Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Ainda acerca do tipo de ligação eléctrica que tenho instalada, confirmei junto da e-redes e é monofásica. Aliás, trifásica em 4.6 kva não é compatível, disseram. Aparece como trifásica no site porque terá sido informação transitada do anterior contrato de obras.

E ainda continuo à espera da tal fatura referente ao período em que tive electricidade na obra que não paguei por não ter contrato... Vamos ver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  2.  # 422

Porque a informação nem sempre vem ter connosco e no fórum poderá estar muito diluída (ou desatualizada), aqui fica a papinha toda feita para quem se encontra na situação de registar a casa. Tutorial para preguiçosos e sem paciência para ir a uma repartição de finanças.

Depois de obter a licença de utilização:

1º - no portal das finanças submeter o modelo 1 do IMI. Não é a coisa mais intuitiva do mundo mas consegue-se. Depois é preciso enviar por correio, para a repartição de finanças do município onde se encontra a moradia, as cópias autenticados das telas finais e a cópia da licença de construção (pode ser autenticada, a mim disseram por telefone que não era preciso...)

2ª - aguardar pela comunicação das finanças da validação de entrega do modelo 1 do IMI.

3ª - com este comprovativo ir a uma qualquer conservatória do registo predial fazer o registo.

Estava convencido que as cópias autenticadas das telas finais eram para a conservatória, mas não, são para as finanças.
    Fiquei incrédulo com o feito de ter conseguido falar ao telefone com a linha de apoio da autoridade tributária! Assim em 3 min, sem espera nenhuma! Já há uns dias a minha mulher disse-me que tinha falado com a segurança social por telefone e sem precisar de uma caneca de chá! O nosso país está diferente. Mais caro mas diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sognim, GomesFamily, penhas82
  3.  # 423

Colocado por: Casa da Horta3ª - com este comprovativo ir a uma qualquer conservatória do registo predial fazer o registo.

Isto mudou? há uns anos atrás era necessário fazer 1º o registo na conservatória e só dps o mod 1... ou estou a confundir?

Pelo e-balcão o atendimento é bastante rápido, agora se quiser falar com sf da área já é bem difícil. A SS pelo tlf nunca consegui tratar de nada, mas fazendo marcação e indo pessoalmente tem sido relativamente fácil.
  4.  # 424

Foi agora mesmo que falei com a linha de apoio especifica dos assuntos de IMI, presumo que estejam bem informados. Mas já antes me tinham dito que era primeiro as finanças e depois a conservatória. Agora sei que para a conservatória basta apenas o documento emitido pelas financas. E esses é que precisam das fotocópias autenticadas que têm de ser entregues (ou fazer chegar por correio postal), por isso não dá para resolver pelo e-balcão.

Se tiver mais novidades vou dizendo.
  5.  # 425

Colocado por: Casa da HortaA einhell de balão não se deu bem com o gota a gota. Não sei porquê. Funciona bem para alimentar torneiras.

Como vai ser 95% para regas queria mesmo uma de balão para n estar em arranque constante. As outras como ligam e desligam? levaram 1 pressostato?

Estava a pensar mandar vir esta
    https://pt.trotec.com/produtos-e-servicos/ferramentas/bombas/bombas-de-superficie-balao/tgp-1025-e/
  6.  # 426

Sim, pressostato que têm funcionado muito bem. Custam 40 euros e zero problemas em 7 anos de uso! Um deles até cheira a queimado por causa de um pequeno incêndio e funciona na mesma!

Se vai regar a mangueira a bomba vai estar sempre ligada na mesma, mas por esse preço essa parece uma escolha acertada e que vale a pena experimentar.
  7.  # 427

Chegou ontem a declaração das finanças comprovativa de entrega do modelo 1 do IMI. Agora, é ir a uma qualquer conservatória com esta declaração e com o original da licença de utilização.

Com estas áreas registadas, acham que vou pagar muito de IMI? :-)
  8.  # 428

700 a 900€

Colocado por: Casa da HortaChegou ontem a declaração das finanças comprovativa de entrega do modelo 1 do IMI. Agora, é ir a uma qualquer conservatória com esta declaração e com o original da licença de utilização.

Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  9.  # 429

https://www.doutorfinancas.pt/simulador-de-imi/
  10.  # 430

Colocado por: Casa da HortaChegou ontem a declaração das finanças comprovativa de entrega do modelo 1 do IMI. Agora, é ir a uma qualquer conservatória com esta declaração e com o original da licença de utilização.

areas.jpg
      Sem Título2.png

Colocou o anexo como area privativa? Não é area dependente?
  11.  # 431

Espero que seja um pouco menos... :-) com 2 filhos e sendo fora da grande Lisboa...
  12.  # 432

Nenhuma das áreas é ABD?

Sempre poupava uns cobres.
  13.  # 433

E começou a obra em abril 2021 e terminou em maio de 2021?
  14.  # 434

Colocado por: primavera

Colocou o anexo como area privativa? Não é area dependente?

Aparecia uma mensagem de erro se colocasse alguma coisa na area dependente. Que tinha de ser somada a outra para dar o total. Não percebi mas com o campo a zero aceitou. Mas nas finanças devem ter concordado porque isto já foi corrigido por eles.
  15.  # 435

Eles concordam.

Assim paga mais, está ótimo.
    Concordam com este comentário: primavera
  16.  # 436

Colocado por: primaveraE começou a obra em abril 2021 e terminou em maio de 2021?

Bem visto. nem tinha reparado no erro, espero que não seja importante...
    Começou em 2020, claro.
  17.  # 437

Com este quadro técnico das telas finais deveria ter preenchido aqueles campos de forma diferente?
  18.  # 438

Colocado por: Casa da HortaBem visto. nem tinha reparado no erro, espero que não seja importante...

Vai pagar IMI referente ao ano de 2021.
    Convém ir às finanças solicitar a correção do modelo 1
  19.  # 439

No anexo não tem uma garagem? se sim, deveria considerar isso como área bruta dependente e reduzia o VPT
  20.  # 440

Colocado por: Pickaxe
    Vai pagar IMI referente ao ano de 2021.
    Convém ir às finanças solicitar a correção do modelo 1

Depende, se a obra terminou em 2021... E no livro de obra assim consta.

0.1408 seg. NEW