Colocado por: RicardoPortoNão é clickbait é investigação em fase precoce
Colocado por: eu
Investigação da treta. É ridículo tentar aproveitar aquele calor residual cuja energia é tão baixa.
Investigação da treta. É ridículo tentar aproveitar aquele calor residual cuja energia é tão baixa.
Colocado por: RicardoDiassBoa tarde a todos.
Tenho uma casa com dois telhados com exposição excelente. Os dois telhados estão na mesma direção, mas um está mais alto e com difícil acesso o outro mais baixo e tem uma parede nas costas por essa razão menos arejado do que o que está mais alto.
A reflexão desta parede branca vai ajudar na produção de energia?
Por outro lado neste telhado mais baixo posso limpar os painéis no outro não tenho acesso.
Agradeço a ajuda
Colocado por: RicardoDiassNao consigo decidir. A reflexão da parede ajuda na eficiência?
Há uns anos li um artigo sobre o assunto mas já não encontro.
Colocado por: RicardoDiassNao consigo decidir. A reflexão da parede ajuda na eficiência?
Colocado por: RicardoDiassNao consigo decidir. A reflexão da parede ajuda na eficiência?se os painéis forem bifaciais caso contrário é igual ao litro
Colocado por: rjmsilvaFosse assim tão linear, toda a gente metia uns espelhos a canalizar luz para os painéis aumentarem a eficiência.
E aumentam mesmo:https://www.pv-magazine.com/2020/03/19/raising-a-pv-systems-yield-by-20-with-mirror-reflectors/
Pode é não ser economicamente viável.
Colocado por: dom123
Na minha ideia a parede só prejudica na ventilação dos painéis, acho que é o único inconveniente...
O ideal seria colocar no telhado mais alto, mas como não tem acesso para limpeza eu não colocava.
Muita atenção aos sombreamentos
Colocado por: euUm pormenor em que reparei: de manhã cedo os meus painéis estão à sombra.
Quando o céu está limpo, a produção a essa hora (com os painéis à sombra) anda entre os 200 a 300 W. Contudo, se existirem nuvens brancas no céu, a produção aumenta logo para os 500 a 600 W.
Presumo que este aumento se deva à reflexão do sol nas nuvens brancas.