Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Podes pintar com pele elástica ou meter os topos, mas convém proteger o mais possível, PQ é por ali a começam a apodrecer, normalmente por ser a zona dos cortes deve ajudar... Se calhar aplicar um spray anti ferrugem e depois então escolher como tapar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
    • NBA
    • 3 fevereiro 2025

# 2

Pois eu gostei. O pessoal tem a bitola alta para uns arrumos que servirão para guardar alfaias. Se fosse meu o único receio que teria era nos dias de ventania como esteve nos últimas vezes o vento embocar de frente e levantar a barraca, de resto está muito bem.
    Já agora se puder divulgar o preço final agradecia.
  2.  # 3

Já falei com o serralheiro e vai colocar os topos.
    Ontem à tarde estivemos a conversar sobre o vento e decidimos reforçar a fixação das chapas à estrutura. Como está fica bonito pela quase ausência de parafusos à vista, mas deixa-me pouco à vontade haver só 4 parafusos autoperfurantes por cada viga onde fixam as chapas. Todas as ligações das travessas aos apoios no pilar vão levar um conjunto de parafuso/porca atravessado de um lado ao outro. vai continuar bonito mas mais seguro ;-)
      IMG20250202102124.jpg
      IMG20250202102104.jpg
  3.  # 4

CdH e assegurar aberturas na parte de trás do arrumo de forma a dissipar alguma pressão do vento?

Sobre as alheiras lá atrás, eu metia isso a fumar em estacas de loureiro 🙃
  4.  # 5

Colocado por: Vítor MagalhãesCdH e assegurar aberturas na parte de trás do arrumo de forma a dissipar alguma pressão do vento?

Sobre as alheiras lá atrás, eu metia isso a fumar em estacas de loureiro 🙃

Queria que ficasse mesmo protegido da chuva pelo menos na parte mais junto às paredes. Por agora fica assim e espero que aguente...
    Aquelas já estavam fumadas, ficaram só a secar uma noite antes de irem para a arca. Sabem que é uma maravilha ;-)

Colocado por: NBAJá agora se puder divulgar o preço final agradecia.

7250 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
  5.  # 6

Colocado por: Casa da Horta
    Queria que ficasse mesmo protegido da chuva pelo menos na parte mais junto às paredes. Por agora fica assim e espero que aguente...

Pode colocar um par de janelas basculantes em que abre nos dias de maior vento.
    Existem modelos standard à venda no Leroy e afins.

Algo deste género:
    Janela basculante
  6.  # 7

Colocado por: Ruikode
    Exato, se ficar assim com o isolamento a descoberto o mesmo vai ficar uma desgraça.
    Concordam com este comentário:bluthunder82,Casa da Horta
      remate.jpg

Não gosto nada desses topos... as abas fixam por cima e por baixo do painel, logo a água vai-se infiltrar por dentro desse topo e lá ficar parada ou até começar a sair por baixo. Só fica bonita, mas não funcional.
  7.  # 8

Colocado por: R3volution

Não gosto nada desses topos... as abas fixam por cima e por baixo do painel, logo a água vai-se infiltrar por dentro desse topo e lá ficar parada ou até começar a sair por baixo. Só fica bonita, mas não funcional.

Tem que ficar bem selado com mastique à cor.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  8.  # 9

Colocado por: R3volutionSó fica bonita, mas não funcional.

Aqui a função é impedir bicharada de entrar e escavar labirintos pela parte da esponja. Para isso serve de certeza.
  9.  # 10

Fiquei a pensar na sugestão do Nostradamus de aproveitar a estrutura da minha estufa de 8 metros e ser eu a aplicar as placas de policarbonato. Isto em detrimento de comprar uma nova estufa como a da imagem incluída no print screen.
    Pedi então orçamento das placas, que acabo de receber e partilho para quem tenha interesse. São 1091 euros e sem entrega.

