Colocado por: rjmpires
Mais dia menos dia começamos a pagar para poder injetar na rede.
Colocado por: JotaPO clima salva-se com taxas e impostos. Um gajo como eu que nem a universidade conseguiu terminar consegue adivinhar o que ia sair de uma cimeira de lideres mundiais....ele há coisas...
Colocado por: mafgodPor norma, quando produzimos mais do que gastamos no contador há uma indicação, normalmente com o sinal de "-".
O fato de terem alterado o contado há tempos não é razão suficinete para ser um dos que percebe se estamos a injetar ou não :-)
Colocado por: citadpPergunta de uma leiga no assunto.
Estive hoje a manhã toda a tentar pesquisar sobre os fotovoltaicos.
A minha casa já tem um painel solar com cilindro para aquecimento da agua, a resistência do painel está ligada a um quadro elétrico que tenho no primeiro andar da casa (moradia).
Percebi que para instalar fotovoltaicos é necessário um aparelho inversor, os que vi eram enormes e os exemplos que vi na net, eram cheios de fios na parede.
A minha questão é, pode por acaso o inversor ficar no telhado junto aos painéis (não tenho sotão), ou teria que o colocar junto ao quadro do primeiro andar que é onde vem o tubo do telhado para a casa (do painel solar já existente) ?
Tenho garagem ao lado da casa, mas não tenho ligação directa do telhado à garagem (não sei se o inversor tem que se ligar directamente aos paineis), sem ser passar fios por fora da casa, que era algo que não queria, existe alguma possibilidade de o inversor ficar na garagem ?
Obrigada e desculpem a confusão.
Não sei mesmo nada sobre este tema.
Colocado por: citadpPergunta de uma leiga no assunto.
Estive hoje a manhã toda a tentar pesquisar sobre os fotovoltaicos.
A minha casa já tem um painel solar com cilindro para aquecimento da agua, a resistência do painel está ligada a um quadro elétrico que tenho no primeiro andar da casa (moradia).
Percebi que para instalar fotovoltaicos é necessário um aparelho inversor, os que vi eram enormes e os exemplos que vi na net, eram cheios de fios na parede.
A minha questão é, pode por acaso o inversor ficar no telhado junto aos painéis (não tenho sotão), ou teria que o colocar junto ao quadro do primeiro andar que é onde vem o tubo do telhado para a casa (do painel solar já existente) ?
Tenho garagem ao lado da casa, mas não tenho ligação directa do telhado à garagem (não sei se o inversor tem que se ligar directamente aos paineis), sem ser passar fios por fora da casa, que era algo que não queria, existe alguma possibilidade de o inversor ficar na garagem ?
Obrigada e desculpem a confusão.
Não sei mesmo nada sobre este tema.
Colocado por: Sansoni7Se o contador não fizer a distinção, sim vai pagar o que oferece à rede :-)
E nesse caso essa energia «em excesso» é contada como consumida á EDP?
Colocado por: mafgodSe o contador não fizer a distinção, sim vai pagar o que oferece à rede :-)
Colocado por: Sansoni7
E como sei se o contador faz ou não essa distinção?
Colocado por: GMCQ
Se for o de rodinha qto mais tarde trocarem melhor! 😂
Colocado por: SACS
Liga para E-Redes
Colocado por: dom123
Na vez de colocar um inversor coloca Microinversor que ficam por debaixo dos painéis e depois liga no quadro eléctrico
Colocado por: Sansoni7Se ligar os painéis a uma tomadas e desligar tudo em casa menos a tomada dos painéis... só estará a injetar na rede, vai ao contador e vê.
Colocado por: mafgodvai ao contador e vê.
Colocado por: Zé Meirinho
Então mas...e o clima?...E a malta a falar no COP? /s