Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: rjmpires
    O mais simples seria colocar os lancis em cima de uma tábua/plástico/qqr coisa que deslize, e depois com umas cordas atadas à base da estrutura mover tudo em sintonia.
    Consoante a força/jeito dos intervenientes, pode precisar de 2 ou 10 pessoas 😛


    Pois.. pode não ser uma tarefa fácil de se concretizar se não existir "força" humana.

    Tenho que avaliar os recursos e ver a melhor forma de o fazer. Queria evitar o desmontar dos paineis mas se tiver que ser em parte para tornar a coisa mais viável, terá que ser.

    Se por exemplo desmontar apenas dois paineis deve ajudar bastante se formos apenas 4 e penso que o tempo de desmontar e montar na estrutura não deve ser muito. Por acaso não tenho ideia que do tempo que os técnicos despenderam nesta tarefa aquando da instalação.
  2.  # 2

    Pode também arranjar um ponto de ancoragem e com umas roldanas desmultiplicar a força necessária para mover o conjunto.
  3.  # 3

    Já pensei em colocar 1 ponto de ancoragem em cada lancil e levar um cabo até ao push de um trator. O trator ao andar para a frente puxaria os lancis, mas tenho receio que a estrutura não se comporte a altura e sendo manta e terra por baixo pode não correr muito bem.
    Acho que vale mais tirar os dois paineis (um de cada ponta) e assim quase de certeza que 4 homens conseguem mexer a estrutura.

    A plano/ideia que tenho em mente depois dos vários inputs aqui do forum:
    1) tirar dois paineis (um de cada lado)
    2) tirar os parafusos da estrutura aos lancis;
    3) mexer os lancis para a frente os tais 2 metros;
    4) colocar novamente os dois paineis retirados;
    5) aumentar a cablagem.
  4.  # 4

    Não arranja uma garfos para o trator? Pegava por baixo
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoNão arranja uma garfos para o trator? Pegava por baixo


    Não tenho ninguém com garfos que possa ajudar...
  6.  # 6

    Colocado por: nhenriques

    Não tenho ninguém com garfos que possa ajudar...

    É de que zona?
  7.  # 7

    Colocado por: rjmpires
    É de que zona?


    Torres Vedras
  8.  # 8

    Colocado por: nhenriques

    Torres Vedras

    Para esses lados não conheço ninguém com trator.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  9.  # 9

    Olá, bom dia a todos!!!

    Estive a ler esta discussão a partir aí da página 80, depois de ter tido cá uns homens da EDP a tentar "impingir" o material deles. Confesso que já tinha pensado nisto, mas nunca me tinha aprofundado na matéria. Agora depois de ler aqui (que já percebi que há aqui muita gente que domina o assunto) e mais outros sítios muita informação, já percebi muitas coisas que não sabia, mas ao mesmo tempo fiquei com muitas dúvidas também (óbvio!!!).
    Por isso venho pedir aqui alguma ajuda e orientação aos "doutorados" em painéis solares!!!

    Moro na zona de Belverde-Amora (na margem Sul), numa moradia com bastante telhado inclinado disponível para todas as orientações. Trabalho em casa e tenho sempre o computador ligado 24/7 além das outras coisas "normais" que têm que estar ligadas. Pelas minhas contas "a olho" das facturas, entre as 8 da manhã e as 22 horas (horário fora do vazio na EDP e que será onde acontece o grosso da produção) gasto cerca de 300 kWh por mês nesse período(será um pouco menos, mas arredondei para cima para um número certo para facilitar as contas).
    Os homens da EDP que vieram cá disseram logo que seriam 4 painéis o ideal, mas depois de fazer o simulador deles e outros dá entre 2-3 painéis. Se alguém me puder ajudar aqui nestas contas e aconselhar agradeceria!!!
    O consumo ao longo do dia é muito regular, será o PC, 1 televisão e os outros electrodomésticos em Standy-By. Só há alteração no consumo por volta das 6 da tarde quando chega a minha mulher e os filhos, mas pelas minhas contas gastarei à volta de 10Kwh por dia no espaço de 14h.

