuar o valor médio.
  6.  # 807

Colocado por: BazingaDesculpem, pus o grafico errado.
    Segue a referenciahttps://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5826738.pdf
      Capture5.JPG

Baseou-se num estudo "O setor do imobiliário residencial em Portugal de 2000 a 2013"?
    Não seria melhor trabalhar com dados mais recentes? É que 10 anos, no mercado económico, é muita coisa!
  7.  # 808

Colocado por: vmontalvao
    Qual é o banco que empresta 200K, 300K, 400K para investir em bolsa? :)

tem que bater às portas certas. e existem centenas de produtos alavancados. na europa saiu recentemente um 5x nasdaq 100.

Colocado por: pguilherme

Embora não hajam garantias, o mercado imobiliário é bastante seguro, especialmente a médio-longo prazo, onde para além de acompanhar naturalmente a inflação, é tendencialmente positivo.

isto parece ser a mentalidade dominante em portugal, e a maioria até considera ser de risco 0. pessoalmente acho isso perigoso.
    o imobiliário tem subido nas últimas décadas à boleia de alguns fatores macroeconómicos que estão a reverter agora, nomeadamente o crescimento económico e a taxa de natalidade. basta olhar para a pirâmide demográfica e perceber que este portugal caminha para um lugar desconfortável. onde vai estar a procura daqui a 5 anos? brazukas? sefarditas? quantas centenas de milhares são precisos para equilibrar a balança?

outra bandeira vermelha: 3º lugar europeu no rácio habitações por 1000 habitantes.

não vejo razão para portugal não convergir para o que acontece em espanha, itália, grécia etc. casas na galiza a 1/3 do preço do que no minho? algo não bate certo.
    o único argumento contra que vejo é "ai mas temos o peixe e as praias e não sei quê". sim porque os outros países mediterrâneos são uma miséria.

o risco/benefício no imobiliário tuga é simplesmente pobre.
  8.  # 809

Colocado por: buraburamonotem que bater às portas certas.

Acredito, mas também acredito que a facilidade, não será a mesma para o comum dos mortais, quando pedem um CH, certo?
    Mas também é uma questão de se ser mais adverso aos riscos. Há quem prefira riscos menores, com ganhos menores. Enfim, há mercado para cada um de nós, mediante as nossas crenças e preferências :)
  9.  # 810

Colocado por: vmontalvao
    Acredito, mas também acredito que a facilidade, não será a mesma para o comum dos mortais, quando pedem um CH, certo?
    Mas também é uma questão de se ser mais adverso aos riscos. Há quem prefira riscos menores, com ganhos menores. Enfim, há mercado para cada um de nós, mediante as nossas crenças e preferências :)

é muito mais fácil. pesquise por "margin requirement" nos brokers que existem hoje em dia.

mas aqui admito, o CH é apelativo porque em caso de default não leva margin call, e com sorte ainda passa as perdas para os bancos/estado :)
  10.  # 811

Colocado por: buraburamonoisto parece ser a mentalidade dominante em portugal

Sendo sustentado com valores históricos, parece-me natural que assim seja.
    https://www.pordata.pt/Portugal/Valor+m%c3%a9dio+dos+pr%c3%a9dios+transaccionados+e+hipotecados+total++urbanos+e+r%c3%basticos-487-4419

O crescimento económico e outros os factores macroeconómicos estão a reverter-se há décadas.
    Acha que daqui a 5 anos o mercado imobiliário estará nas lonas?

Se reparar, a taxa de natalidade desceu de 11.5% em 1992 para 8.2% em 2020 (mesmo período da informação acima)
    https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+bruta+de+natalidade-527

Face ao que se observa hoje, acredito que se veja uma correcção, sim.
    Quando outro tipo de investimentos aumentarem a sua rentabilidade e/ou confiança, também acredito que se verá uma redução de interesse no imobiliário.
    Ainda assim, não concluo tão facilmente que a médio-longo prazo o mercado imobiliário entre e se mantenha continuamente em terreno negativo.

Colocado por: buraburamonoo risco/benefício no imobiliário tuga é simplesmente pobre.

Não tem tido bons rendimentos? Ou refere-se meramente a comparativos de médias?
  11.  # 812

Colocado por: AMVP

Não sabe se foi, ainda não o vendeu pois não? Só se sabe isso no final. Quanto a comprar em planta para depois vender há anos que esse negócio existe, às vezes corre bem outras nem tanto.

Quanto ao absurdo de valor, pois estou de acordo.

