Iniciar sessão ou registar-se
  1. Tem outras alternativas.

A não ideal seria, substituir o diferencial de entrada por 300mA, e proteger as saídas que alimentam o painel solar, tomadas e iluminação da casa de banho com diferencial de 30ma.

No quadro parcial da cozinha do anexo substituir o corte geral por um diferencial de 30ma.

Colocado por: Casa da HortaNão tenho alternativa, Big
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2. Colocado por: CaravelleQuando o quadro foi abaixo, o que é que estava a funcionar na casa?

Estava ligado o que fica durante toda a semana: frigorífico, arca congeladora e 1 bomba de rega programado para 4 ciclos por dia de 15 min cada. 2 tv em stand by e o robot de aspiração que nem estava programado. 2 MLL e a da roupa (assim como torradeira e maq café) ligadas à corrente mas sem funcionar, tal como o compressor. O microondas também, é verdade.

Obrigado Big, está a ser uma enorme ajuda. A ver se percebo bem: o dif de 300mA é menos sensível que o de 30, certo? Mas não há uma medida mais intermédia? Passa de 30 para 300? Ou são unidades de medida diferentes?

Partindo do principio que o de 300 é bom (tirando para painel solar e casas de banho), acha boa ideia substituir o do quadro principal por 300 e colocar na cozinha do anexo outro de 300? é que a arca grande está alimentada por este último...
  3. as gamas normalizadas dos interruptores são 10mA 30mA 300mA 500mA 1A. depois existe reles diferencias, mas não são usados nestes casos.

o de 300mA será 10x menos sensível a corrente de fuga, em relação ao de 30mA.

Colocado por: Casa da HortaObrigado Big, está a ser uma enorme ajuda. A ver se percebo bem: o dif de 300mA é menos sensível que o de 30, certo? Mas não há uma medida mais intermédia? Passa de 30 para 300? Ou são unidades de medida diferentes?

Como estão executados os seus quadros, que nem sei como isso passou na certificação da instalação, fica com um corte geral da instalação um diferencial de 300mA. A Jusante não pode colocar um de igual sensibilidade, pois senão quanto tiver um defeito de isolamento no terraço do anexo irá atuar o diferencial instalado no quadro de entrada. por sua vez se colocar um de 30mA no quadro da cozinha do anexo, irá disparar esse diferencial em vez o do quadro de entrada.

Neste momento tem toda a instalação protegida por uma diferencial de 30mA, pelo que não haverá problema pela a arca grande, isso se ela não tiver nenhum problema.

Colocado por: Casa da HortaPartindo do principio que o de 300 é bom (tirando para painel solar e casas de banho), acha boa ideia substituir o do quadro principal por 300 e colocar na cozinha do anexo outro de 300? é que a arca grande está alimentada por este último..
  4. É possível fazer como indica, más para isso tinha de alterar um pouco mais o quadro de entrada e ainda colocar um diferencial de 30mA para as alimentações de tomadas quem tem no exterior ou menos da zona do galinheiro.

Colocado por: Casa da HortaPartindo do principio que o de 300 é bom (tirando para painel solar e casas de banho), acha boa ideia substituir o do quadro principal por 300 e colocar na cozinha do anexo outro de 300? é que a arca grande está alimentada por este último.
  5. Ok, percebi. Não posso colocar no anexo 1 diferencial de 300 mA porque é igual ao da moradia (quando o colocar, claro). Ou seja, no anexo ficaria com 1 de 30 mA que disparava em vez do da moradia em caso de anomalia.

Só mais uma complicação: como o que mais me preocupa é a arca grande que está no anexo, não é melhor deixar tudo como está e substituir só o da moradia por um de 300 mA? Não é o ideal, eu sei, mas colocar para o que mais quero proteger um diferencial que manda o quadro abaixo por tudo e por nada... Prefiro ter apenas 1 diferencial...
  6. Falar com quem sabe é bom. Estou aqui a pensar: nem o Big nem o caravelle imaginam a instalação que fiz para o galinheiro...