    Outra coisa que fiquei baralhado, foi que os senhores da EDP garantiram a pés juntos que pagando a pronto teria direito a uma ajuda de 85% no pagamento através do Fundo Ambiental. Seria só aguardar 2-3 meses que o €€€ chegava. Pelo que já li, não é bem assim (nem sequer será garantido) e provavelmente nesta altura do ano já deve estar esgotado o plafond para este ano, e agora sem Governo e sem Orçamento como será para o ano??!! Há Fundo Ambiental?? Para todos?? E com que % de valor de ajuda??

    Outra coisa que também fiquei na dúvida é em relação à electricidade não consumida. Já sei que vai para a rede (e não estou interessado em venda, nem em baterias) mas li alguns utilizadores a dizer que se pode pagar essa parte à EDP como consumo??!! Isto é verdade, ainda estamos a pagar para "dar" electricidade??

    Outra coisa que fiquei na dúvida foi em relação aos painéis Premium e marca "branca". Calculo que os Premium, tal como o nome indica, tenham materiais superiores aos outros (pelo menos a maioria que vi tem períodos de garantia superiores) mas também o período de amortização se alongará.
    Qual o consenso em relação à escolha, escolher Premium porque dá de facto garantias de ser melhor, mais eficiente e mais rentável ou escolher marca "branca", sacrificando alguma qualidade nos materiais e diminuir bastante o período de amortização sem sentir grande diferença no produto final??

    Peço desculpa, pois já sei que vou longo, vou só pedir a pessoas desta zona que já tenham usado estes serviços, que me sugiram empresas com que tenham trabalhado e que tenham ficado satisfeitas com o resultado e também com o preço praticado. Já estive a ver a Solarshop e Solarimpact mas não conheço muitas mais,e a EDP e a Galp parecem-me careiros!!!

    Desde já obrigado a quem puder ajudar na resposta ás minhas dúvidas

    Nuno Mendonça
  10.  # 10

    Não tenho paineis solares mas vou tentar ajudar com o que já andei a ler também. Se estiver errado por favor alguém me corrija.

    Colocado por: MendocitoOutra coisa que fiquei baralhado, foi que os senhores da EDP garantiram a pés juntos que pagando a pronto teria direito a uma ajuda de 85% no pagamento através do Fundo Ambiental. Seria só aguardar 2-3 meses que o €€€ chegava. Pelo que já li, não é bem assim (nem sequer será garantido) e provavelmente nesta altura do ano já deve estar esgotado o plafond para este ano, e agora sem Governo e sem Orçamento como será para o ano??!! Há Fundo Ambiental?? Para todos?? E com que % de valor de ajuda??


    Não há garantias de nada. Acredito que a EDP entregue a documentação toda certinha para se poder candidatar, mas pode o fundo já não ter verba para si (e já estamos na recta final portanto depende se houve ou não muitas candidaturas já aprovadas à sua frente) e ainda não se sabe se vai ou não voltar a haver este fundo para o ano.

    Colocado por: MendocitoOutra coisa que também fiquei na dúvida é em relação à electricidade não consumida. Já sei que vai para a rede (e não estou interessado em venda, nem em baterias) mas li alguns utilizadores a dizer que se pode pagar essa parte à EDP como consumo??!! Isto é verdade, ainda estamos a pagar para "dar" electricidade??


    Isto tem a ver com o contador de electricidade que possui. Caso não tenha ainda, tem que pedir (e pagar) um contador de permita configurar de forma a dizer ao fornecedor de electricidade que está a injetar na rede energia que produziu nos paineis. Caso contrário, toda a electricidade que injetar na rede vai pagar como se estivesse a consumir.


    Colocado por: MendocitoOutra coisa que fiquei na dúvida foi em relação aos painéis Premium e marca "branca". Calculo que os Premium, tal como o nome indica, tenham materiais superiores aos outros (pelo menos a maioria que vi tem períodos de garantia superiores) mas também o período de amortização se alongará.
    Qual o consenso em relação à escolha, escolher Premium porque dá de facto garantias de ser melhor, mais eficiente e mais rentável ou escolher marca "branca", sacrificando alguma qualidade nos materiais e diminuir bastante o período de amortização sem sentir grande diferença no produto final??


