Colocado por: RcrdPrntBoas,
Veja aqui a exposição solar da sua casa..e confirme se vale a pena mesmo por a poente:
https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php?lang=pt
Atenção, não estou a dizer que não compensa..sei que no meu caso também tenho telhado de 4 águas e tenho 4 painéis de 455w a SSO.
O que tenciono fazer é colocar mais 2 nesse telhado e mais 2 no telhado que tenho a SE.
No meu caso concreto, não tenho hipótese de colocar a O, só se for a NO e aí não compensa mesmo nada....
Outra coisa, o sol no inverno anda muito mais baixo, para ter uma noção hoje o sol teve uma elevação máxima ás 13:36 de 60graus, enquanto no dia solar mais pequeno a 21 dezembro irá estar o máximo ás 13:33 apenas a 26graus...
Falo estes valores na minha localização...
Colocado por: SS1128Simulei como se fosse em Dezembro, e mesmo assim parece-me que ainda incide a nascente durante um bocado, mesmo na pior altura do ano.
Colocado por: RcrdPrntMas na disposição era assim que eu fazia... deles a nascente a sul e a poente
Colocado por: SS1128Malta dos solares.com essa orientação só pode ligar com microinbersores que vai encarecer um bocado a solução
Com esta subida dos custos com a energia e sem previsão de estabilizar/descer decidimos morder a bala e vamos por paineis solares.
Andamos a estudar a coisa, mas já estamos quase decididos na localização em que vão ficar e é por isso que vos venho aqui falar.
O telhado onde eles vão ficar tem 4 aguas e exposição solar a Nascente, Sul e Poente.
O que temos pensado relativamente a numero de paineis é o seguinte:
Nascente: 2 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;
Sul: 3 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;
Poente: 2 paineis Canadian Solar (ou similar) de 450W;
Eu queria por 4 virados a sul, mas não cabem no telhado (casa pequena..), por isso pensei em aproveitar todas as orientações do telhado...
Valerá a pena os 2 paineis a nascente? Agora no Verão, mesmo esses, apanham sol até tarde (à pouco ainda estavam com sol), mas sei que no Inverno vão ficar na sombra mais rápido (o mesmo para os paineis a poente..).
Quanto à quantidade/potência, eu estou a trabalhar em casa, juntamente com a minha esposa. Estaremos os dois até Julho de 2023 e depois alternadamente até Julho de 2028, pelo que toda a potência que conseguir produzir será bem vinda..
Colocado por: Bruno.Alves44 painéis para dar 3,5kW do inversor têm de ser já painéis bem antigos e de pouca potência.
Esta (como muitas outras em evolução rápida) é uma área em que rapidamente a tecnologia fica ultrapassada. Diria que é o caso.
Eu não gastava dinheiro nisso. 3,5kW em trifásico é pouca potência por fase, eu diria que é melhor procurar a fase mais carregada e lugar o sistema actual nessa.
Colocado por: TicMicOs painéis são de 100W, 4.4kw potencia, pelo que porque não haveria de compensar?
Colocado por: Bruno.Alves
Estava a considerar os 3,5kW do inversor. Sim, com venda de excedente pode valer a pena sobretudo aos preços actuais.
Não conheço nenhum inversor trifásico instalado. De qualquer forma, com os contadores inteligentes e a taxação em períodos de 15min isso não é necessário: o próprio contador fará o "encontro" entre e totalidade consumida e injectada nesses períodos no total das fases.