Ainda tinha de comprar umas calhas para fazer as uniões das placas, acrescentar/inventar ferros à estrutura para poder fixar os topos, mais parafusos/anilhas/porcas... Não sei. A poupança era grande (mais de 1000 euros), mas as horas que me ia consumir mais o ficar com uma adaptação... Não sei. Mas estou muito pouco tentado a meter-me nisto. Já para não falar no pormenor de andar mais ou menos sozinho a lidar com chapas de 8 metros de comprimento por 2 de largura!
      Sem Título3.png
      Sem Título22.png
  10.  # 11

Há muito que a minha mulher queria um biotriturador. Faz todo o sentido porque envolver pedaços de madeira na terra é do melhor que lhe podemos fazer. Leu que os restos das canas funcionam como fungicida para o míldio, o que me deixou logo mais atento.

Tenho este encomendado que vou buscar no domingo. Fui para o chinês barato, mas para o efeito deve desenrascar.
    https://youtu.be/mwjNKaFIsmo?si=KgQw1JcKQBW09FcZ
      IMG-20250220-WA0002.jpg
  11.  # 12

Considerando esse preço das placas de policarbonato e somando à provável falta de resistência da tubagem actual, também não sei se me aventuraria a construir uma. E uma estufa decente (com uma boa estrutura e mais bonita) de policarbonato, será que fica assim tão mais cara?

Boa compra, o biotriturador! Eu uso um eléctrico pequeno que dá para ir triturando alguns galhos mais pequenos. O que não cabe nele, é triturado via lareira e acaba a ir para a terra, na forma de cinza eheh

Não se aleije mas é! :)
  12.  # 13

Esta de 8x4 custa 2160. Mais o transporte deve ficar nos 2500, contas redondas.

O vendedor diz que o triturador dá para troncos até 6 cm, mas neste vídeo (que não parece falso) desfaz uns que parecem ter bem mais que isso! Ou estarei a ver mal?
    https://www.mtcreuse.fr/product/broyeur-de-branches-bx/
      IMG_20250129_084710.jpg
  13.  # 14

Colocado por: Casa da HortaEsta de 8x4 custa 2160. Mais o transporte deve ficar nos 2500, contas redondas.

O vendedor diz que o triturador dá para troncos até 6 cm, mas neste vídeo (que não parece falso) desfaz uns que parecem ter bem mais que isso! Ou estarei a ver mal?
    https://www.mtcreuse.fr/product/broyeur-de-branches-bx/
      IMG_20250129_084710.jpg

Esse último parece ter mais do que 6cm, claramente.

Pá, vendo bem as coisas, 32m^2 de estufa já é bastante... Mas eu hei-de ir aqui a uma terra de um amigo ver uma que lá está construída e tirar umas fotos para aqui deixar porque me parece ser uma coisa estável (mas foi tudo feito pelos donos). Daqui a uma semana devo lá passar e se não me esquecer, tiro umas fotos!
  14.  # 15

Colocado por: Casa da HortaHá muito que a minha mulher queria um biotriturador.

Colocado por: Casa da HortaTenho este encomendado que vou buscar no domingo.
    è a sua mulher e eu. Não fosse o preço disso e já lá estava um. Mas este ano é a fresa.
  15.  # 16

Colocado por: Casa da HortaO vendedor diz que o triturador dá para troncos até 6 cm,
    Para isso até um a gasolina dá, bastante mais barato. No video o tronco tb parece ter bem mais.

Tb depende se estamos a falar de madeira seca ou verde.
  16.  # 17

Colocado por: HAL_9000Mas este ano é a fresa.

É já para começar a horta?
    A minha é J. Guimarães e já leva uns anos sem problemas e sem qualquer manutenção. E custam muito menos que Galucho, Herculano ou Joper, só para falar nas mais conhecidas.
  17.  # 18

Colocado por: Casa da Horta
    É já para começar a horta?
    yup. Até lá vou admirando a sua :)
  18.  # 19

Colocado por: HAL_9000Até lá vou admirando a sua

Que na verdade não tem grande coisa para admirar. Ando quase em exclusivo virado para a batata, porque ser agricultor só ao fds não dá para manter várias culturas livres de erva. A erva, sempre a erva! O Hal lá chegará ;-)
  19.  # 20

Aprovado! Desfez umas tábuas velhas rijas como corno. Uns troncos mais exagerados também marcharam, é só aumentar as rotações. Impecável 👌

Better Agro BX42(L)
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
      IMG20250223162321_copy_1607x2856.jpg

0.7387 seg. NEW