Iniciar sessão ou registar-se
  1. Malta dos solares.
    Com esta subida dos custos com a energia e sem previsão de estabilizar/descer decidimos morder a bala e vamos por paineis solares.

Andamos a estudar a coisa, mas já estamos quase decididos na localização em que vão ficar e é por isso que vos venho aqui falar.
    O telhado onde eles vão ficar tem 4 aguas e exposição solar a Nascente, Sul e Poente.
    O que temos pensado relativamente a numero de paineis é o seguinte:
    Nascente: 2 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;
    Sul: 3 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;
    Poente: 2 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;

Eu queria por 4 virados a sul, mas não cabem no telhado (casa pequena..), por isso pensei em aproveitar todas as orientações do telhado...

Valerá a pena os 2 paineis a nascente? Agora no Verão, mesmo esses, apanham sol até tarde (à pouco ainda estavam com sol), mas sei que no Inverno vão ficar na sombra mais rápido (o mesmo para os paineis a poente..).

Quanto à quantidade/potência, eu estou a trabalhar em casa, juntamente com a minha esposa. Estaremos os dois até Julho de 2023 e depois alternadamente até Julho de 2028, pelo que toda a potência que conseguir produzir será bem vinda..
  2. Eu há uns anos também instalei 2 painéis de apenas 270W com orientações diferentes e acho que foi boa decisão. Não tenho tanta potência de pico mas tenho mais horas com mais potência média ao longo do dia, o que efectivamente "toma conta" dos consumos constantes (standby, frigoríficos) e acabo por oferecer muito pouco ou nada à rede. No seu caso, é preciso é ver que consumos tem ao longo do dia, porque todos os painéis vão sempre produzir qualquer coisa. Por isso, estude o seu perfil de consumo ao longo do dia, pois tenho a impressão que, se não pretender vender, vai estar a dar muita electricidade de borla, e se calhar com 1 painel dessa potência em cada direcção fazia a festa, sobretudo se não está habitualmente ninguém em casa durante o dia.
    Concordam com este comentário: machoqueira
  3. Boas,parece me sempre boa ideia colocar painéis e para quem trabalha em casa parece me sempre excelente ideia.
    Se a maior dúvida é a colocação de painéis a nascente eu digo força nisso. Antes de começarem a trabalhar vai aquecer leite e fazer torradas e cafézinho começando a trabalhar logo depois disso.
    A colocação de painéis em três águas de telhado permite a produção continua e homogénea ao longo do dia.
    E a produção, dará para os gastos diários incluindo a colocação de máquina de loiça e roupa ( alternada).
    Eu só esperava para ver se abre novo fundo ambiental e ia buscar algum (bastante) do valor investido.
    Aguarde mais alguns conselhos de pessoal mais experiente e cumprimentos.
  4. E ainda em relação a painéis, na altura que coloquei os meus paguei, se a memória não me falha, 100€ por cada um de 270W. Ora andei a ver preços agora mesmo, e os mais baratos tem um custo/W superior. Então o preço subiu, ou simplesmente deixaram de vender os mais baratos? Agora parece que vai haver redução do IVA em painéis para 6%, FINALMENTE!
  5. O preço subiu penso que de arrasto com o "patrocínio" do fundo ambiental.
    Os 6% já estão em vigor.
  6. Boas,

Veja aqui a exposição solar da sua casa..e confirme se vale a pena mesmo por a poente:

https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php?lang=pt

Atenção, não estou a dizer que não compensa..sei que no meu caso também tenho telhado de 4 águas e tenho 4 painéis de 455w a SSO.
    O que tenciono fazer é colocar mais 2 nesse telhado e mais 2 no telhado que tenho a SE.
    No meu caso concreto, não tenho hipótese de colocar a O, só se for a NO e aí não compensa mesmo nada....

