Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 4 maio 2022 editado
    Colocado por: AMVPPercebo o que diz, o que referi é que não entendia o facto do user ter afirmado que o impacto da subida das taxas de juro seria maior nas casas usadas do que nas novas, isto ao nível do preço.

Nas usadas, há mais flexibilidade para baixar o preço, pois o seu custo de construção ou aquisição foi relativamente "muito mais baixo".

Nas novas, não há essa flexibilidade, pois o custo de construção já foi muito elevado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  1. Colocado por: AMVPEntão o impacto das taxas de juro altas é maior nas casas usadas do que nas novas?

Existe por ai muita casa usada que o valor é "arbitrado" em 50% ou 100% do valor real. Então nas aldeias e vilas isto acontece com a maior parte dos bens. Dai haver ainda muita gente a construir novo ao invés de comprar usado e recuperar. O preço fica ela por ela.

Com o dinheiro "mais caro" as pessoas não podem pedir estes valores estratosféricos para cagalhons que não valem esse dinheiro. Tem de forçosamente baixar o preço uma vez que há menos dinheiro disponível por parte do comprador.

Numa casa nova, não ha muita ginástica para cortar no preço. Pode baixar 5-10% mas mais que isso duvido. Os custos fixos sao super elevados e não ha como fugir a isso. Conjuntura actual.

Dai o user "EU" ter dito que taxas de juro elevadas podem ajudar a baixar o preço dos bens usados, mas nem tanto nos bens novos - afirmação na qual eu acordo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, NLuz
    • eu
    • 4 maio 2022
    Colocado por: NostradamusNuma casa nova, não ha muita ginástica para cortar no preço. Pode baixar 5-10% mas mais que isso duvido. Os custos fixos sao super elevados e não ha como fugir a isso. Conjuntura actual.

Exatamente.
  2. Em relaçao à suposta causalidade entre o aumentos dos juros e a correção no preço das casas tenho umas quantas questões:

- É assumido que a generalidade da população não sabe nem fazer contas nem planear a vida, apenas alguns iluminados que estão a aguardar a ocasião é que sabem. Até que ponto isto é verdade?

- Lei da oferta e da procura apesar do nome não é uma lei, apenas sugere uma tendencia ou correlação. Como é que se arbitra que o aumento de juros irá criar uma redução na procura de tal forma que será menor que a oferta? Isto é afirmado baseado em mais alguma coisa que wishful thinking?

- Os milhares de pessoas que estão a esfregar as mãos a espera dos juros para comprar casa será que estão concertadas para atacar o mercado em simultâneo? Estabeleceram em simultaneo um limite inferior e só nessa altura é que se irão mexer? Não será mais provável assim que houver uma ligeira correção vai tudo a correr comprar antes que seja tarde demais? O que secalhar até levaria até a um aumento transitório de preço das casas.
  3. Se não há ginástica para baixar o preço nas novas azar, ou não vendem ou têm de baixar. Não é por não haver margem que as taxas de juro deixam de ter impacto.

Quanto às usadas, se as pessoas não tiverem pressão financeira para vender, tal como ocorre nas novas, ficam à espera de melhores dias para venderem. A descida e valorização dos imóveis é muito recente, após a crise financeira, e como tal está muito presente na memória das pessoas.
    • eu
    • 4 maio 2022 editado
    Colocado por: EortigueComo é que se arbitra que o aumento de juros irá criar uma redução na procura de tal forma que será menor que a oferta? Isto é afirmado baseado em mais alguma coisa que wishful thinking?

Isso está mais que estudado e verificado.
    https://www.economicshelp.org/blog/10942/housing/house-prices-and-interest-rates/
    https://www.economicshelp.org/macroeconomics/monetary-policy/effect-raising-interest-rates/

4. Colocado por: eu

Isso está mais que estudado e verificado.https://www.economicshelp.org/blog/10942/housing/house-prices-and-interest-rates/

Correcto e no final chega-se ao ponto que sustenta a minha pergunta:

It is important to bear in mind that interest rates are not the only factor affecting house prices. It is possible for interest rates to increase, but house prices to continue to rise.
    For example, if confidence is high and we experience a period of rising incomes then people may continue to buy, despite the rise in interest rates.
    The supply of housing is also very important. A big factor in the current rise of UK house prices is due to the shortage of supply, which is pushing house prices higher.
    Concordam com este comentário: eu
  5. Em teoria, e na minha opinião, a relação é que aumentando a taxa de juro é mais difícil a aquisição/construção com recurso ao crédito e isto faz a procura diminuir, diminuindo a procura faz aumentar a oferta (toda a gente sabe o que acontece quando a oferta aumenta). Por outro lado o aumento das taxas de juro torna o investimento em produtos financeiros mais apetecível compensando assim a desaceleração do interesse no investimento imobiliário. Teoria e fases.
    Concordam com este comentário: eu, NLuz
    • eu
    • 4 maio 2022
    Colocado por: EortigueA big factor in the current rise of UK house prices is due to the shortage of supply, which is pushing house prices higher.