Para mim até o preço em planta é um absurdo, mas isso é para mim.

Sim mas mesmo que faça um desconto de 10/20% o valor de venda vai ser sempre superior a meio milhão, por algo que em planta custou pouco mais de 325k, um absurdo.

Nós prédios atrás, T2 que são metade desse estão a ser vendidos ja com 5 anos de uso acima dos 400k.

Ps: os últimos 3 empreendimentos lançados na zona, o promotor já vende os T2 em planta a 480k. Ainda faltam lançar mais 2 empreendimentos… estou curioso para ver onde vai parar o de preço destes T2 daqui a 5 anos com a zona toda consolidada.
  12.  # 813

Acha que daqui a 5 anos o mercado imobiliário estará nas lonas?

Em condições normais, não vejo razão para que não haja uma convergência para a situação de outros países de sul da Europa (estagnação e casas no interior oferecidas por 1€). É claro que um choque grande como uma crise pode mudar tudo para pior.

Se reparar, a taxa de natalidade desceu de 11.5% em 1992 para 8.2% em 2020 (mesmo período da informação acima)
    https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+bruta+de+natalidade-527

O meu racional é: Neste momento, a geração que mais procura casa (30 anos aos 40) tem X habitantes. E a geração a seguir (20 aos 30) tem bastante menos do que X, e dos 10 aos 20 ainda menos. Parece-me natural que a procura interna diminua com o tempo.
    Ao mesmo tempo as gerações mais numerosas vão desaparecendo e deixando os bens imóveis para os mais novos (mais oferta).
    Pode haver outros fatores como imigração, mas que volume é necessário para combater o desiquilíbrio demográfico?

E quero realçar que este fenómeno nunca existiu até recentemente, daí achar que olhar para a performance passada acaba por ser isso apenas, o passado.

Não tem tido bons rendimentos? Ou refere-se meramente a comparativos de médias?

Estou a pensar daqui para a frente para quem investe agora.
  13.  # 814

Colocado por: Dom
    Ora essa! Cada um tem a sua opinião. Eu só acho que a vida são dois dias e que a maioria de nós tem de trabalhar para sobreviver e é muito injusto que exista muita gente na pobreza sem um tecto para dormir. Mas o importante é vender a casa por mais 400k do que poderia ter vendido não é?

Comece a trabalhar e a abdicar do seu salário por meia dúzia de meses ou em certos meses doe o seu salário. Agora não mando no que é meu? Se a vida são 2 dias vendo pela melhor oferta. Se o meu carro vale 10k mas se alguém me oferecer 15k eu não aceito pois algo que está acima do valor de mercado?? Com o devido respeito, é deste mundo ou apenas veio ver a bola??
    Concordam com este comentário: FFAD, Joao Dias
  14.  # 815

Colocado por: buraburamonoEm condições normais, não vejo razão para que não haja uma convergência para a situação de outros países de sul da Europa (estagnação e casas no interior oferecidas por 1€). É claro que um choque grande como uma crise pode mudar tudo para pior.

Sim, pode haver uma tendência para um equilíbrio com países de sul da europa em condições semelhantes à nossa. De qualquer forma, há tantos factores de distinção, que se torna difícil afirmar que nenhum destes países se possa diferenciar de forma a influenciar o mercado imobiliário.

O caso das casas italianas por 1€, por exemplo, talvez pudesse ser extremamente interessante para o nosso interior. Mas esta oferta não surgiu naturalmente no mercado, foi criada artificialmente de forma a estimular aquelas zonas.

Colocado por: buraburamonoO meu racional é: Neste momento, a geração que mais procura casa (30 anos aos 40) tem X habitantes. E a geração a seguir (20 aos 30) tem bastante menos do que X, e dos 10 aos 20 ainda menos. Parece-me natural que a procura interna diminua com o tempo.
    Ao mesmo tempo as gerações mais numerosas vão desaparecendo e deixando os bens imóveis para os mais novos (mais oferta).
    Pode haver outros fatores como imigração, mas que volume é necessário para combater o desiquilíbrio demográfico?

E quero realçar que este fenómeno nunca existiu até recentemente, daí achar que olhar para a performance passada acaba por ser isso apenas, o passado.

