Iniciar sessão ou registar-se
    • NBA
    • 14 dezembro 2025
    Colocado por: Casa da HortaSou Todo a favor, mas n espalhes pelo terreno todo ou estás tramado, tenho um amigo que diz que se plantas sobreiros o terreno nunca mais é teu... É que nunca mais os podes cortar sem autorização

Já tinha pensado o mesmo mas não queria cortar o entusiasmo do Casa da Horta.
    Aqui na Bairrada é considerado, pelo pessoal mais idoso, uma autêntica praga. Ninguém quer sobreiros nas terras. Se algum nasce por mero ocaso é logo arrancado. Não conheço ninguém que queira sobreiros nas suas terras pelo mesmo motivo de saberem que é árvore protegida. Não se pode abater sem autorização e tem que garantir replantação da mesma espécie.
  1. Porque haveria de querer abater um sobreiro? Nem precisava de lei nenhuma, para mim é árvore intocável. Fico feliz só de passear debaixo deles. A sério, é mesmo uma adoração que não sei explicar.

De qq maneira, são só 15 e estão todos juntos numa ponta do terreno. Ainda sobra muito espaço para eucaliptos de onde arranjo lenha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2. Colocado por: Casa da Hortasão só 15 e estão todos juntos
    ,

Se tirar a cortiça dos 15 na mesma altura já amortiza uma parte do investimento.

Quanto pagou/paga por cada paulownia?
  3. Colocado por: barreira
    Se tirar a cortiça dos 15 na mesma altura já amortiza uma parte do investimento

Ou então a cortiça não vale nada e não arranjo quem a queira tirar porque não paga o trabalho. Acho estranho venderem o terreno agora, quando os sobreiros têm cortiça para tirar no próximo ano...

Colocado por: barreiraQuanto pagou/paga por cada paulownia?

4 eur/cada. Acabei de receber a informação que chegam 5º feira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
  4. Colocado por: Casa da Horta
    62,5€/m2. 4 ha por 25 mil eur.

tbm tenho andado a ver mas não se arranja nada nessa ordem de valores, de vez em quando aparece um ou outro, a cerca de 1€/m2, mesmo assim não sei se compensa e se compensar demora imenso tempo a ter retorno
  5. Colocado por: NBAAqui na Bairrada é considerado, pelo pessoal mais idoso, uma autêntica praga. Ninguém quer sobreiros nas terras.

Como as coisas são... No alentejo ter um sobreiro, ou azinheira é uma dádiva, nunca uma praga (excepto para os da cultura intensiva e super intensiva de arvores de fruto ou para os da "monocultura dos fotovoltaicos"
    Concordam com este comentário: NLuz, NBA
  6. No Alentejo as terras são vastas, mais para cima não, o sobreiro pode ser muito limitativo. Não é nada contra a árvore, mas a super proteção (até a poda tem de ser comunicada) que tem, acaba também por prejudicar
    Concordam com este comentário: NBA
  7. Colocado por: jg231

tbm tenho andado a ver mas não se arranja nada nessa ordem de valores, de vez em quando aparece um ou outro, a cerca de 1€/m2, mesmo assim não sei se compensa e se compensar demora imenso tempo a ter retorno

entretanto o terreno apareceu-me outra vez, caso o proprietário se recuse a dar as confrontações (dado o caso que é preferia nem o conhecer) é possível sabê-las por algum papel?

também na área existe alta tensão, isto é responsabilidade da e-redes, certo, eles limpam essa parte?
  8. Colocado por: jg231é possível sabê-las por algum papel?

Na caderneta predial estão as confrontações, mas pode não ser suficiente para identificar a pessoa.

Chegaram hoje as Paulownias... Nem sei o que pensar 🤔
      IMG20251222184145_copy_3876x1748.jpg
      IMG20251222184121_copy_3876x1748.jpg
  9. Colocado por: Casa da Horta
    Na caderneta predial estão as confrontações, mas pode não ser suficiente para identificar a pessoa.