Outra coisa, o sol no inverno anda muito mais baixo, para ter uma noção hoje o sol teve uma elevação máxima ás 13:36 de 60graus, enquanto no dia solar mais pequeno a 21 dezembro irá estar o máximo ás 13:33 apenas a 26graus...

Falo estes valores na minha localização...
  7. Agradeço a resposta de ambos. No nosso caso, em que estará sempre alguém em casa nos proximos 6 anos, penso que faça sentido evitar um pico de produção muito alto e obter mais "runtime" dos paineis durante o dia.
    Parecendo que não, mas 2 PCs, mais iluminação, cozinhar e afins, ainda se gasta bastante energia..
    Concordam com este comentário: RcrdPrnt
  8. Colocado por: RcrdPrntBoas,

Veja aqui a exposição solar da sua casa..e confirme se vale a pena mesmo por a poente:

https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php?lang=pt

Atenção, não estou a dizer que não compensa..sei que no meu caso também tenho telhado de 4 águas e tenho 4 painéis de 455w a SSO.
    O que tenciono fazer é colocar mais 2 nesse telhado e mais 2 no telhado que tenho a SE.
    No meu caso concreto, não tenho hipótese de colocar a O, só se for a NO e aí não compensa mesmo nada....

Outra coisa, o sol no inverno anda muito mais baixo, para ter uma noção hoje o sol teve uma elevação máxima ás 13:36 de 60graus, enquanto no dia solar mais pequeno a 21 dezembro irá estar o máximo ás 13:33 apenas a 26graus...

Falo estes valores na minha localização...

O que acha?
  9. Pode colocar uma foto com data de 2022/12/21

basta alterar a data e depois clicar em executar num botão mais em cima
    • SS1128
    • 26 agosto 2022 editado
    Simulei como se fosse em Dezembro, e mesmo assim parece-me que ainda incide a nascente durante um bocado, mesmo na pior altura do ano.
  10. Colocado por: SS1128Simulei como se fosse em Dezembro, e mesmo assim parece-me que ainda incide a nascente durante um bocado, mesmo na pior altura do ano.
      aaa.png

Apesar nesta altura não ter quase nenhuma produção a poente, o ano tem 12 meses por isso nos restante 11 meses irá produzir mais...

E sim eu fazia como estava a pensar fazer, até para mais, parece(sem certeza né) que tem uma inclinação de telhado melhor que a minha..

Agora a quantidade de painéis, já tem haver com os seus consumos né....

Mas na disposição era assim que eu fazia... deles a nascente a sul e a poente
  11. Esta ferramenta é muito útil, e já deu para ver um problema com o nascente..de Novembro a Fevereiro, a casa do vizinho rouba-me sempre a primeira hora de sol, que seria dos paineis a nascente..mas durante o resto do ano já não.
  12. Atenção também à "altura do sol" nascente/poente no inverno, se for para colocar os painéis pousados numa estrutura com a mesma inclinação que o telhado, pode não valer a pena.
    Concordam com este comentário: RcrdPrnt
    • hangas
    • 26 agosto 2022 editado
    Colocado por: RcrdPrntMas na disposição era assim que eu fazia... deles a nascente a sul e a poente

É preciso ter também em conta o tipo de inversor que vai utilizar, se um inversor central ou micro inversores.
    Se for com micro-inversores, um por painel, pode por cada painel virado para onde quiser.

Com um único inversor, que tipicamente só têm 2 MPPTs só permite duas orientações.
    Cada MPPT deverá ter painéis com as mesmas características e com a mesma orientação.

Mas aqui uma vez que tem duas orientações e uma produção com menos pico, mas com uma media mais alta, pode fazer oversizing dos painéis. Isto é ter por exemplo 3500Wp de painéis para um inversor de 3000W apenas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13. Colocado por: SS1128Malta dos solares.
    Com esta subida dos custos com a energia e sem previsão de estabilizar/descer decidimos morder a bala e vamos por paineis solares.

