Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 20 janeiro 2022 editado

# 581

Colocado por: PauloJSantosEm que todos beneficiariam disso ?? Um negócio só é bom quando todas as partes beneficiam / lucram !!

Pode vender o excedente ao preço indexado do OMIE, já não há grande razão de queixa nesta matéria. Se já antes fazia pouco sentido gastar dinheiro para ter injecção zero, hoje em dia é mesmo contra-producente.
  1.  # 582

Colocado por: zed
    Pode vender o excedente ao preço indexado do OMIE, já não há grande razão de queixa nesta matéria. Se já antes fazia pouco sentido gastar dinheiro para ter injecção zero, hoje em dia é mesmo contra-producente.
    Sim, pelo valor oferecido, com a abertura de atividade nas finanças e,com impostos... E, se o inversor já faz esse trabalho de injeção 0, não há gasto "extra".
  2.  # 583

Colocado por: brunoa

Onde poderei encontrar mais informação acerca desse gestor?

https://forum.cpha.pt/t/excedente-solar/8237/34
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoa
  3.  # 584

bom dia,

Em outubro coloquei 2.3kw de paineis fotovoltaicos em minha casa e no vizinho.
    Fizemos obra conjunta.

Acontece que eu coloquei injecção zero e o eu vizinho colocou contador inteligente.

Eu senti uma redução em media nestes 3 meses uns 40€/mes, o e vizinho na ordem dos 60€.

O meu vizinho colocou contador inteligente apenas em inicio de Novembro.

Na semana passada o meu vizinho informa que teve credito da EDP de cada mes de aprox 55€.

Alguem aqui do forum sabe informar se a eRedes devolve ao cliente o excedente?

Pelo que vejo o meu vizinho esta a ter isso desde que colocou contador inteligente.
  4.  # 585

Cada um tem hábitos de consumo diferente.
    É Natural que você consuma mais ou menos que o seu vizinho.
    O crédito de cada mês, não sei o que se refere, era necessário ver facturas.

O que pode acontecer é você ter estimativas bem como o seu vizinho, e as estimativas estarem um pouco erradas .
    Ainda assim, 2,3 kW instalados não dão nesta altura do ano 50 euros de energia poupada.
  5.  # 586

Colocado por: PauloJSantosmedidor Eastron SMD230

Se entendi bem, aquilo que a sua instalação faz é simplesmente restringir a produção consoante as necessidades.
    Só não oferece pq o aparelho restringe.
    Eu tenho 1675W mas se tivesse 3000w provavelmente tb teria sempre consumos 0 sempre que o tempo o permitisse.

São opções...para mim não faz sentido gastar dinheiro só para permitir que outros não tenham beneficio, quando o meu próprio beneficio com isso é 0.
  6.  # 587

Colocado por: PauloJSantos A minha questão é para quê estar a oferecer algo, que depois a EDP irá vender, sem lucrar com isso ???

Não, pelo amor da Santa não propaguem esta desinformação. A energia não vai ser vendida pela EDP. Os valores injectados sem remuneração servem para abater nas perdas na rede de distribuição. Ajudam a minimizar os custos das redes, o que se traduz por sua vez num decréscimo mínimo da TAR.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  7.  # 588

O meu vizinho recebeu duas transferencias mas sem referencia na factura. Por isso acho muito estranho.
    Vi as facturas e lá não refere nada alem dos consumos, o normal.
    Ele foi apenas surpreendido com essas transferencias bancarias e nada mais.

Como tenho que meter contador inteligente que me custa 100€ ou injeccão 0 por 100€, preferi injeccção zero e no futuro se vierem com valores a cobrar de injeccao na rede (como em Espanha) eu já estaria salvaguardado.

Nem todos teem a sorte de ter o contador inteligente a 0€, na minha zona diz mais do que 12 meses!

Podem explicar o que é isso da TAR? Seria por ai que vinha os 55€?
  8.  # 589

Colocado por: helcasabom dia,

Em outubro coloquei 2.3kw de paineis fotovoltaicos em minha casa e no vizinho.
    Fizemos obra conjunta.

Acontece que eu coloquei injecção zero e o eu vizinho colocou contador inteligente.

Eu senti uma redução em media nestes 3 meses uns 40€/mes, o e vizinho na ordem dos 60€.

O meu vizinho colocou contador inteligente apenas em inicio de Novembro.

Na semana passada o meu vizinho informa que teve credito da EDP de cada mes de aprox 55€.

Alguem aqui do forum sabe informar se a eRedes devolve ao cliente o excedente?

Pelo que vejo o meu vizinho esta a ter isso desde que colocou contador inteligente.

O seu vizinho envia as leituras?
    Você envia as leituras?

Isso são acertos
  9.  # 590

Colocado por: ruicarlov

Não, pelo amor da Santa não propaguem esta desinformação. A energia não vai ser vendida pela EDP. Os valores injectados sem remuneração servem para abater nas perdas na rede de distribuição. Ajudam a minimizar os custos das redes, o que se traduz por sua vez num decréscimo mínimo da TAR.

