Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: RicardoPorto

Não sei onde é mas peça preços a mais fornecedores de betão.

A deslocação é cara, 150€ normalmente.

Zona de Sines, o preço é idêntico pela zona, não há muito por onde fugir.
    Entregue a 2km da central cobraram cerca de 70+iva, a minha casa fica a 20km +/-
    • TMMJ
    • 28 agosto 2022

# 882

Como este já se tornou um tópico para este tipo de coisas e outras comuns das nossas casas, iria pedir uma ajuda. Alguém sabe onde é que se arranja um tipo de parafuso para este filtro de água? Estou farto de procurar e nada encontro
  2.  # 883

O meu caminho seria pesquisar pela marca e modelo, procurar um esquema de montagem com alguma referência ao parafuso que precisava. Depois era muito google com essa referência. Pode começar pelo representante da marca em Portugal...
  3.  # 884

CdH lá atrás falou em colocar pressostato e balao.
    É essa a solução que tenho em casa para a rega e para umas torneiras exteriores.
    Funciona bem com a rega (exige mais pressão), mas quando abro a torneira (menor pressão) o motor/bomba está sempre no pára-arranca (de segundo a segundo).
    Alguém saberá o que se passará e como resolver?
    O meu picheleiro está de férias eheheh e não queria dar cabo da motor com tanto pára-arranca.

edit:desculpe "poluir" o tópico

Obrigado,
  4.  # 885

Se abrir a torneira de jardim totalmente isso acontece? A bomba liga e desliga a cada segundo? Não é o normal.
    O normal é, ao abrir a torneira (faça um teste abrindo na totalidade), a água do balão esgota primeiro e só depois a bomba liga e ficará ligada até ser fechada a torneira.

Seria mais compreensível isso acontecer na rega gota a gota, por exemplo. Caso tivesse muito pouca saída de caudal pelos gotejadores.

Outro conceito que não parece bem explicado na sua dúvida é a pressão. Quem dita a pressão é a bomba, que à saída debitará sempre o mesmo caudal seja em que circuito for (tanto rega como torneira). Agora, a quantidade de caudal que será preciso é que depende dos gotejadores na rega ou abertura da torneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
    •  
      NTORION
    • 31 agosto 2022 editado

# 886

Colocado por: SCCorreiaCdH lá atrás falou em colocar pressostato e balao.
    É essa a solução que tenho em casa para a rega e para umas torneiras exteriores.
    Funciona bem com a rega (exige mais pressão), mas quando abro a torneira (menor pressão) o motor/bomba está sempre no pára-arranca (de segundo a segundo).
    Alguém saberá o que se passará e como resolver?
    O meu picheleiro está de férias eheheh e não queria dar cabo da motor com tanto pára-arranca.

edit:desculpe "poluir" o tópico

Obrigado,

Está-me a parecer q o balão está sem ar.
    Desligue a alimentação, despeje completamente o circuito da água, e teste a pressão.

Com a rega funciona bem, aparentemente, pois o motor arranca e nunca precisa de parar, e em princípio será sempre assim para alimentar um caudal constante elevado.

Já na torneira, arranca e chega rapidamente à pressão máxima pelo q dispara, mas como o balão não tem ar, não há pressão, ele volta logo a arrancar...

Tb tenho apreendido por tentativa e erro....
  5.  # 887

Ntorion, pode indicar algumas razões para o balão ficar sem ar?
    É que o sistema foi instalado há pouco tempo e está a uso há uma semana.

Já agora mais alguns detalhes (não consigo anexar imagens):
    a bomba está num reservatório de água mesmo ao lado da casa das máquinas onde está o balao (daqueles de inox com mais de 1 metro de altura) com o pressostato (protek PPM6B).
  6.  # 888

Colocado por: Casa da HortaSe abrir a torneira de jardim totalmente isso acontece? A bomba liga e desliga a cada segundo? Não é o normal.
    O normal é, ao abrir a torneira (faça um teste abrindo na totalidade), a água do balão esgota primeiro e só depois a bomba liga e ficará ligada até ser fechada a torneira.

Seria mais compreensível isso acontecer na rega gota a gota, por exemplo. Caso tivesse muito pouca saída de caudal pelos gotejadores.

Outro conceito que não parece bem explicado na sua dúvida é a pressão. Quem dita a pressão é a bomba, que à saída debitará sempre o mesmo caudal seja em que circuito for (tanto rega como torneira). Agora, a quantidade de caudal que será preciso é que depende dos gotejadores na rega ou abertura da torneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia

CdH, sim acontece mesmo com a torneira aberta no máximo.
    Agora uma coisa que também reparei é que no setor 2 da rega tem menos aspersores e acontece o mesmo - bomba está sempre a disparar.
    Mas se abrir a torneira enquanto o setor 2 está aberto o sistema funciona bem (qd o setor 1 - com mais aspersores- está ativo, não há qualquer problema).
    Daí eu dizer que quando é exigido menos pressão/menos água(caudal) o sistema não funciona como deve ser.

Como expliquei no post anterior, a bomba não tem balão, este está na casa das máquinas com um pressostato acoplado e daí é que alimenta o sistema de rega e torneiras exteriores.
  7.  # 889

Colocado por: SCCorreiaNtorion, pode indicar algumas razões para o balão ficar sem ar?
    É que o sistema foi instalado há pouco tempo e está a uso há uma semana.