Cá está a tal lei da "oferta e procura"...
  6. Colocado por: Vítor Magalhãesdiminuindo a procura faz aumentar a oferta

Não concordo apenas com este seu comentário. Pode haver diminuição de procura acompanhada com a diminuição da oferta, se ambos os lados dos agentes económicos adiarem as suas decisões (compra/venda).
  7. Já disse várias vezes, nos últimos dois anos, sim os anos da pandemia, muita gente ganhou muito dinheiro.
    Dinheiro à seria nos mercados financeiros.

Gente que ganhou e não o gastou, ou seja estão à espera para onde dá agora...

Juros altos deixam no banco, se as casas baixarem diversificam e compram tb imóveis.
  8. Colocado por: eu
    Cá está a tal lei da "oferta e procura"...

Eu não estou a constestar a tendência, mas sim como é que podem afirmar com segurança que aos dias de hoje no nosso mercado a redução da procura vai ser maior que a da oferta? O que os ultimos tempos tem mostrado é que a procura é tao mas tão maior que a oferta...
  9. Colocado por: AMVP

Não concordo apenas com este seu comentário. Pode haver diminuição de procura acompanhada com a diminuição da oferta, se ambos os lados dos agentes económicos adiarem as suas decisões (compra/venda).

Percebo e concordo parcialmente, não havendo mercado haverá também redução na oferta no entanto também se pode dar o caso de ser necessário realizar capital para canalizar para outros investimentos assim como a inevitabilidade de ter que vender por não ser incomportável o pagamento do CH.
    Concordam com este comentário: AMVP
    • eu
    • 4 maio 2022
    Colocado por: Eortigueafirmar com segurança

Na minha opinião, ninguém pode afirmar com segurança "o que vai acontecer".

Contudo, os juros altos são claramente uma força de pressão num dos sentidos...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10. Há muitos fundos com casas, e nos ultimos anos foram vendidas muitas casas, por outro lado a construção não tem sido muito, e por isso as vendas devem arrefecer se tivermos juros altos, mas os preços não devem descer.
  11. Colocado por: rxptComo pode ter a certeza que não vai acontecer?
    nos últimos 10 anos a construção em Portugal tem sido bastante reduzida, não existem casas para a procura. Portugal tem sido destino de eleição para emigrantes e nómadas digitais, que manterão a procura elevada.

Agora se fala em palheiros a cair de podre, esses sim são capazes de voltar a um preço mais realista.
  12. Colocado por: HAL_9000 Portugal tem sido destino de eleição para emigrantes e nómadas digitais, que manterão a procura elevada.

tem referência?
  13. Colocado por: buraburamonotem referência?

https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-04-26/lisbon-tops-hybrid-working-ranks-for-globetrotting-executives

Nada mais estatístico que este e outros artigos do género. Contudo minha afirmação resultam essencialmente de uma perceção de tendência.Vale o que vale, o BCE em janeiro também dizia que os juros iam continuar negativos até 2024, e agora é o que se vê.

Até na santa aldeia dos meus pais, perdida no meio do nada, nas Beiras, a partir do momento em que teve internet por fibra, começou a ter estrangeiros a viver lá juntamente com os locais.
    Concordam com este comentário: NLuz
  14. Colocado por: HAL_9000

https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-04-26/lisbon-tops-hybrid-working-ranks-for-globetrotting-executives

Nada mais estatístico que este e outros artigos do género. Contudo minha afirmação resultam essencialmente de uma perceção de tendência.Vale o que vale, o BCE em janeiro também dizia que os juros iam continuar negativos até 2024, e agora é o que se vê.

Até na santa aldeia dos meus pais, perdida no meio do nada, nas Beiras, a partir do momento em que teve internet por fibra, começou a ter estrangeiros a viver lá juntamente com os locais.
    Concordam com este comentário:NLuz

este artigo cita uma imobiliária britânica e é sobre lisboa apenas.

estava mais a falar de dados de tendências de fluxos demográficos, não rankings de revistas ou opiniões de imobiliárias.

0.7827 seg. NEW