Na casinha da bomba há 1 tomada ligada a um disjuntor que vem do quadro da garagem. Nessa tomada estão ligadas as 3 bombas e, porque era o mais fácil e rápido, liguei um fio que vai enterrado uns 25 metros até ao galinheiro. O problema é que o fio não leva terra e é só de 1.5 mm. Podemos criticar mas a razão desta escolha tem uma mistura de preço e disponibilidade. Tinha mesmo que o fazer naquele dia (porque tinha ajuda do meu pai) e não consegui arranjar outro fio (além do preço, claro).

Falando agora com vocês, tive uma ideia: que tal colocar um diferencial de 30 mA no quadro da garagem (protege de algum problema com o galinheiro) e deixar a moradia e anexo (onde está a preciosa arca congeladora) com o diferencial de 300 ma colocada no quadro principal?

Fiz um desenho:
  7. Trovejou portanto será um bom ano para a cultura
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  8. Podemos não apreciar o painel sandwich por aí além, mas para um anexo é bem melhor que a madeira podre e as telhas a desfazerem-se. E muito, muito mais económico e rápido. O meu construtor se lhe pedisse para fazer com madeira e telha nova fazia-me um manguito! Porque não tem tempo, nem pessoal. Só para terem ideia do quão difícil está a mão-de-obra, este ano já aumentou o pessoal 3 vezes e ainda vai aumentar outra até final do ano. Há pessoas a aliciar os trabalhadores dele com valores hora inacreditáveis! Já chegaram a oferecer a um servente ordenado de pedreiro! E eu não quero mais ninguém a fazer-me obras.

Portanto, está concluído, está bem feito e nem fica mal de todo!
    IMG20221001152515
    IMG20221106083817
    https://imgbb.com/' >office safety pictures free

IMG20221106083720
    IMG20221106083743
    IMG20221106083836
    IMG20221106083946
    IMG20221106084014
    https://imgbb.com/' >office safety pictures free
    Concordam com este comentário: NTORION, HAL_9000, rjmpires
  9. Gostamos muito deste gato. Era vadio e magrinho e começou a vaguear pela nossa casa quando estávamos lá. Os garotos adoraram-no e fomos comprando umas latinhas e ração. Ao fds enchia a barriga e durante a semana arranjava-se como podia.

Há cerca de 2 meses começou a aparecer com coleira e percebemos que uma vizinha o tinha adotado. Já gordo mas o mesmo pachorrento de sempre. Não há fds nenhum que não venha ter connosco e já não vem pela comida. Só vem pelas festas dos miúdos, para estar com eles. Não tem fome nenhuma, só quer carinho e atenção. Parece um cãozinho, deixa-os fazer o que querem dele. Fica sempre até domingo ao final do dia e percebe perfeitamente quando estamos para vir embora: mete-se em cima do carro como que a dizer não podem ir...

Há ainda uma gata que vai lá pedir comida e um cão que também anda sempre por ali e adora brincar com eles. Ou seja, os meus filhos têm animais de estimação mas sem a parte chata que compete aos pais ;-)
    IMG20221106101824
    IMG20221106101852
    IMG20221106102449
    https://dedupelist.com/' >how to remove duplicates
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, bluthunder82
  10. no quadro principal se proteger os circuito de aquecimento de aguas (painel), tomadas e iluminação do WC e tomadas exteriores com 30mA, os restantes equipamentos podem ser protegidos por 300mA.

Não havendo distribuição de terra para o galinheiro, até devia ter um diferencial mais sensível.

agora essa distribuição de quadros.... Qual é o calibre do disjuntor de proteção ao quadro parcial da cozinha do anexo, que se encontra instalado no quadro de entrada? 16A

Colocado por: Casa da HortaFalando agora com vocês, tive uma ideia: que tal colocar um diferencial de 30 mA no quadro da garagem (protege de algum problema com o galinheiro) e deixar a moradia e anexo (onde está a preciosa arca congeladora) com o diferencial de 300 ma colocada no quadro principal?
  11. consegue enviar uma foto dos quadros com aqueles painéis frontais abertos?
  12. Colocado por: Casa da HortaGostamos muito deste gato. Era vadio e magrinho e começou a vaguear pela nossa casa quando estávamos lá. Os garotos adoraram-no e fomos comprando umas latinhas e ração. Ao fds enchia a barriga e durante a semana arranjava-se como podia.