    A grande diferença entre os painéis premium e os de marca branca é a eficiência (e garantia talvez). Um painel melhor consegue com a mesma área ocupada gerar mais electricidade. Se uma pessoa tem pouco espaço disponível e quer gerar muita electricidade tem que ir para painéis melhores. Cada caso é um caso.

    Há quem use este site para simular a possível energia gerada de acordo com a sua localização e potência total dos paineis instalados:

    https://re.jrc.ec.europa.eu/pvg_tools/en/#PVP

    Atenção que por default o site só considera o relevo natural. Prédios ou outras coisas que possam causar sombra não são tidos em conta. Há possibilidade de fazer o upload de um ficheiro para usar essa informação mas não sei como se gera tal coisa. Talvez aqui alguém saiba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
    • Pepsi
    • 14 dezembro 2021 editado

     # 11

    Colocado por: MendocitoOlá, bom dia a todos!!!

    Estive a ler esta discussão a partir aí da página 80, depois de ter tido cá uns homens da EDP a tentar "impingir" o material deles. Confesso que já tinha pensado nisto, mas nunca me tinha aprofundado na matéria. Agora depois de ler aqui (que já percebi que há aqui muita gente que domina o assunto) e mais outros sítios muita informação, já percebi muitas coisas que não sabia, mas ao mesmo tempo fiquei com muitas dúvidas também (óbvio!!!).
    Por isso venho pedir aqui alguma ajuda e orientação aos "doutorados" em painéis solares!!!

    Moro na zona de Belverde-Amora (na margem Sul), numa moradia com bastante telhado inclinado disponível para todas as orientações. Trabalho em casa e tenho sempre o computador ligado 24/7 além das outras coisas "normais" que têm que estar ligadas. Pelas minhas contas "a olho" das facturas, entre as 8 da manhã e as 22 horas (horário fora do vazio na EDP e que será onde acontece o grosso da produção) gasto cerca de 300 kWh por mês nesse período(será um pouco menos, mas arredondei para cima para um número certo para facilitar as contas).
    Os homens da EDP que vieram cá disseram logo que seriam 4 painéis o ideal, mas depois de fazer o simulador deles e outros dá entre 2-3 painéis. Se alguém me puder ajudar aqui nestas contas e aconselhar agradeceria!!!
    O consumo ao longo do dia é muito regular, será o PC, 1 televisão e os outros electrodomésticos em Standy-By. Só há alteração no consumo por volta das 6 da tarde quando chega a minha mulher e os filhos, mas pelas minhas contas gastarei à volta de 10Kwh por dia no espaço de 14h.

    Outra coisa que fiquei baralhado, foi que os senhores da EDP garantiram a pés juntos que pagando a pronto teria direito a uma ajuda de 85% no pagamento através do Fundo Ambiental. Seria só aguardar 2-3 meses que o €€€ chegava. Pelo que já li, não é bem assim (nem sequer será garantido) e provavelmente nesta altura do ano já deve estar esgotado o plafond para este ano, e agora sem Governo e sem Orçamento como será para o ano??!! Há Fundo Ambiental?? Para todos?? E com que % de valor de ajuda??

    Outra coisa que também fiquei na dúvida é em relação à electricidade não consumida. Já sei que vai para a rede (e não estou interessado em venda, nem em baterias) mas li alguns utilizadores a dizer que se pode pagar essa parte à EDP como consumo??!! Isto é verdade, ainda estamos a pagar para "dar" electricidade??

    Outra coisa que fiquei na dúvida foi em relação aos painéis Premium e marca "branca". Calculo que os Premium, tal como o nome indica, tenham materiais superiores aos outros (pelo menos a maioria que vi tem períodos de garantia superiores) mas também o período de amortização se alongará.
    Qual o consenso em relação à escolha, escolher Premium porque dá de facto garantias de ser melhor, mais eficiente e mais rentável ou escolher marca "branca", sacrificando alguma qualidade nos materiais e diminuir bastante o período de amortização sem sentir grande diferença no produto final??