Chegaram hoje as Paulownias... Nem sei o que pensar 🤔
      IMG20251222184145_copy_3876x1748.jpg
      IMG20251222184121_copy_3876x1748.jpg

pensei que eram árvores grandes já...
    • NBA
    • 22 dezembro 2025
    Isso agora fica enterrado e depois rebenta?
    Se assim for então o Casa da Horta é a pessoa indicada para plantar dado que já é doutorado em plantação de batatas.
    😂
  10. Colocado por: jg231

pensei que eram árvores grandes já...

Eu imaginava plantas aí com uns 15 ou 20 cm de altura, tipo os tomateiros. Isto deve ser o tal corte técnico que o vendedor me falou... Pensei logo numa cena altamente complexa, mas não, afinal é cortar o tronquinho bem rente para facilitar o transporte!

Colocado por: NBAIsso agora fica enterrado e depois rebenta?
    Se assim for então o Casa da Horta é a pessoa indicada para plantar dado que já é doutorado em plantação de batatas.
    😂

😂
  11. Não vais plantar isso assim, pois não?
    • argo
    • 22 dezembro 2025
    Colocado por: Casa da Horta
    Nem que mais não seja por estes momentos...
    Concordam com este comentário:NTORION,NBA
      IMG20251213120124_copy_3060x1380.jpg
      IMG20251213114046_copy_1380x3060.jpg
      IMG20251213111708_copy_3060x1380.jpg

Lindo sobreiro!
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  12. Colocado por: NTORIONNão vais plantar isso assim, pois não?

Que alternativa? Não podem ficar mais tempo nas couvetes que as raízes já estão grandes.

Pensava que ía ficar preocupado que os javalis comessem as plantas, afinal vai ser que as pisem!
  13. Não podem ficar na couvete até terem 20 ou 30cm? Vais colocar canas ou algum tutor?
  14. Colocado por: NTORIONNão podem ficar na couvete até terem 20 ou 30cm? Vais colocar canas ou algum tutor?

Não, as couvettes até são das grandes mas algumas raízes já têm uns 10 cm (ou mais) para fora. Estão a gritar por terra. Pela grossura do tronco e pelas raízes dá ideia de já terem estado bem crescidas. Daí o tal corte técnico, que, se calhar, não passa de uma treta para, tecnicamente, o envio por correio ser mais fácil.

Por agora vou colocar apenas um tutor pequeno só para, depois da erva crescer, saber onde estão.
  15. Colocado por: Casa da HortaNão sei se recordam quando andei a instalar o exaustor nesta cozinha do anexo... Pois bem, claramente uma perda de tempo e dinheiro! Não vale um chavo, só faz barulho e não puxa nadinha! Chego a pensar se não estará montado ao contrário!

Até nas fotos se percebe a fumarada dos 2 tachinhos de batata a ir até aos focos...
      IMG20251115194151_copy_1840x4080.jpg
      IMG20251115194441_copy_1840x4080.jpg

Sempre pensei que esse tipo de exaustor fosse uma maravilha, ainda bem que deu o feedback, pois estava a ponder trocar o que tenho no apartamento quando remodelar.

Eu tenho um feio com 20 anos, que faz uma barulheira quando está no máximo, mas consegue absorver todo o fumo.
  16. Colocado por: pribeiroEu tenho um feio com 20 anos, que faz uma barulheira quando está no máximo, mas consegue absorver todo o fumo.

Pode ser do exaustor, pode ser do cruzamento de ar na divisão, eu tenho um Bosch desse gênero e funciona muito bem, tão bem que quando tenho o recuperador de calor dalareira ligado, preciso abrir uma janela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
  17. Colocado por: pribeiro

Sempre pensei que esse tipo de exaustor fosse uma maravilha, ainda bem que deu o feedback, pois estava a ponder trocar o que tenho no apartamento quando remodelar.

Eu tenho um feio com 20 anos, que faz uma barulheira quando está no máximo, mas consegue absorver todo o fumo.

Pois, pode ser alguma coisa na instalação. É mesmo muito estranho o comportamento, até parece que expulsa o fumo! A conduta está para o teto falso que não tem abertura para o exterior, mas mesmo assim não justifica.
    Concordam com este comentário: pribeiro

0.9358 seg. NEW