Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 13 julho 2022
    50 mW/m2 . São precisos 30 paineis para uma simples lâmpada LED.

ou seja, click bait
    Concordam com este comentário: mafgod
  1. Não é clickbait é investigação em fase precoce
    • eu
    • 15 julho 2022
    Colocado por: RicardoPortoNão é clickbait é investigação em fase precoce

Investigação da treta. É ridículo tentar aproveitar aquele calor residual cuja energia é tão baixa.
  2. Colocado por: eu
    Investigação da treta. É ridículo tentar aproveitar aquele calor residual cuja energia é tão baixa.

Por enquanto! E esperemos que assim continue!
    Concordam com este comentário: eu

3. Investigação da treta. É ridículo tentar aproveitar aquele calor residual cuja energia é tão baixa.

Amigo eu tenho um brinquedo solar do fim dos anos 70 princípio de 80 em que mini painel solar fazia um ciclista rodar as pernas. Meu irmão mais velho disse me como funcionava e recordo me, disse-me que era mais caro a produzir aquele painel de 3*3 cm do que a energia que o mesmo iria produzir a vida inteira.
    Hoje estamos a falar num tópico de painéis solares.
    Agora é ridiculo o ROI, qualquer dia ainda bem que os há que tapa os gastos de uma casa à noite...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
    • eu
    • 15 julho 2022 editado
    Amigo, a radiação solar na terra tem mais de 1KW / m2 de potência. É por isso que os painéis solares, mesmo sendo algo ineficientes (cerca de 20% de eficiência) produzem energia relevante.

Já a potência do calor emitido pelos materiais durante a noite é ridiculamente baixa; mesmo que conseguisse aproveitar toda essa energia (o que é um desafio complexo com limites físicos das leis da termodinâmica), jamais conseguiria produzir energia palpável. Já nem falo no custo de um sistema destes versus a energia produzida, o tal ROI.

A tecnologia pode evoluir em eficiência e preço, mas há limites da física que são inultrapassáveis.
    • zed
    • 15 julho 2022
    Colocado por: eu

Os avanços de tecnologia baseiam-se em outros avanços anteriores, raramente se passa do zero à tecnologia pronta para entrar no mercado.

Esta ideia pode inspirar outras mais proveitosas.
  4. Boa tarde a todos.

Tenho uma casa com dois telhados com exposição excelente. Os dois telhados estão na mesma direção, mas um está mais alto e com difícil acesso o outro mais baixo e tem uma parede nas costas por essa razão menos arejado do que o que está mais alto.
    A reflexão desta parede branca vai ajudar na produção de energia?
    Por outro lado neste telhado mais baixo posso limpar os painéis no outro não tenho acesso.

Agradeço a ajuda
  5. Colocado por: RicardoDiassBoa tarde a todos.

Tenho uma casa com dois telhados com exposição excelente. Os dois telhados estão na mesma direção, mas um está mais alto e com difícil acesso o outro mais baixo e tem uma parede nas costas por essa razão menos arejado do que o que está mais alto.
    A reflexão desta parede branca vai ajudar na produção de energia?
    Por outro lado neste telhado mais baixo posso limpar os painéis no outro não tenho acesso.

Agradeço a ajuda

Você mesmo tirou todas as dúvidas e respondeu às suas perguntas
  6. Nao consigo decidir. A reflexão da parede ajuda na eficiência?
    Há uns anos li um artigo sobre o assunto mas já não encontro.
    • dom123
    • 17 julho 2022 editado
    Colocado por: RicardoDiassNao consigo decidir. A reflexão da parede ajuda na eficiência?
    Há uns anos li um artigo sobre o assunto mas já não encontro.

Na minha ideia a parede só prejudica na ventilação dos painéis, acho que é o único inconveniente...
    O ideal seria colocar no telhado mais alto, mas como não tem acesso para limpeza eu não colocava.
    Muita atenção aos sombreamentos
    • eu
    • 17 julho 2022
    Colocado por: RicardoDiassNao consigo decidir. A reflexão da parede ajuda na eficiência?

Sim.
  7. Ajuda por um lado prejudica por outro. Com temperaturas elevadas, os painéis perdem eficiência. Fosse assim tão linear, toda a gente metia uns espelhos a canalizar luz para os painéis aumentarem a eficiência.
  8. Colocado por: RicardoDiassNao consigo decidir. A reflexão da parede ajuda na eficiência?
    se os painéis forem bifaciais caso contrário é igual ao litro
    • eu
    • 17 julho 2022
    Colocado por: rjmsilvaFosse assim tão linear, toda a gente metia uns espelhos a canalizar luz para os painéis aumentarem a eficiência.

E aumentam mesmo: https://www.pv-magazine.com/2020/03/19/raising-a-pv-systems-yield-by-20-with-mirror-reflectors/

Pode é não ser economicamente viável.
    • eu
    • 17 julho 2022
    Um pormenor em que reparei: de manhã cedo os meus painéis estão à sombra.

Quando o céu está limpo, a produção a essa hora (com os painéis à sombra) anda entre os 200 a 300 W. Contudo, se existirem nuvens brancas no céu, a produção aumenta logo para os 500 a 600 W.

Presumo que este aumento se deva à reflexão do sol nas nuvens brancas.
  9. Colocado por: eu

E aumentam mesmo:https://www.pv-magazine.com/2020/03/19/raising-a-pv-systems-yield-by-20-with-mirror-reflectors/

Pode é não ser economicamente viável.

Lá está, nos Himalaias. No nosso Verão, com temperaturas na casa dos 30 graus, era capaz de não dar grande resultado.
  10. Colocado por: dom123
    Na minha ideia a parede só prejudica na ventilação dos painéis, acho que é o único inconveniente...
    O ideal seria colocar no telhado mais alto, mas como não tem acesso para limpeza eu não colocava.
    Muita atenção aos sombreamentos

A sujidade nos painéis retira muita eficiência ? No telhado mais alto no máximo vou lá 1 vez por ano. Agora com a tendencia das poeiras do Saara isso parece-me muito relevante, tenho painéis de aquecimento de água e estão sempre sujos tirando quando chove.
  11. Colocado por: euUm pormenor em que reparei: de manhã cedo os meus painéis estão à sombra.

Quando o céu está limpo, a produção a essa hora (com os painéis à sombra) anda entre os 200 a 300 W. Contudo, se existirem nuvens brancas no céu, a produção aumenta logo para os 500 a 600 W.

Presumo que este aumento se deva à reflexão do sol nas nuvens brancas.

Faz sentido, agora não sei é se a parede branca tem a mesma capacidade de reflexão dos raios do que as nuvens.

0.5146 seg. NEW