Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

vao lavar os paineis para aliviar esse stress que está dentro de voces
  2.  # 942

Por aqui já passou.
    Vamos ver se amanhã de manhã dou uma lavagem .
  3.  # 943

Molham só os painéis ou passam com alguma coisa para os lavar?
  4.  # 944

Mangueirada e escova macia .
    Só a água não leva o pó.
  5.  # 945

E não esquecer a pasta de dentes kkkkkk
  6.  # 946

Podes se usar anti gorduras no painel solar?
  7.  # 947

Consultei agora mesmo os gráficos do Shelly e a produção não diminuiu após as poeiras....
  8.  # 948

Os meus vou ter de os limpar, estão carregados de pó, de preto passaram a cinza claro e a produção diminui
  9.  # 949

Já lavei os meus mas como só foram instalados à pouco mais de 1 mês nem precisei de esfregar. Bastou passar água e saiu tudo.
    De momento estão a produzir 2kw de 2.46kw.
  10.  # 950

Acabei de lavar os meus e passou de 1.5kw para 1.9kw, mas mesmo assim não chega aos 2.2kw como estava antes desta poeira e está um lindo dia de sol
  11.  # 951

Os meus vão ter de ser limpos. Apesar de terem apenas 3 semanas instalados hoje com céu aberto estão a produzir apenas 1,7 de 2,2kW. Noutros dias assim "cortavam" facilmente os 2,2kW
  12.  # 952

Colocado por: Bruno.AlvesOs meus vão ter de ser limpos. Apesar de terem apenas 3 semanas instalados hoje com céu aberto estão a produzir apenas 1,7 de 2,2kW. Noutros dias assim "cortavam" facilmente os 2,2kW

Estou na mesma situação mas com eles já limpos...
  13.  # 953

Colocado por: dom123
    Estou na mesma situação mas com eles já limpos...

Ainda andam algumas particulas na atmosfera que influenciam a produção...
    • zed
    • 18 março 2022

# 954

Vai chover no domingo, estou sossegado...
  14.  # 955

Colocado por: Sansoni7Consultei agora mesmo os gráficos do Shelly e a produção não diminuiu após as poeiras....

Se amanhã estiver sol, vou lavar os meus e comparar a produção antes e depois da esfrega....
  15.  # 956

Mandei ontem de manha uma mangueirada de água á pressa...hoje não fiz nada(ontem ainda teve um pouco de pó mas nada de mais)e de 1.8kw, esteve a produzir hoje o máximo de 1.5kw, não passou disso...e céu limpo....

Logo já vou lá acima fazer o teste do dedo :) ver como estão....
  16.  # 957

Aqui valeu a pena lavar.
    Passou de 310 para 530 watt.
    • zed
    • 18 março 2022 editado

# 958

Ao lavar os painéis está a arrefecê-los, enquanto estiverem frios vão ter picos de produção mais altos até voltarem à temperatura anterior.

A melhoria real não será tão alta assim. Para confirmar isto basta repetir a lavagem amanhã dos painéis que já foram lavados hoje e ver se acontece o mesmo fenómeno.
  17.  # 959

Colocado por: zedAo lavar os painéis está a arrefecê-los, enquanto estiverem frios vão ter picos de produção mais altos até voltarem à temperatura anterior.

A melhoria real não será tão alta assim. Para confirmar isto basta repetir a lavagem amanhã dos painéis que já foram lavados hoje e ver se acontece o mesmo fenómeno.

Se os painéis estiverem como estavam os meus, carregadinhos de pó, sente sim uma melhoria.
    Os meus lavei com um balde de água e uma vassoura.
    Passaram logo de 1600w para 1900w e assim se mantiveram até o sol começar a baixar
  18.  # 960

Tinham um pouco de pó, nada demais...com 1.82kw, hoje voltou a atingir o maximo(dia completo) até agora, com uma boa curva....tenho-os a SSO, mas já penso se o FA vier colocar pelo menos mais 2 de 455w no outro telhado que fica a SSE, para começar a produzir mais cedo, pois agora começa a produzir lá para as 7:30, mas se tiver os outros 2, começam logo ao nascer...vamos ver...

0.3967 seg. NEW