Colocado por: rjmpiresAs bombas têm válvulas de retenção?
Colocado por: rjmpiresEra para perceber se numa eventual ligação em paralelo das bombas, se havia a possibilidade de retorno.
Tens de bezuntar bem o tubo a ver se passa 😂
Colocado por: NTORIONParece que funciona, mas n pode ligar diretamente a bomba B a esses 2 tubos verdes? e colocar uma torneira de corte nos 2 acima da ligação nova? assim poderia optar por uma ou outra bomba.
Colocado por: Casa da Horta
Antes da ideia de passar um 3º tubo ainda ponderei colocar um T num dos que lá estão e ligar 2 bombas nele. Era um disparate, não era? :-)
Colocado por: Casa da HortaEstava tentando a experimentar mas é tão difícil fazer as ligações do tubo de aspiração aos acessórios...
O receio é que a bomba ao puxar a água vá "aspirar" também a que está no circuito que vai à outra bomba. E assim perder pressão... Não sei, não sei mesmo.
Colocado por: Casa da HortaSim, resolvia, mas tinha de andar sempre a abrir e fechar quando precisasse de uma das bombas. Não era prático.não é prático fechar um passador na rara eventualidade de uma bomba avariar? :) Acha mais fácil passar outro tubo até ao poço? Já tem 2 e nem era preciso parece-me
Colocado por: dedaonão é prático fechar um passador na rara eventualidade de uma bomba avariar? :) Acha mais fácil passar outro tubo até ao poço? Já tem 2 e nem era preciso parece-me
Colocado por: Casa da Horta
Não seria em caso de avaria, seria quando fosse preciso usar uma delas. Na minha ideia as duas válvulas não poderiam estar sempre abertas, porque quando uma ligasse iria puxar água da tubagem da outra.
Ou acha que podem? Tem algum sistema assim ligado?
Colocado por: rjmpiresSe as bombas tiverem válvula de retenção isso não acontece, daí a minha questão inicial.
Fui espreitar uma ficha técnica de uma bomba de rega e eles chamam-lhe válvula anti-retorno (estou habituado ao termo industrial), podes sempre colocar uma na boca de saída, já não tens o problema de teres de abrir/fechar manualmente.
Colocado por: NTORION
Percebo pouco disto, mas bomba puxa do poço e depois empurra, penso que seja assim... o problema do CdH parece-me ser receio q a bomba ao empurrar a água, esta por atrito desforre os canos da outra tubagem, ligada à outra bomba? Pelo que a valvula anti retorno deveria ser colocada onde tem a derivação entre os 2 sistemas?