Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rikabcdTendo um Shelly EM a medir o consumo da rede/excedente com 1 pinça pq o inversor foi ligado numa tomada distante, posso colocar o gestor de excedentes a ligar o termoacumulador com apenas 1 pinça do Shelly?

A produção vejo na app do inversor, quando há excedente a pinça do Shelly fica a negativo.

Penso que o gestor de excedentes precisa das duas pinças.
    Podes colocar a pinça da produção no disjuntor correspondente á tomada onde está a ser feita a injeção
  2.  # 2

Colocado por: jtlopesOlá boas tardes
    Um gestor de excedentes custa 150euros ou mais

Comprei por 90 euros portes incluídos.
    Concordam com este comentário: jtlopes
  3.  # 3

Não se pode dimensionar um sistema pensando que o excedente se vai vender a rede
    Compramos a 0,15 euros e vandemos á rede a 0,03
    Assim fica mais demorado pagar um sistema mal dimensionado
  4.  # 4

Temos que dimensionar o sistema para o consumo que temos de inverno e claro mudar hábitos.
    Se for só para o standby da casa mais vale não investir.
    Agora se ligar máquinas de lavar de dia, se tiver termoacumulador, ou até um VE, aí sim faz todo o sentido investir.
    Agora investir milhares de euros para colmatar um standby de 200 ou 300w, acho que é mau investimento
  5.  # 5

Pelo contrário, para o consumo base é o investimento com o retorno mais rápido.
    A totalidade (ou quase) da produção é absorvida pela consumo.

O problema começa quando há excedente, visto que é investimento desperdiçado
    • dom123
    • 19 abril 2022 editado

# 6

Em termos de custo a diferença entre colocar 1 painel ou 4 não é assim tão grande, pois de inverno com 1 painel não vai ter quase produção nenhuma e com 4 já tem alguma coisa.
    Os excedentes tanto de inverno, que são muito poucos, como de verão dá para os eliminar.
    De inverno pode ligar um aquecedor e de verão um AC
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 19 abril 2022

# 7

Colocado por: dom123De inverno pode ligar um aquecedor e de verão um AC

Estou a pensar em conceber um comando de infravermelhos, ligado ao Shelly por WiFi, para ligar os AC sempre que há excedentes.

Será o projeto para as férias...
    • eu
    • 19 abril 2022

# 8

Uma coisa que me surpreendeu é que, segundo o Shelly, os meus painéis produzem energia... durante a noite! ;)

Cerca de 4W ! ;)

Deve ser um efeito qualquer de energia reativa...
  6.  # 9

E com lua cheia ainda dão mais uns posinhos.
  7.  # 10

Outro dos efeitos perversos do fundo ambiental é o sobredimensionamento das instalações.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • eu
    • 20 abril 2022

# 11

Colocado por: rjmsilvaOutro dos efeitos perversos do fundo ambiental é o sobredimensionamento das instalações.

Muito provavelmente daqui a meia dúzia de anos, a tecnologia de baterias estará a preços acessíveis, o que permitirá aproveitar os excedentes.
    Concordam com este comentário: machoqueira
    • hangas
    • 20 abril 2022 editado

# 12

Colocado por: rjmsilvaOutro dos efeitos perversos do fundo ambiental é o sobredimensionamento das instalações.

Curiosamente o ponto e) do artigo 88º diz

"e) Dimensionar a UPAC de forma a garantir a maior aproximação possível da energia elétrica produzida à quantidade de energia elétrica consumida, minimizando o excedente;"
    • Dacepa
    • 20 abril 2022 editado

# 13

As hipóteses e teorias são muitas, e vou ser sincero de que a opinião que formei foi por ler os comentários deste fórum.