Bom dia

A energia que eu injeto na rede pode ser consumida por exemplo pelo meu vizinho...
    Portanto sim, estou a dar energia à EDP (ou a quem seja, Alguém esta a lucrar). (não que tenha problemas com isso, ja dei cerca de 1000 KW, entretanto vou começar a vender)
    Concordam com este comentário: PauloJSantos
  10.  # 591

Colocado por: helcasaComo tenho que meter contador inteligente que me custa 100€ ou injeccão 0 por 100€, preferi injeccção zero e no futuro se vierem com valores a cobrar de injeccao na rede (como em Espanha) eu já estaria salvaguardado.
    Parece que é a mesma coisa mas não é.
    Se tiver um inteligente com a distinção entre produção e consumo, até teria tudo a ganhar em colocar o contador inteligente.
  11.  # 592

Colocado por: helcasaComo tenho que meter contador inteligente que me custa 100€ ou injeccão 0 por 100€, preferi injeccção zero e no futuro se vierem com valores a cobrar de injeccao na rede (como em Espanha) eu já estaria salvaguardado.

Já não custa, saiu nova lei no dia 15 de Janeiro que isenta o consumidor do pagamento. Fui hoje contactado pela E-Redes para me devolverem o valor pago no passado dia 17.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, pedrovil
    • SACS
    • 21 janeiro 2022

# 593

Colocado por: AlexRibeiro

Já não custa, saiu nova lei no dia 15 de Janeiro que isenta o consumidor do pagamento. Fui hoje contactado pela E-Redes para me devolverem o valor pago no passado dia 17.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedrovil

Pode indicar onde vou isso??
  12.  # 594

Colocado por: SACS

Pode indicar onde vou isso??

No email que recebi da E-Redes.

"Alteração legislativa

No passado dia 15 de janeiro entrou em vigor um novo enquadramento legal, que isenta o Cliente dos custos associados à substituição do contador de eletricidade.

Uma vez que já efetuou o pagamento do referido na comunicação anterior, vamos proceder à devolução do valor pago, e dar seguimento à substituição do contador de eletricidade."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, ricardo.rodrigues
    • SACS
    • 21 janeiro 2022 editado

# 595

Colocado por: AlexRibeiro

No email que recebi da E-Redes.

"Alteração legislativa

No passado dia 15 de janeiro entrou em vigor um novo enquadramento legal, que isenta o Cliente dos custos associados à substituição do contador de eletricidade.

Uma vez que já efetuou o pagamento do referido na comunicação anterior, vamos proceder à devolução do valor pago, e dar seguimento à substituição do contador de eletricidade."

Porra, eu só encontro a dizer o contrário.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/162-2019-125692189&ved=2ahUKEwiew7z0usP1AhUPlRQKHcezA8kQFnoECCgQAQ&usg=AOvVaw14kAGXZsX4LOOXQgsTaxsY
  13.  # 596

Colocado por: helcasaO meu vizinho recebeu duas transferencias mas sem referencia na factura. Por isso acho muito estranho.

Como tenho que meter contador inteligente que me custa 100€ ou injeccão 0 por 100€, preferi injeccção zero e no futuro se vierem com valores a cobrar de injeccao na rede (como em Espanha) eu já estaria salvaguardado.

Nem todos teem a sorte de ter o contador inteligente a 0€, na minha zona diz mais do que 12 meses!

Colocado por: helcasaO meu vizinho recebeu duas transferencias mas sem referencia na factura. Por isso acho muito estranho.

Com o contador inteligente beneficiava do net metering, que funciona quase como se fosse uma bateria. Funciona por períodos de 15 minutos, A cada 15 minutos faz a diferença entre o consumido e o injetado… se durante os 15 minutos conseguir consumir o que injectou fica de borla
  14.  # 597

Colocado por: ematos

Bom dia

A energia que eu injeto na rede pode ser consumida por exemplo pelo meu vizinho...
    Portanto sim, estou a dar energia à EDP (ou a quem seja, Alguém esta a lucrar). (não que tenha problemas com isso, ja dei cerca de 1000 KW, entretanto vou começar a vender)

A quem vai vender?
  15.  # 598

Colocado por: efsl0A quem vai vender?

Boa tarde,\

Há algumas opções no mercado.... Eu vou para a luzigas.
    É necessário alguma paciência pois é um processo muuuuiitooooooo burocrático e é contar com 2 a 3 meses de espera pelo processo todo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efsl0
  16.  # 599

Já procurei pelo novo enquadramento e não encontrei nada. Tb estava interessado em mudar o contador para um inteligente visto que o meu conta o excedente como consumo e por isso injeção zero.
  17.  # 600

Colocado por: ematos

Vamos lá entender uma coisa. A energia circula na rede e é verdade que o excedente produzido num ponto vai ser consumido nas imediações. Agora toda a energia que entra no casa do vizinho passa pelo contador e é contabilizada, logo ele tem que a pagar ao comercializador dele, seja EDP, Endesa, Galp, etc. De igual modo, toda a energia marcada no contador a comercializadora vai ter de comprar a produtores, não é por fisicamente ela ter origem na sua casa que a EDP ou outra deixa de a ter de comprar para fornecer ao seu vizinho. O benefício vai para as redes, e nós temos de as pagar, logo quanto menos perdas houver, melhor para nós todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves

0.2059 seg. NEW