Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

A Portaria nº 247-A de 2020 determinou a aplicação da taxa intermédia de IVA (13%) a consumos de eletricidade (não inclui componente fixa, taxas e impostos) de todos os contratos com potência não superior a 6,9 kVA, por períodos mensais de 30 dias, com os seguintes limites:

1) Consumos até 100kWh (em vigor a partir de 1 de dezembro de 2020)
    2) Consumos até 150kWh, quando aplicável a contratos de eletricidade de famílias numerosas (em vigor a partir de 1 março 2021)
    Notas:

A aplicação de taxa intermédia de IVA é válida apenas para instalações de fornecimento de consumo (residencial).
    A majoração de consumo com IVA Reduzido para famílias numerosas terá a duração de 2 anos desde a data de aplicação, para os contratos ativos à data do pedido.
    O mesmo cliente pode beneficiar do regime de IVA Reduzido para Famílias Numerosas para vários contratos, desde que seja o titular dos mesmos.
    Que situações não estão incluídas na redução da taxa de IVA 13% no consumo de eletricidade?

- Componente fixa da tarifa

- Taxas e impostos sobre eletricidade, nomeadamente o Imposto Especial de Consumo, a Contribuição Audiovisual e a taxa DGEG

- Consumo de eletricidade por instalações provisórias (obras) ou eventuais

- Instalações de produção, distribuição e autoconsumo de eletricidade

- Fornecimento de eletricidade para iluminação pública ou carregamento de veículos elétricos em posto de carregamento

Fonte: https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/contratos/beneficios-sociais-ou-condicoes-especiais/em-que-circunstancias-e-aplicada-a-taxa-intermedia-de-iva-13-no-consumo-de-eletricidade/faq-19570/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  2.  # 862

As companhias não devem estar a aplicar a regra nos autoconsumo residencial.
    Confirmei na minha fatura e estão lá os 100kw a 13% e os restantes a 23%.
  3.  # 863

Na minha fatura tb estão as duas taxas, mas são meninos de se lembrar e depois fica a fatura mais cara...
  4.  # 864

Colocado por: RcrdPrntMas tenho um Shelly EM no quadro(mas só com uma pinça, ainda não consegui comprar outra, está tudo esgotado).

Só por curiosidade, encomendei ontem um EM e pinças de uma loja que não-sei-porquê vende shelly, e dizem ter tudo em stock ;-)
    lojaxenon.com
  5.  # 865

Colocado por: Bruno.Alveslojaxenon.com

È londe costumo comprar, dependendo das promoçoes.
    Normalmente vejo entre eles e a MAUSER.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  6.  # 866

Colocado por: ultrahipermegaA Portaria nº 247-A de 2020 determinou a aplicação da taxa intermédia de IVA (13%) a consumos de eletricidade (não inclui componente fixa, taxas e impostos) de todos os contratos com potência não superior a 6,9 kVA, por períodos mensais de 30 dias, com os seguintes limites:

1) Consumos até 100kWh (em vigor a partir de 1 de dezembro de 2020)
    2) Consumos até 150kWh, quando aplicável a contratos de eletricidade de famílias numerosas (em vigor a partir de 1 março 2021)
    Notas:

A aplicação de taxa intermédia de IVA é válida apenas para instalações de fornecimento de consumo (residencial).
    A majoração de consumo com IVA Reduzido para famílias numerosas terá a duração de 2 anos desde a data de aplicação, para os contratos ativos à data do pedido.
    O mesmo cliente pode beneficiar do regime de IVA Reduzido para Famílias Numerosas para vários contratos, desde que seja o titular dos mesmos.
    Que situações não estão incluídas na redução da taxa de IVA 13% no consumo de eletricidade?

- Componente fixa da tarifa

- Taxas e impostos sobre eletricidade, nomeadamente o Imposto Especial de Consumo, a Contribuição Audiovisual e a taxa DGEG

- Consumo de eletricidade por instalações provisórias (obras) ou eventuais

- Instalações de produção, distribuição e autoconsumo de eletricidade

- Fornecimento de eletricidade para iluminação pública ou carregamento de veículos elétricos em posto de carregamento

Fonte:https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/contratos/beneficios-sociais-ou-condicoes-especiais/em-que-circunstancias-e-aplicada-a-taxa-intermedia-de-iva-13-no-consumo-de-eletricidade/faq-19570/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7

Eu tenho energia trifásica 10,35kva e na fatura tudo tem IVA a 23%, se mudar para monofásica 6,9KVA, só pagarei 13% IVA na energia gasta e não os 23% nos primeiros 100Kw?

Instalei agora uma UPAC de 3840w, isso influencia alguma coisa?
  7.  # 867

Se tem uma upac vai fica na mesmo com iva a 23%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  8.  # 868

Colocado por: ultrahipermegaSe tem uma upac vai fica na mesmo com iva a 23%
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jo.san

Olhe que não. Neste aspecto estou com o nhenriques. Tinha alguns clientes de eletricidade com instalações de autoconsumo, e tinham IVA a 13% para os primeiros 100kWh.
  9.  # 869

Quero fazer upgrade ao sistema e procuro só painéis FV a bom preço.

