Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Bom dia,
    Tenho andado a pedir uns orçamentos, e para além de soluções distintas para a mesma solução, est foi o de melhor preço (1800 euros c/iva):

-Módulo fotovoltaico 440Wp
    - inversor Huawei SUN2000L-2KTL Hybrid
    - 2.00 kWn - potencia ligação e de sistema 1.32KWp

Acham esta solução interessante?
    Obrigado
  2.  # 182

Boas,

4 paineis 390W
    Goodwe

1600€ já com montagem (terá de levar suporte para inclinação. O que dizem?

obrigado,
  3.  # 183

Colocado por: flavio9Boas,

4 paineis 390W
    Goodwe

obrigado,

Já com IVA?

Parece-me bom preço... Qual a empresa e localidade?
  4.  # 184

Colocado por: flavio9Boas,

4 paineis 390W
    Goodwe

obrigado,

Se puder indicar a localidade e a empresa também fico agradecida. Por aqui tem sido difícil arranjar preços desses com montagem
  5.  # 185

Colocado por: mafgodHavendo Sol ou poucas nuvens :-)

Com painéis apenas para eliminar o autoconsumo, colocar as máquinas de lavar durante o dia não irá poupar nada e jeito, antes pelo contrário.
    Mais vale continuar com o bi-horário e colocar em vazio.
    Mas com 40-60 de vazio/cheio, no seu caso, não sei se compensa mesmo o bi-horário.

Boa noite mafgold.

Obrigado pelo feedback. Estive a rever o Excel e tenho algo como 45% vazio e 55 cheio. Feitas as contas no Excel contra a tarifa simples, excluindo DD dará uma diferença anual de 8 Euros. De facto, poderá já não fazer sentido.

Agora, do que vejo da sua instalação temos que a mesma terá algo como 500W de potencia e que conforme os dias rende entre 1Kw e 3Kw. Olhando para o meu consumo diário em cheio tenho uma média de 7Kw mas como é bi-horario semanal muita coisa corre já depois do sol. Ou seja, a poupança para um investimento de 1600 Euros ou mais, do que vejo para eventualmente 1Kw durante o dia? Ou então teria que ter as tais baterias.

Estou a pensar em colocar um Shelly ou algo semelhante para ver se tenho a ideia do consumo ao longo do dia, se sou obrigado a ter bateria para compensar, com o respetivo investimento, etc. Pelo menos já percebi que mesmo assim ainda temos algum sol e que conforme os dias, pelo seu gráfico, podemos ter ganhos do dobro da potencia dos painéis a 6 vezes o mesmo, se a minha extrapolação estiver certa! Mafra não é totalmente perdida :)

Obrigado pelo apoio, o próximo passo é medir os gastos.

CG
  6.  # 186

Boa Noite flavio9 e Andre_81.

O que indicam de potencia é cada painel, certo? Sem baterias! No caso do flavio9 é com suporte, que teria que ser o meu caso!

Obrigado

CG
  7.  # 187

Bom dia Hobbitayla.
    São 3 Painéis de 440Wp. Sim, sem baterias. Também tenho que ter o suporte.

Cumprimentos
    Andre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hobbitayla
  8.  # 188

Afinal a proposta final é:

2x paineis 450w Recom
    inversor Goodwe
    Shelly
    Suporte para inclinação.

1600€ já com instalação.

O que acham deste valor? :/
  9.  # 189

Colocado por: flavio9Afinal a proposta final é:

2x paineis 450w Recom
    inversor Goodwe
    Shelly
    Suporte para inclinação.

1600€ já com instalação.

O que acham deste valor? :/

Um abuso.
    Concordam com este comentário: SACS
  10.  # 190

Normalmente as instalações andam entre os 350 e os 450 euros.
    Se se acha barato ou caro, é ir ao site da Solarshop ou Solarimpact e comparar preço.
    Para 960 watt, o kit anda nos 1.000 euros sem instalação, logo, os 1600 euros podem ser caros.
    Valide com o instalador o custo da instalação. Até poder ser preço razoavel
  11.  # 191

12.  # 192

Estou a tentar fazer o registo como produtor de energia eletrica para auto consumo, no site da DGEG e não estou a conseguir.
    Têm/tiveram o mesmo problema?
  13.  # 193

Colocado por: Sansoni7Estou a tentar fazer o registo como produtor de energia eletrica para auto consumo, no site da DGEG e não estou a conseguir.
    Têm/tiveram o mesmo problema?

Mas quem tem de fazer o registo não é o instalador?
  14.  # 194

Colocado por: dom123
    Mas quem tem de fazer o registo não é o instalador?

Ele tentou e diz que não consegue, eventualmente por dificuldades no site do autoconsumo da DGEG.
    Por isso eu fui tentar e acontece-me o mesmo.
  15.  # 195

Neste momento tenho energia trifásica mas no futuro quando a bomba do furo trifasica avariar coloco uma monofasica e mudo a energia contratada para monofasica.

A minha dúvida é que se eu colocar agora um sistema autoconsumo com inversor monofasico ligado a uma das fases no quadro principal, quando alterar a energia contratada para monofasica o sistema solar vai dar energia para todas as fases ou só para a fase em que estará ligada?
  16.  # 196

Para todas ;)
    No quadro principal as 3 fases vão ser ligadas juntas, por isso tudo passa a ser a mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, jo.san
  17.  # 197

Colocado por: Bruno.AlvesPara todas ;)
    No quadro principal as 3 fases vão ser ligadas juntas, por isso tudo passa a ser a mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7,jo.san

Ou seja, se colocasse agora um inversor trifasico (mais caro) depois com a mudança para energia monofasica esse inversor ia funcionar como se fosse um inversor monofasico, ligado a 3 fases que vão depois ser consideradas como se fossem só uma certo?
  18.  # 198

Não, nada disso ;)

Um inversor trifásico terá saídas - fases - independentes que não podem ser ligadas juntas, senão faz PUM! :-)
    Ao passar de trifásico para monofásico a casa passa a receber só 1 fase da "rua" enquanto que agora recebe 3.
    Dentro do quadro ligam-se as 3 fases numa e portanto os circuitos que antes tinham alimentação em fases separadas passam a ter alimentação comum.

É possível ligar as 3 fases numa só do ponto de vista do consumo, nunca do fornecimento. E só se pode fazer porque os consumidores na realidade são todos monofásicos (por isso é que só pode fazer essa alteração depois de trocar a bomba).
    Concordam com este comentário: zed, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, jo.san
  19.  # 199

Tenho estas duas propostas:

2x paineis 450w Recom
    inversor Goodwe
    Shelly
    Suporte para inclinação.

1600€ já com instalação

Ou

3x paneis 440
    Micro inversor Hoymiles