Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: dom123
    Nesta altura e com céu limpo qual é o pico em watts de produção?
    Eu com 6 painéis de 375w tenho pico de 1600w por volta das 12h30

Estão virados a sul mas não têm a inclinação ideal, o telhado tem cerca de 20° de inclinação

Eu tenho igual, 6x375 neste momento está assim, desde segunda que tem estado constantemente com graficos jeitosos na produção.
  2.  # 522

O gráfico da produção de ontem,
    Climatizei a casa, 2 máquinas, 1 hora de aquecimento na agua do termoacumulador que está na lavandaria... e ainda foram 4kwh para oferta à edp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
    • dom123
    • 19 janeiro 2022 editado

# 523

Colocado por: Pepsi
    Eu tenho igual, 6x375 neste momento está assim, desde segunda que tem estado constantemente com graficos jeitosos na produção.
      Screenshot_20220119-133435_solarman.jpg

Qual a inclinação dos painéis?
    A esta hora está assim, mas o sol hoje está mais fraco
  3.  # 524

Qual a inclinação dos painéis?

Se o instalador introduziu correctamente os dados na app, julgo ser 26 graus... é a indicação que tenho.

Agora por exemplo tenho os ac de 2 quartos a trabalhar e o resto de todos os standby... ainda sobra pra oferecer a rede...
  4.  # 525

Colocado por: PepsiSe o instalador introduziu correctamente os dados na app, julgo ser 26 graus... é a indicação que tenho.

Pois, tens mais que eu.
    Pela minha medição com o telemóvel tenho uma inclinação de 18°, o que é pouco para a altura do ano que estamos.
    Quando os coloquei em Outubro cheguei a ter nos 1°s dias 2000W de pico, a partir daí foi sempre a baixar
  5.  # 526

Colocado por: PepsiO gráfico da produção de ontem,
    Climatizei a casa, 2 máquinas, 1 hora de aquecimento na agua do termoacumulador que está na lavandaria... e ainda foram 4kwh para oferta à edp
      Screenshot_20220119-133643_solarman.jpg

Olhando para isso verífico que se passa alguma coisa no meu Fotovoltaico
    • dom123

# 527

A minha produção de ontem
    O meu telhado, apesar de estar virado a sul, tem uma inclinação muito má, cerca de 18º
    Também tenho cerca de 15 metros de cabo 4mm DC dos painéis até ao inversor, que fica na garagem, não sei se tem influencia
    Quando trocar as telhar tenho que inclinar mais os painéis
  6.  # 528

Colocado por: callinas
    Olhando para isso verífico que se passa alguma coisa no meu Fotovoltaico

Que valores tens para o mesmo dia?
  7.  # 529

Colocado por: dom123A minha produção de ontem
    O meu telhado, apesar de estar virado a sul, tem uma inclinação muito má, cerca de 18º
    Também tenho cerca de 15 metros de cabo 4mm DC dos painéis até ao inversor, que fica na garagem, não sei se tem influencia
    Quando trocar as telhar tenho que inclinar mais os painéis
      Screenshot_20220119-145946_solarman.jpg

Pois, realmente deve ser a inclinação, também tenho tudo virado a sul!
    Cabo tb tenho alguns metros até a cave... o grafico tem o desenho muito similar, só diferença na produção, também não acho que seja assim tanta diferença... cerca de 2kwh no total da produção...
    Zona de São João da Talha
  8.  # 530

Colocado por: PepsiZona de São João da Talha

Zona de Ovar
  9.  # 531

Nesta altura e com céu limpo qual é o pico em watts de produção?
    Eu com 6 painéis de 375w tenho pico de 1600w por volta das 12h30

Estão virados a sul mas não têm a inclinação ideal, o telhado tem cerca de 20° de inclinação
  10.  # 532

Que valores tens para o mesmo dia?

Metade
    • mafgod

# 533

Nesta altura, nos meus dois painéis com micro-inversor de 250W cada, produzi hoje praticamente 1,5kWh (~3 x painéis).
    Este valor é dado pelo efergy, que não tendo em conta a tensão da rede não é muito de fiar.
    Contudo, utilizo o PVOutout para o registo e, tendo em conta a orientação, localização e inclinação, a simulação deles é muito semelhante à minha produção num dia de sol sem nuvens.
    Lembor-me de ter feito algumas simulações com a inclinação dos painés e orientação, e a diferença não era muito relevante.