    Peço desculpa, pois já sei que vou longo, vou só pedir a pessoas desta zona que já tenham usado estes serviços, que me sugiram empresas com que tenham trabalhado e que tenham ficado satisfeitas com o resultado e também com o preço praticado. Já estive a ver a Solarshop e Solarimpact mas não conheço muitas mais,e a EDP e a Galp parecem-me careiros!!!

    Desde já obrigado a quem puder ajudar na resposta ás minhas dúvidas

    Nuno Mendonça

    Eu tenho este kit na minha moradia, por aquilo que diz gastar durante as horas de sol, será um kit (ou similar a este) bom para a sua casa.


    Nos dias mais ou menos com o sol constante, por vezes a passar umas nuvens, faz facilmente 10, 11 ou 12 kw.
    Se gasta isso durante o dia de sol, aproveita tudo ou quase tudo, mais uma máquina a trabalhar extra e esta toda a energia produzida consumida.
  11.  # 12

    Colocado por: PepsiEu tenho este kit na minha moradia, por aquilo que diz gastar durante as horas de sol, será um kit (ou similar a este) bom para a sua casa.
    Nos dias mais ou menos com o sol constante, por vezes a passar umas nuvens, faz facilmente 10, 11 ou 12 kw.
    Se gasta isso durante o dia de sol, aproveita tudo ou quase tudo, mais uma máquina a trabalhar extra e esta toda a energia produzida consumida.


    este qual?

    ps:ja editaste, obr!
  12.  # 13

    Colocado por: MendocitoOlá, bom dia a todos!!!

    Estive a ler esta discussão a partir aí da página 80, depois de ter tido cá uns homens da EDP a tentar "impingir" o material deles. Confesso que já tinha pensado nisto, mas nunca me tinha aprofundado na matéria. Agora depois de ler aqui (que já percebi que há aqui muita gente que domina o assunto) e mais outros sítios muita informação, já percebi muitas coisas que não sabia, mas ao mesmo tempo fiquei com muitas dúvidas também (óbvio!!!).
    Por isso venho pedir aqui alguma ajuda e orientação aos "doutorados" em painéis solares!!!

    Moro na zona de Belverde-Amora (na margem Sul), numa moradia com bastante telhado inclinado disponível para todas as orientações. Trabalho em casa e tenho sempre o computador ligado 24/7 além das outras coisas "normais" que têm que estar ligadas. Pelas minhas contas "a olho" das facturas, entre as 8 da manhã e as 22 horas (horário fora do vazio na EDP e que será onde acontece o grosso da produção) gasto cerca de 300 kWh por mês nesse período(será um pouco menos, mas arredondei para cima para um número certo para facilitar as contas).
    Os homens da EDP que vieram cá disseram logo que seriam 4 painéis o ideal, mas depois de fazer o simulador deles e outros dá entre 2-3 painéis. Se alguém me puder ajudar aqui nestas contas e aconselhar agradeceria!!!
    O consumo ao longo do dia é muito regular, será o PC, 1 televisão e os outros electrodomésticos em Standy-By. Só há alteração no consumo por volta das 6 da tarde quando chega a minha mulher e os filhos, mas pelas minhas contas gastarei à volta de 10Kwh por dia no espaço de 14h.

    Outra coisa que fiquei baralhado, foi que os senhores da EDP garantiram a pés juntos que pagando a pronto teria direito a uma ajuda de 85% no pagamento através do Fundo Ambiental. Seria só aguardar 2-3 meses que o €€€ chegava. Pelo que já li, não é bem assim (nem sequer será garantido) e provavelmente nesta altura do ano já deve estar esgotado o plafond para este ano, e agora sem Governo e sem Orçamento como será para o ano??!! Há Fundo Ambiental?? Para todos?? E com que % de valor de ajuda??

    Outra coisa que também fiquei na dúvida é em relação à electricidade não consumida. Já sei que vai para a rede (e não estou interessado em venda, nem em baterias) mas li alguns utilizadores a dizer que se pode pagar essa parte à EDP como consumo??!! Isto é verdade, ainda estamos a pagar para "dar" electricidade??

