Iniciar sessão ou registar-se
  1. A culpa é sempre dos outros...

E quem vende? Também é estrangeiro?
    Impressionante só querermos a carne...

E os estrangeiros que vêm para aqui trabalhar, criar riqueza, os que criam emprego, ou até os reformados que "importam" rendimentos dos seus países para gastar cá, querem que morem onde? E os que vêm explorar e aproveitar-se do turismo? Então acham que apenas "recebem" sem aportar nada ao sector? Preferiam quando as cidades estavam a cair de podres, vazias e com criminalidade em cada esquina?... Nesse tempo relamente era maravilhoso, tinhamos os centros cheios de portugueses e com rendas de 200€.

Eu cá prefiro ter parques temáticos que os cenários zombie de outrora.
  2. Colocado por: Reduto25O problema nao e o turismo , o o problema e os benefícios fiscais dado a estrangeiros que vem para ca viver . Como nao existe limites quem paga acabamos por ser nos nao conseguimos competir
    Concordam com este comentário:pedrovil

O nr. de estrangeiros com benefícios fiscais é pouco significativo, nunca suficiente para alavancar um mercado inteiro.
  3. Colocado por: CarvaiNão vai ser por causa dos juros subirem que as pessoas que estão a pagar as suas casas as vão vender ao desbarato. Isso é processo que leva anos e só os menos preparados é que cedem.
    Mas de certeza que as casas que estão á venda vão ter mais dificuldades em as vender. E quem precisar mesmo de o fazer vai ter que ceder nos preços, principalmente no segmento dos 150-400K €.
    Concordam com este comentário:eu

Sim, mas ceder quanto?! 10%, 15% que seja 20%?!...Isso nunca será suficiente para quem não consegue comprar casa agora, conseguir então. Muitos pensam que o preço vai cair e as casas vão ficar pelo preço que eles podem pagar, mas esquecem que para isso suceder teríamos de falar de quedas de 60% a 80%. Isso é simplesmente impossível.

Exemplo: há muito quem queira e precise de comprar casas de 300k, mas na realidade nem para uma casa de 150k tem crédito e dinheiro para entrada. Uma queda de 10% numa casa de 300k, significa um preço de 270K. Parece-me certo que quem não tem capacidade para 300k também não tem para 270k.
  4. Colocado por: Sandra_cc

Sim, mas ceder quanto?! 10%, 15% que seja 20%?!...Isso nunca será suficiente para quem não consegue comprar casa agora, conseguir então. Muitos pensam que o preço vai cair e as casas vão ficar pelo preço que eles podem pagar, mas esquecem que para isso suceder teríamos de falar de quedas de 60% a 80%. Isso é simplesmente impossível.

Exemplo: há muito quem queira e precise de comprar casas de 300k, mas na realidade nem para uma casa de 150k tem crédito e dinheiro para entrada. Uma queda de 10% numa casa de 300k, significa um preço de 270K. Parece-me certo que quem não tem capacidade para 300k também não tem para 270k.

se as pessoas só conseguem dar 150k, ou são vendidas por 150k ou não são vendidas. simples.
  5. Colocado por: buraburamono

se as pessoas só conseguem dar 150k, ou são vendidas por 150k ou não são vendidas. simples.

Não muito simples, porque se actualmente são vendidas por 300k, não creio que haja motivos que justifiquem que passem a ser vendidas por 150k. Simples.
  6. Colocado por: buraburamonose as pessoas só conseguem dar 150k,

Não compram, mas arrendam.

Não falta aí outra malta (que não "as pessoas") com capital para continuar a investir no imobiliário.
  7. outras dinâmicas: juros dão um yield de 2%/3% = obrigações mais atrativas que imobiliário pela primeira vez em anos.

quem quer vender por 300k tem que arranjar comprador, o problema é se eles desaparecem todos ao mesmo tempo.
  8. Colocado por: ricardo.rodrigues

Não compram, mas arrendam.

Não falta aí outra malta (que não "as pessoas") com capital para continuar a investir no imobiliário.

Arrendam a quem?? Os senhorios não querem arrendar com estas leis e tributação.
  9. Colocado por: ricardo.rodrigues

Isto é dado como 100% garantido por todos os "investidores" imobiliários.
    Vou pegando nas pipocas entretanto.
  10. Colocado por: buraburamonooutras dinâmicas: juros dão um yield de 2%/3% = obrigações mais atrativas que imobiliário pela primeira vez em anos.

quem quer vender por 300k tem que arranjar comprador, o problema é se eles desaparecem todos ao mesmo tempo.