Se o @dom123 consegue com 2,2kWp produzir 8,9kWh (~4x painéis), ou está tudo muito bem afinado :-) ou o sensor/monitor que lhe dá a potência também pode ser muito optimista.

@callinas, se obteve metade, ou seja ~2x painéis, ou o tempo aí não esteve isento de nuvens ou algo se passa...

Tenho um orientado a SW e outro a SE.
  11.  # 534

Tenho quase 4 kW.
    Depois vai aqui um frete.
    Mudei de operadora, para a nowo
    Os shelly metade não ficaram a comunicar com o router.
    O EDP redy não está ler na pinça fotovoltaico.
    E um dos inversores não está a comunicar, mas este último era normal. Os dois ligam em simultâneo.mas um só comunica.
    Portanto tenho a noite para por a rede a funcionar e amanhã vou andar em cima da produção.
    Não tenho medição
    Não tenho medição de recurso
    Não tenho medição alternativa
  12.  # 535

Se for apenas uma questão de registo, é chato mas ok.
    Se por umma questão de produção é que é mais chato...
  13.  # 536

Colocado por: mafgodSe o @dom123 consegue com 2,2kWp produzir 8,9kWh (~4x painéis), ou está tudo muito bem afinado :-) ou o sensor/monitor que lhe dá a potência também pode ser muito optimista.

São 6 painéis de 375w.
    A medição é feita pelo inversor e por um shelly EM, ambos dão valores idênticos.
    A injeção é feita no quadro eléctrico principal, por isso as leituras são o mais exato possível.
    De salientar que a inclinação dos painéis não é a melhor possível, cerca de 18°
  14.  # 537

3610w em painéis. Hoje o máximo foi este. Limpei os painéis há cerca de 2 semanas. Estão virados a sudoeste e inclinação do telhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, 21papaleguas
  15.  # 538

Colocado por: callinasTenho quase 4 kW.
    Depois vai aqui um frete.
    Mudei de operadora, para a nowo
    Os shelly metade não ficaram a comunicar com o router.
    O EDP redy não está ler na pinça fotovoltaico.
    E um dos inversores não está a comunicar, mas este último era normal. Os dois ligam em simultâneo.mas um só comunica.
    Portanto tenho a noite para por a rede a funcionar e amanhã vou andar em cima da produção.
    Não tenho medição
    Não tenho medição de recurso
    Não tenho medição alternativa

Gasta meia dúzia de euros e compra uma mesh para teres uma rede wifi de qualidade em casa.
    Concordam com este comentário: PauloJSantos
  16.  # 539

Colocado por: ptugaPassou um ano completo da utilização do meu autoconsumo.
    1675w com exposição optima.
    Partilho os meus valores, tirados do site da e-redes (consumo total e oferecido à rede)
    Os valores são em euros com IVA e a considerar o kW a 0,22.
    Tudo elétrico em casa e a oferecer à rede cerca de 22,27%.
    Conto em cerca de 3 anos e pouco amortizar o investimento (edit: fui confirmar os valores e no total com o custo da instalação gastei 1575,93€ - o retorno será mais próximo dos 4 anos)
    A pensar instalar mais um painel para os dias assim-assim, vou oferecer mais, mas penso que justificará.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,Sansoni7,zinna,OrdepOir
      2021.JPG
    Só uma questão,,, porquê e, para quê, "oferecer" tanto ?? Não considera a injeção zero uma opção ?? Digo isto, porque desde março de 2021 e com 4.2Kw instalados, "ofereci" 22,9Kw e usei 5,19Mw com essa opção !!!
  17.  # 540

Colocado por: rjmpires
    Gasta meia dúzia de euros e compra uma mesh para teres uma rede wifi de qualidade em casa.
    Concordam com este comentário:PauloJSantos

Por cerca de 120€ compra 3 DECO M4

0.1940 seg. NEW