Andamos a estudar a coisa, mas já estamos quase decididos na localização em que vão ficar e é por isso que vos venho aqui falar.
    O telhado onde eles vão ficar tem 4 aguas e exposição solar a Nascente, Sul e Poente.
    O que temos pensado relativamente a numero de paineis é o seguinte:
    Nascente: 2 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;
    Sul: 3 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;
    Poente: 2 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;

Eu queria por 4 virados a sul, mas não cabem no telhado (casa pequena..), por isso pensei em aproveitar todas as orientações do telhado...

Valerá a pena os 2 paineis a nascente? Agora no Verão, mesmo esses, apanham sol até tarde (à pouco ainda estavam com sol), mas sei que no Inverno vão ficar na sombra mais rápido (o mesmo para os paineis a poente..).

Quanto à quantidade/potência, eu estou a trabalhar em casa, juntamente com a minha esposa. Estaremos os dois até Julho de 2023 e depois alternadamente até Julho de 2028, pelo que toda a potência que conseguir produzir será bem vinda..
    com essa orientação só pode ligar com microinbersores que vai encarecer um bocado a solução
    • TicMic
    • 27 agosto 2022 editado
    É possível adicionar um inversor trifásico que faça balanceamento de fases a estes painéis?

Tenho 44 painéis ligados a um fronius monofásico e gostava de passar a autoconsumo + venda de excedente.

De momento vendemos a totalidade a ~ 5 cents/kw.

Se alguém souber de empresas em Braga que façam o procedimento, pf deixar contacto
  14. 44 painéis para dar 3,5kW do inversor têm de ser já painéis bem antigos e de pouca potência.
    Esta (como muitas outras em evolução rápida) é uma área em que rapidamente a tecnologia fica ultrapassada. Diria que é o caso.
    Eu não gastava dinheiro nisso. 3,5kW em trifásico é pouca potência por fase, eu diria que é melhor procurar a fase mais carregada e lugar o sistema actual nessa.
  15. Colocado por: Bruno.Alves44 painéis para dar 3,5kW do inversor têm de ser já painéis bem antigos e de pouca potência.
    Esta (como muitas outras em evolução rápida) é uma área em que rapidamente a tecnologia fica ultrapassada. Diria que é o caso.
    Eu não gastava dinheiro nisso. 3,5kW em trifásico é pouca potência por fase, eu diria que é melhor procurar a fase mais carregada e lugar o sistema actual nessa.

A questão é que as máquinas que mais consomem serão trifásicas, bombas de rega, e por aí fora, são equipamentos trifásicos.

Os painéis são de 100W, 4.4kw potencia, pelo que porque não haveria de compensar?

Não há inversores que façam balanceamento entre fazes compatíveis com eles painéis?

É possível ligar um inversor trifásico a um prévio monofásico para fazer o tal balanceamento?
  16. Colocado por: TicMicOs painéis são de 100W, 4.4kw potencia, pelo que porque não haveria de compensar?

Estava a considerar os 3,5kW do inversor. Sim, com venda de excedente pode valer a pena sobretudo aos preços actuais.
    Não conheço nenhum inversor trifásico instalado. De qualquer forma, com os contadores inteligentes e a taxação em períodos de 15min isso não é necessário: o próprio contador fará o "encontro" entre e totalidade consumida e injectada nesses períodos no total das fases.
    Concordam com este comentário: dom123, hangas
  17. Colocado por: Bruno.Alves
    Estava a considerar os 3,5kW do inversor. Sim, com venda de excedente pode valer a pena sobretudo aos preços actuais.
    Não conheço nenhum inversor trifásico instalado. De qualquer forma, com os contadores inteligentes e a taxação em períodos de 15min isso não é necessário: o próprio contador fará o "encontro" entre e totalidade consumida e injectada nesses períodos no total das fases.
    Concordam com este comentário:dom123

Então sugeres apenas colocar este inversor à fase mais sobrecarregada e a partir daí vender o excedente?

0.5940 seg. NEW