    Outra coisa que fiquei na dúvida foi em relação aos painéis Premium e marca "branca". Calculo que os Premium, tal como o nome indica, tenham materiais superiores aos outros (pelo menos a maioria que vi tem períodos de garantia superiores) mas também o período de amortização se alongará.
    Qual o consenso em relação à escolha, escolher Premium porque dá de facto garantias de ser melhor, mais eficiente e mais rentável ou escolher marca "branca", sacrificando alguma qualidade nos materiais e diminuir bastante o período de amortização sem sentir grande diferença no produto final??

    Peço desculpa, pois já sei que vou longo, vou só pedir a pessoas desta zona que já tenham usado estes serviços, que me sugiram empresas com que tenham trabalhado e que tenham ficado satisfeitas com o resultado e também com o preço praticado. Já estive a ver a Solarshop e Solarimpact mas não conheço muitas mais,e a EDP e a Galp parecem-me careiros!!!

    Desde já obrigado a quem puder ajudar na resposta ás minhas dúvidas

    Nuno Mendonça

    Regra geral os kits com 4-6 painéis são os que têm o preço por watt mais em conta, portanto a maioria do pessoal aponta mais para esses (eu tenho 4x300w).

    Como o elfo106 já disse, o contador se não estiver preparado para injeção na rede, pode acontecer que pagues a injeção como consumo.

    Marca branca vs premium.. é fazer as contas, mas como é uma tecnologia em evolução rápida, o dinheiro que se poupa comprando marca branca, podes comprar mais painéis ou um novo kit, o que interessa é a poupança e retorno do investimento.

    Acesso ao fundo - acho que ainda há bastante €€€ para distribuir.

    Solarshop, solarimpact - estás a ver no sítio certo.
  13.  # 14

    Colocado por: rjmpiresAcesso ao fundo - acho que ainda há bastante €€€ para distribuir.


    Há algum sitio onde se possa ver isto? Eu estou a ponderar usar (em janelas) e estou a começar a receber os primeiros orçamentos, com prazos de entrega de 2 meses mais coisa menos coisa. Entre eu decidir se avanço e com quem, e a contar que cumprem os prazos, estamos em Março, último mês do fundo e tenho receio de já ir a tempo.

    Desculpem o off-topic
  14.  # 15

    Colocado por: elfo106

    Há algum sitio onde se possa ver isto? Eu estou a ponderar usar (em janelas) e estou a começar a receber os primeiros orçamentos, com prazos de entrega de 2 meses mais coisa menos coisa. Entre eu decidir se avanço e com quem, e a contar que cumprem os prazos, estamos em Março, último mês do fundo e tenho receio de já ir a tempo.

    Desculpem o off-topic

    Existe um tópico dedicado ao assunto e acho que já lá partilharam um link onde mostra informações sobre isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  15.  # 16

    Boas pessoal.
    Venho pedir ajuda para perceber como fazer isto...

    Tenho duas baterias...
    1x Victron Lithium 25.6v 200Ah
    1x Victron Lithium 12.8v 200Ah

    A minha pergunta.
    o que devo comprar para fazer destas baterias um sistema de auto-consumo?
    Como é que seria o melhor esquema de montagem e que pecas recomendariam?

    Abr. e obrigado a todos.
  16.  # 17

    A propósito de energia fotovoltaica, onde posso ver o manual de funcionamento da aplicação para o Shelly EM ?
    Obrigado
  17.  # 18

    Colocado por: Sansoni7A propósito de energia fotovoltaica, onde posso ver o manual de funcionamento da aplicação para o Shelly EM ?
    Obrigado

    Acho que não há nenhum manual da app, veja aqui se encontra o que pretende.

    Aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  18.  # 19

    Muito obrigado.
    Vou ver se me «safo».
  19.  # 20

    Colocado por: Sansoni7Muito obrigado.
    Vou ver se me «safo».

    Se precisar de ajuda é só avisar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS, Sansoni7
 
0.1026 seg. NEW