Assim e em primeiro ponto idealizei para o inverno. Menos sol, necessário mais painéis.
    Depois não só para o consumo diário da casa, o frigorífico, BC e router etc, mas também para colocar uma máquina (lavar roupa ou loiça) quanto os painéis estiverem no seu máximo. Todos os dias é uma a trabalhar. Ontem à noite foi uma de cada (painéis ainda desligados por aguardar ok da E-redes).
    No raro caso de não colocar máquina, ou enquadrando os horários, estou a pensar colocar aquecedor na sala e vai aquecendo um par de horas para quebrar o frio até chegar a casa (e colocar o irmão mais velho, leia-se recuperador de calor, a bombar.)

Assim acabei por escolher opção de 1200W em que afinal painéis eram melhores que o pensado e é equipamento para 1480w. Se calhar no seu melhor volta aos 1200w, logo se vê.

Pela minha mulher 2000w era pouco ;).

Isto tudo se vier o fundo ajudar à conta, tudo bem, se não, como na mesma.

Sendo certo que todos falam de que o retorno (sem fundo) é de 7/8 anos, o que eu digo é, os €2000 não dão em juros, nem que seja os €5 a €10 que se pensa vir a poupar por mês.

My 2 cents...
    Concordam com este comentário: eu, Sansoni7
  8.  # 14

a GALP quer vender 3 paineis cerca de 1kW, para autoconsumo ... por 2100€!!!
    (estive agora a simular)
  9.  # 15

Galp, EDP, IKEA, é fugir...
    Concordam com este comentário: eu, PauloJSantos
  10.  # 16

Colocado por: Pedro Barradasa GALP quer vender 3 paineis cerca de 1kW, para autoconsumo ... por 2100€!!!
    (estive agora a simular)
    quando o valor de mercado para aqueles paineis que são lowcost ronda os 900€,

mas existem muita gente a ir nessa conversa por causa da "garantia" de uma grande empresa.
  11.  # 17

No mês passado gastei um total de 267 Kwh sendo que 153 Kwh foram da rede e 114 Kwh do solar.
    Desses 153 foram-me cobrados 101 Kwh ou seja abati 52 Kwh com o net metering de 15m.

No site da E-redes não tenho acesso a esses valores sendo que dependo apenas da boa fé deles ou fazendo os calculos recorrendo aos ficheiros excel. Penso que a ser real foi um bom saldo. Até estou a achar bom demais para ser verdade.

Liguei para a E-redes e eles disseram para eu enviar um ticket a dizer que não tenho acesso ao saldo para eles repararem isso na minha area de cliente. Alguem tem acesso ao saldo ?

Obrigado
  12.  # 18

Os meus 2x 280 w no total de 560 w
    Com um investimento de 700 €
    Em junho vão fazer 1 ano
    Já produziram 699 KWh
    Medições com shelly 1 pm
    Já deu para ver atraxez dos registos diários que faço que irei ter uma poupança a volta de 120€ por ano
    Em 6 anos estarão pagos
    Poucos investimentos ou nenhuma com 700€ de investimento têm uma rentabilidade destas
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 19

o site da E-redes não tenho acesso a esses valores sendo que dependo apenas da boa fé deles ou fazendo os calculos recorrendo aos ficheiros excel. Penso que a ser real foi um bom saldo. Até estou a achar bom demais para ser verdade.
    Como quase toda a gente
    Ninguém sabe
  14.  # 20

fiz também os meus cálculos de 1 ano baseados no shelly:

consumo da rede: 3540 kw
    Produção Paineis: 1200 kw
    retorno paineis: 336 kw
    Poupança: 864 kw x 0.16€= 138€

neste período tive um consumo segundo a faturação:
    1569/541/976 (cheia/ponta/vazio)

o que dá uma diferença de 454kw

se contarmos isto como o netmetering e somarmos à poupança deduzimos que o shelly ainda tem um erro jeitoso hehehe

mesmo assim dá para ver que o netmetering já deve estar a funcionar e que a poupança anual real deve andar nos 170€ reais

0.4053 seg. NEW