Há cerca de 2 meses começou a aparecer com coleira e percebemos que uma vizinha o tinha adotado. Já gordo mas o mesmo pachorrento de sempre. Não há fds nenhum que não venha ter connosco e já não vem pela comida. Só vem pelas festas dos miúdos, para estar com eles. Não tem fome nenhuma, só quer carinho e atenção. Parece um cãozinho, deixa-os fazer o que querem dele. Fica sempre até domingo ao final do dia e percebe perfeitamente quando estamos para vir embora: mete-se em cima do carro como que a dizer não podem ir...

Há ainda uma gata que vai lá pedir comida e um cão que também anda sempre por ali e adora brincar com eles. Ou seja, os meus filhos têm animais de estimação mas sem a parte chata que compete aos pais ;-)
    IMG20221106101824
    IMG20221106101852
    IMG20221106102449
    https://dedupelist.com/'>how to remove duplicates
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

É sempre bom os miúdos poderem ter contacto com tudo o que é animais e natureza, felizmente que os seus também podem ter uma infância "à antiga", morar fora das grandes metrópoles dá saúde!
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, HAL_9000
  13. Colocado por: BigmouseQual é o calibre do disjuntor de proteção ao quadro parcial da cozinha do anexo, que se encontra instalado no quadro de entrada? 16A

Sim, parece ser 16.
    Posso tentar no fds tirar essas fotos ;-)
  14. Colocado por: Casa da HortaGostamos muito deste gato. Era vadio e magrinho e começou a vaguear pela nossa casa quando estávamos lá. Os garotos adoraram-no e fomos comprando umas latinhas e ração. Ao fds enchia a barriga e durante a semana arranjava-se como podia.

Já tive 1 assim, até o levamos ao vet, vacinas e tudo que era necessário, era enorme para gato, e muito meigo e manso, n faço ideia de onde veio... mas tal como apareceu ao fim de uns meses tb desapareceu.
  15. Colocado por: NTORION

Já tive 1 assim, até o levamos ao vet, vacinas e tudo que era necessário, era enorme para gato, e muito meigo e manso, n faço ideia de onde veio... mas tal como apareceu ao fim de uns meses tb desapareceu.

Nós trouxemos um gato de balde do lixo o ano passado quando fomos à terra da Avó da minha mulher, andava o dia inteiro atrás dos miúdos e deixava-os fazer tudo (só os cães e eu é que não gostávamos muito dele), também fizemos como se ele fosse da família, vacinas, castração, caminha, casota das necessidades, ração xpto.. infelizmente há coisa de 2 meses deu-lhe uma "jipose" e voltámos a ter apenas 2 cães e 6 galinhas.
  16. Há qualquer coisa de errado com a instalação eléctrica, não há dúvida. Cheguei há bocado e mais uma vez o quadro tinha ido abaixo. Não se estragou nada, terá sido há 2 ou 3 dias no máximo.

Já tenho a potência nos 5,75 mas já se sabia que não resolvida o problema. Amanhã vou pedir para mudar o diferencial de 30 para 300 mA. Estou até tentado a fazer eu a substituição!
  17. Epa que chato, tem mesmo de resolver isso.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  18. Para além de não ser a melhor solução, e de diminuir a segurança da instalação e dos utilizadores das mesma, pode nem resolver o problema. Enquanto tiver a distribuição da forma que tem, será muito difícil encontrar o problema.

Colocado por: Casa da HortaAmanhã vou pedir para mudar o diferencial de 30 para 300 mA. Estou até tentado a fazer eu a substituição!
  19. Colocado por: Casa da HortaHá qualquer coisa de errado com a instalação

Qual a diferença do ano passado para este? O galinheiro e alguma rega? N será melhor desligar 1 à vez para perceber se será disso?
  20. Essa é uma das hipóteses. A outra é instalar diferenciais como referiu o Bigmouse e esperar para ver se onde vem o problema.

0.4157 seg. NEW