Então, secalhar confiaram que ela trazia ar de 'fábrica', normalmente indica que trazem 1,5 Bar, mas com o tempo pode ter perdido, por exemplo no meu furo tenho de repor anualmente. Pode ter a camara rota, pode perder pelo pipo (foi o que me aconteceu recentemente), passei na loja das bombas, descrevi esse sintoma e disseram-me logo era falta de ar, fui verificar e era mesmo, o pipo perdia ar. Aconselharam a colocar 2,5Bar de pressão, foi o que fiz (além de substituir o pipo) e está bem.
  8.  # 890

Se fosse eu, em primeiro lugar ligava à equipa que instalou a bomba/balão e descrevia o problema. Saberão aconselhar melhor que nós.
    Fico com a ideia de ser demasiada potência de bomba para as necessidades de água. Os circuitos de rega (os 2 que tem) veja se dá para ligar os 2 à mesma saída da bomba e tem esse problema resolvido. Claramente tudo funciona bem desde que a caudal de saída seja superior ao que dá um dos circuitos (o que tem menos aspersores) ou só uma torneira.

Pode tentar diminuir a pressão de disparo do balão, mas como digo o melhor é chamar o técnico que fez a instalação.
  9.  # 891

Primeiramente devia verificar a pressão de ar do balão, e em seguida verificar a pressão superior e inferior de disparo da bomba.
    Têm manómetro na parte do ar e da água?

Se a pressão de disparo superior for muito perto do disparo inferior e não se estiver a usar o caudal todo da bomba, pode acontecer que os disparos são consecutivos.
    Qual é a capacidade do balão, por acaso não é de 20litros não?
  10.  # 892

Colocado por: rjmpiresPrimeiramente devia verificar a pressão de ar do balão, e em seguida verificar a pressão superior e inferior de disparo da bomba.
    Têm manómetro na parte do ar e da água?

Se a pressão de disparo superior for muito perto do disparo inferior e não se estiver a usar o caudal todo da bomba, pode acontecer que os disparos são consecutivos.
    Qual é a capacidade do balão, por acaso não é de 20litros não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia

Antes demais tentei contactar o picheleiro mas como está de férias, não queria estar a dar cabo do material se eu pudesse resolver. Até lá o meu muito obrigado pelo vosso suporte.

O balão tem bem mais do que 20 litros, julgo que tenha mais do que um metro de altura e na parte superior está o pressostato onde consigo ver o unico manometro no balão.
    Daí não perceber muito bem como verificar a pressão do ar - será que este manómetro dá para ver essa pressão do ar? e para tal terei que retirar a água do tubo com o motor desligado como sugerido acima?
    Se sim, qual seria um valor apropriado (já tentei no dr google :-( e fiquei com a ideia de 1.5bar)? e como repor esse valor?
  11.  # 893

Se à volta de 1m deve ser de 100litros.
    Então qual a pressão que marca esse manómetro após a bomba parar?
    A pressão depende de vários fatores, tanto pode ser 1.5bar como 3.5 bar, depende da necessidade de cada um. Diria que o mais usual é 2bar.
  12.  # 894

Meta umas fotos...tem de medir onde tiver o pipo para encher o balão... Normalmente tem uma rodela de borracha/plástico tipo tampa a tapar no topo.
  13.  # 895

Casa, quais foram os documentos que lhe solicitaram entregar na conservatória quando registou a casa?
  14.  # 896

Colocado por: BigmouseCasa, quais foram os documentos que lhe solicitaram entregar na conservatória quando registou a casa?

Comprovativo de entrega do modelo 1 do IMI (válido só após validação das finanças) e original da licença de utilização. Depois é preencher um papel e pagar 60 euros. No fim tem direito a uma certidão permanente grátis!
    No meu caso a complicação que arranjaram foi porque na licença a morada estava X e na certidão permanente do terreno estava X. Exigiram uma certidão de toponímia. 3 semanas e 2 euros e pouco.
  15.  # 897

Colocado por: SCCorreia

Antes demais tentei contactar o picheleiro mas como está de férias, não queria estar a dar cabo do material se eu pudesse resolver. Até lá o meu muito obrigado pelo vosso suporte.

O balão tem bem mais do que 20 litros, julgo que tenha mais do que um metro de altura e na parte superior está o pressostato onde consigo ver o unico manometro no balão.
    Daí não perceber muito bem como verificar a pressão do ar - será que este manómetro dá para ver essa pressão do ar? e para tal terei que retirar a água do tubo com o motor desligado como sugerido acima?
    Se sim, qual seria um valor apropriado (já tentei no dr google :-( e fiquei com a ideia de 1.5bar)? e como repor esse valor?

O manómetro que vê é do pressostato, não mostra a pressão do ar. Para saber essa precisa de um acessório de encher pneus, por exemplo. Tipo este de ligar ao compressor...
  16.  # 898

O manómetro do pressostato é tipo isto. Para ver a pressão de arranque ligue a rega que tem mais aspersores e fique atento. A pressão vai baixando e chega a certa altura a bomba liga-me. Essa é a pressão de disparo. Depois feche a rega e vai ver a pressão subir até certo valor no qual a bomba vai desligar. Será a pressão de corte.
    Pode regular esses valores mexendo nos parafusos do pressostato, mas com cuidado...
    Se tiver 2 torneiras de jardim ligue-as em simultâneo e já poupa o ligar e desligar da bomba. Na rega meta os 2 ao mesmo tempo. Até vir o canalizador de férias.
  17.  # 899

Agora e fiquei sem perceber nada disto.

Então que me está a fazer o pedido de licença de utilização, diz me que tenho de ter primeiro o registo da conservatória para concluir o pedido.

Colocado por: Casa da Hortaoriginal da licença de utilização.
  18.  # 900

Comigo não foi nada disso. Veja as páginas 113 e 114 do tópico, explico lá como aconteceu.

A licença de utilização é o primeiro passo. Nem a entrega do modelo 1 do imi pode fazer sem ela, que é entregue com as telas finais autenticadas. Aqui é assim big.

0.3185 seg. NEW