A actual geração entre 30-40 já vem de um período (entre 1982 e 1992) onde a quebra da taxa de natalidade já se encontrava em estabilização. Os valores actuais não são tão diferentes a 1992 (3.3% de diferença)
    Mas efectivamente, o mercado imobiliário tem uma grande inercia, e talvez estes factores só se reflictam daqui a uns anos.
    De qualquer forma, especialmente considerando a imigração como atenuante, será que estes indicadores sugerem quebras fortes no imobiliário para a próxima década?

Colocado por: buraburamonoo único argumento contra que vejo é "ai mas temos o peixe e as praias e não sei quê". sim porque os outros países mediterrâneos são uma miséria.

Entretanto lembrei-me de algo neste sentido. Portugal sempre teve uma enorme incapacidade de se promover no estrangeiro. Outros países do sul da europa, especialmente Espanha e Itália, têm gozado de uma imensa "awareness", cultural, gastronómica, vinícola, arquitetónica, pontos de atracção e lazer, etc.
    Tenho ideia que só nos últimos anos tem havido um maior reconhecimento de Portugal nestas vertentes.
    O momento de investimento empresarial também tem sido positivo, e não duvido que continue a crescer, se jogarmos bem as nossas cartas fiscais.
    • AMVP
    • 17 janeiro 2022

# 816

Colocado por: kurg_jdPs: os últimos 3 empreendimentos lançados na zona, o promotor já vende os T2 em planta a 480k. Ainda faltam lançar mais 2 empreendimentos… estou curioso para ver onde vai parar o de preço destes T2 daqui a 5 anos com a zona toda consolidada.

Podem "valer" menos.
  15.  # 817

De qualquer forma, especialmente considerando a imigração como atenuante, será que estes indicadores sugerem quebras fortes no imobiliário para a próxima década?

Dos fatores mais importantes para as dinâmicas de procura/oferta, este é o que dá para projetar com menos incerteza. E também o número de casas por 1000 habitantes (cerca de 600).
    https://www.oecd.org/els/family/HM1-1-Housing-stock-and-construction.pdf

O resto, seja taxas de juro (imobiliário muito sensível a isto), influxo de imigração, evolução dos salários, inflação, número de casas construídas, etc. mais difícil tentar adivinhar.

Tenho ideia que só nos últimos anos tem havido um maior reconhecimento de Portugal nestas vertentes.

Certo, isso tem sido um fator com boa contribuição. Juros negativos também deram um grande impulso. Benefícios fiscais para reformados suecos também. A eleição do Bolsonaro trouxe muitos brasileiros. Vistos gold, vistos para os judeus sefarditas, bazuka europeia a salvar as empresas.
    Enfim, vejo aqui muitos elementos pontuais. A partir de agora quais são os catalisadores? Portugal infelizmente continua uma miséria económica e estamos com taxas de esforço na habitação completamente doidas, e preços por m2 equiparáveis a países com o dobro (ou mais) dos rendimentos para trabalhadores.

Portugal é “o país da OCDE que apresenta níveis de endividamento das famílias mais elevados face aos respetivos rendimentos“
    https://eco.sapo.pt/2022/01/16/subida-das-euribor-para-1-custaria-as-familias-61-milhoes-mes/
  16.  # 818

Colocado por: buraburamonoPortugal infelizmente continua uma miséria económica e estamos com taxas de esforço na habitação completamente doidas, e preços por m2 equiparáveis a países com o dobro (ou mais) dos rendimentos para trabalhadores.

Nãooooo, não é possível...

https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/apartamento-t1-para-venda-ID17xWd.html#f3fb1070d1

2 309 €/m²
    Área útil (m²):
    34 m²

Tipologia:
    T1
    Ano de construção:
    1988

Localizado no 3º andar (...) sem elevador e sem parqueamento. (...)

Poderá solicitar um distico á C.M. e estacionar na rua sem pagar parquimetros. (!?!)
  17.  # 819

Colocado por: Vítor Magalhães

Nãooooo, não é possível...

https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/apartamento-t1-para-venda-ID17xWd.html#f3fb1070d1

isto é outra coisa que acho pertinente pensar quando se compara preços pela europa e também em algo em que se vai investir. dar 2000€/m2 por uma casa com boa construção é diferente de dar 2000€/m2 por um barraco com canalização enferrujada, infiltrações e vento a entrar pelas frinchas. portugal também está na cauda da europa em eficiência energética das casas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18.  # 820

Mas a questão é mesmo essa quando a bitola é o preço p/m2. No caso do anuncio em concreto estamos a falar de um imóvel que tem um incremento de área graças aquela marquise tão "in" na construção urbana usada...

0.3338 seg. NEW