Desculpe mas retornos de 2% ou 3% não são mais atrativos que o imobiliário que rende pelo menos 9%/ano, mas normalmente mais (entre os 12% e os 20%).
  11. Colocado por: buraburamono

Isto é dado como 100% garantido por todos os "investidores" imobiliários.
    Vou pegando nas pipocas entretanto.

Acho que toda a gente que poupe dinheiro, hoje em dia mete em imóveis.
  12. Colocado por: Sandra_cc

Desculpe mas retornos de 2% ou 3% não são mais atrativos que o imobiliário que rende pelo menos 9%/ano, mas normalmente mais (entre os 12% e os 20%).

Depois partilhe do que anda a tomar :)
  13. Colocado por: buraburamono

Depois partilhe do que anda a tomar :)

Qualquer imóvel arrendado, em AL ou em revenda rende no minímo 9% anual. Até aí eu sei.
  14. oops

Reparem como está a situação nos USA (que têm uma demografia BEM mais forte que portugal). a bolha de 2008 parece uma brincadeira em comparação.
    • eu
    • 4 junho 2022
    Uma coisa é certa, estamos a entrar num período em que vamos assistir a enormes transformações na nossa economia e na nossa vida.
    Concordam com este comentário: AMVP
  15. Colocado por: Sandra_cc

Nem com fundos próprios se chega a esses valores, quanto mais se se meter juros na equação.
  16. Colocado por: coelhinho78

Nem com fundos próprios se chega a esses valores, quanto mais se se meter juros na equação.

Com juros o retorno irá ser maior devido à alavancagem, no entanto nos exemplos que ela deu nenhum se trata de investimento em imobiliário tradicional. Num é na abertura de um negócio de hotelaria com os riscos inerentes, na outra é baseada em que a especulação de preços continue tal como previsto no "The greater fool theory".
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  17. Colocado por: Sandra_cc

Há pessoal que está a espera desde o incio da pandemia em que a casa que queriam comprar estava a venda por 100K, entretanto já vai em 130K, se houver agora uma crise se calhar baixa para 125K, e a pessoa vai achar que fez um grande negocio porque baixou 5K.

Há pouca habitação a ser contruída, e a que está a ser construída está a levar com aumento nos materiais e com mão de obra elevada, pelo que quem pensa que vai baixar pode tirar o cavalinho da chuva, quanto muito vai manter durante uns tempos ou vai subir a ritmo mais baixo.
    Concordam com este comentário: NLuz
  18. Colocado por: julinhos

Só 11%

"Venderam-se 190 mil casas em Portugal em 2021. Estrangeiros compraram 11%"
    https://eco.sapo.pt/2022/01/25/venderam-se-190-mil-casas-em-portugal-em-2021-estrangeiros-compraram-11/
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Bom, no caso concreto que referi, as vendas ate agora sao 100% a estrangeiros, que foi o que referi
  19. Colocado por: HAL_9000Pode já ir sinalizando as casas que cumprem os requisitos que procura, e depois é uma questão de ir mandando mensagem aos atuais proprietários a perguntar quando é que eles se sentem obrigados a vender, ou se já entraram em incumprimento com o banco.

Não estou interesse em comprar. Já estou servido até a minha velhice, espero eu.
    Apenas referi o que me parece ser o mais provável, pois muitos vão ficar com corda no pescoço. Dizerem que as pessoas estão preparadas ou apenas as menos preparadas vão vender ao desbarato é ridículo e demonstra falta de conhecimento do típico tuga. A Granada maioria quando compra não olha para as simulações da Fine que simulam subida das taxas de juro quanto mais no futuro. Agora some, ordenados iguais sem subidas significativas, alimentação a aumentar drasticamente, combustíveis, prestações da casa e veja o que Espera o futuro

Mais acrescento, pessoalmente sou a última pessoa a querer que o valor dos imóveis baixe. Acabei de construir casa a pouco mais de 1 ano, gastamos mais do que queria mas não me arrependo, pois mesmo assim ao vender vale mais do que peguamos no total. Portanto, quanto mais valorizar numa perspectiva de futuro, melhor, apesar de vender não ser um possibilidade, apenas ser possibilidade no caso de algum percalço que apareça, que se espera que não

0.0358 seg. NEW