Que sites/empresas recomendam?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pepsi
  10.  # 870

Dá para colocar paineís FV, quando o telhado é sandwich e por baixo são vigas de madeira?
  11.  # 871

Colocado por: ruicarlov

Olhe que não. Neste aspecto estou com o nhenriques. Tinha alguns clientes de eletricidade com instalações de autoconsumo, e tinham IVA a 13% para os primeiros 100kWh.

Pela legislação em vigor paga 23%, podem as operadoras não estar a cumprir, mas podem cumprir, isto só serve de aviso para depois não se queixarem. Se vier tudo faturado a 23% não se queixem.
  12.  # 872

Colocado por: mboot

Sei que alguém já publicou neste forum (não me lembro se foi neste tópico). Também foi o que me foi dito pela empresa que fez a minha instalação e na realidade não tive de pagar nada.

No meu caso até já o tinha pago e a e-Redes devolveu o valor.
  13.  # 873

Colocado por: Henrique RodriguesPessoal, sabem dizer o que pode ser "melhor", se micro inversores de um inversor geral?

Qual terá mais vantagens em relação ao outro?

Haverá diferença de rendimento entre eles?

Os micro não limita a capacidade de ir acrescentando painéis, enquanto o inversor único pode ter de ser substituído se esse quiser uma capacidade maior que a sua.

Também a capacidade de gerar energia não fica limitada se um painel tiver alguma parte em diversas ou com problemas?

Se puderem dar opiniões, agradecia, quer tenho propostas (até quatro painéis) em que me sugerem colocar micro inversores.

Aproveitando o meu comentário anterior junto mais uma questão:
    Para os micro inversores, ou os inversores, funcionarem precisam de ir buscar energia à rede?
    Não conseguem trabalhar apenas com a energia fornecida pelos painéis fotovoltaicos?
  14.  # 874

Colocado por: Henrique Rodrigues

Para os micro inversores, ou os inversores, funcionarem precisam de ir buscar energia à rede?
    Não conseguem trabalhar apenas com a energia fornecida pelos painéis fotovoltaicos?

O meu inversor precisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Henrique Rodrigues
  15.  # 875

Colocado por: rjmpires
    O meu inversor precisa.
    somente os inversores híbridos off grid é que não precisam de ligação á rede para gerar energia.
  16.  # 876

Ok.
    Siginifica que além dos híbridos ainda existem os híbridos off grid, e esses sim podem trabalhar sem a energia da rede, é isso?

E em relação ao tipo de inversor existe alguma vantagem em usar um inversor único?
    Sei que os híbridos permitem fazer a ligação a baterias mas será essa a sua maior vantagem?
  17.  # 877

Colocado por: Henrique Rodrigues

O meu Huawei tem um consumo de 2W quando não tem sol..
  18.  # 878

Colocado por: AlexRibeiro

No meu caso até já o tinha pago e a e-Redes devolveu o valor.

O meu contador foi montado em 2021, e não tive qualquer devolução do valor. Estas novas disposições legais talvez tenham sido alteradas este ano.
    •  
      GMCQ
    • 4 março 2022

# 879

Colocado por: ematosObrigado malta pelas vossas contribuições.
    Suponho que tinha os 30 no geral por não ter espaço para secionar as zonas onde era necessário 30.
    Com os 300 já não acontece é vou colocar o de 30 para proteger o circuito do termoacumulaor.

Ainda vou analisar colocar no geral um diferencial de 30ma/HI
    Concordam com este comentário:GMCQ
    O meu está assim e nunca tive problemas.
  19.  # 880

O que diz no site da e-redes, relativamente á troca de contadores, é o seguinte:

No caso das instalações Baixa Tensão Normal (BTN), e apenas quando se encontra planeada pelos operadores de rede a instalação na Instalação de Utilização (IU) de um equipamento de medição inteligente, no prazo máximo de 12 meses a contar da data do respetivo pedido de instalação, os operadores das redes são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição no ponto Contagem Consumo/Produção. Se o autoconsumidor quiser antecipar a substituição do referido equipamento, poderá fazê-lo, assumindo os encargos associados à aquisição do equipamento de medição.
    Quando não se encontra planeada pelos operadores das redes a instalação na IU de um equipamento de medição inteligente, os autoconsumidores são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição a instalar no ponto de Contagem Consumo/Produção, e caso optem por adquirir o equipamento junto do respetivo operador de rede, aplica-se o preço regulado definido pela ERSE.

Fonte: https://www.e-redes.pt/pt-pt/unidades-de-producao-para-autoconsumo

0.3247 seg. NEW